01/01/07

Pinga




Artur de Sousa Pinga
Data de nascimento: 30 de Setembro de 1909
Naturalidade: Funchal
Filiação: Manuel de Sousa e Virgília de Sousa
Clubes representados: Marítimo e FC Porto
Internacionalizações: 23, Estreia: 0-1 Espanha no Campo do Ameal no Porto no dia 30 Novembro 1930
Posição: Interior esquerdo, ponta-de-lança; Golos: 8
Palmarés: Campeão da Liga 3 x, Campeão Nacional 2 x, Campeão de Portugal 1, Campeão do Porto 13, Campeão do Funchal 3
Particularidades: 25 jogos pela A.F.Porto, 3 jogos pela A.F.Funchal
Jogos: 400
Golos: 394
Treinador: Tirsense, Sanjoanense, Gouveia, (equipa técnica dos juvenis do FC Porto)

"Ano Anderson" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Bem-vindos ao ano de Anderson. Podia ter sido o ano passado, mas teve que ser adiado por motivos de força maior. Entre a cegueira histérica de Co Adriaanse, incapaz de perceber o diamante que teve entre mãos; e a violência da entrada de Katsouranis, que o tentou lapidar à trauliteirada, Anderson teve que ser adiado para 2007. Mas este é o seu ano. Terá que aprender a proteger-se melhor, a evitar as entradas assassinas, a defender-se da cumplicidade criminosa entre os árbitros e os toscos. Terá que, finalmente, perder a ingenuidade de menino apaixonado pela beleza do jogo e perceber que nem todos o amam da mesma maneira. Mas se o conseguir, não haverá como conter o enorme talento que já não passa despercebido a ninguém. Deco disse ontem em entrevista publicada n'O JOGO que Anderson pode vir a ser melhor que ele próprio, elevando o médio brasileiro do FC Porto muito acima da mediocridade de um futebol que não tem espaço para os melhores. Mesmo Scolari, que reconhecidamente não acompanha os jogos do FC Porto com grande atenção, coloca o jovem prodígio brasileiro na primeira linha de sucessão a Ronaldinho Gaúcho. Ainda a crescer, física, técnica e tacticamente, Anderson já era o melhor jogador do campeonato português quando foi abatido por Katsouranis. Quando voltar, vai ter que partilhar esse protagonismo com Quaresma, mas juntos, com a estabilidade de uma equipa sólida como a que Jesualdo Ferreira está a construir, podem elevar o FC Porto ao estatuto de candidato a algo mais do que a hegemonia interna. A confirmar já a seguir.
Apito - Justiça
Quem já desistiu de ganhar no campo, espera nervosamente que 2007 seja o ano das vitórias na secretaria. Esta está longe de ser a primeira vez que a Justiça passa de besta a bestial, de castastrófica a salvítica, mas, normalmente, esse é apenas o primeiro passo para começar o caminho inverso. A nomeação de Maria José Morgado e a credibilidade da procuradora-adjunta garante o rigor técnico e a independência das investigações. Garante que se fará justiça, independentemente disso significar ou não a acusação de personalidades polémicas e geradoras de paixões. Esperemos que o mesmo suceda no Caso Mantorras.

MELHOR DO ANO DO JORNAL "O JOGO"- RICARDO QUARESMA


Entrevista a Filipe Santos, hoquista do FC Porto

1 - Como adepto portista, que recordações vai guardar de 2006?
Naturalmente a conquista do campeonato e a vitória na Taça de Portugal na temporada passada. A dobradinha marca definitivamente o ano, porque foram duas vitórias importantes depois do ano anterior não ter corrido tão bem a nível nacional. Mas também fica a recordação desta parte final do ano, em que as exibições e as vitórias fazem antever um 2007 repleto de mais vitórias. Mesmo nos períodos menos bons acreditei sempre que o FC Porto venceria porque estamos a falar do melhor plantel da realidade portuguesa. Se continuar a jogar assim certamente que vencerá mais vezes.
2 - E já agora quais os desejos para 2007 envolvendo a equipa de futebol?
Que esta equipa permita aos adeptos portistas festejarem a conquista de mais títulos, que seja possível ver o FC Porto chegar longe na Liga dos Campeões. É um facto que o Chelsea é um adversário poderoso, mas parece-me que não é descabido pensar que o FC Porto pode muito bem ultrapassar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
3 - Se fosse o Abramovich por um dia que jogadores compraria para o FC Porto?
O Deco, Gostaria muito que ele voltasse ao FC Porto, já que se trata de um jogador que foi uma referência das últimas grandes conquistas do clube. E já agora aproveitaria para contratar o Cristiano Ronaldo. Acho que com esses dois jogadores seria bastante provável voltar a vencer a Liga dos Campeões, três anos depois do triunfo em Gelsenkirchen.

O último treino de 2006

Jesualdo Ferreira orientou na manhã deste domingo, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, aquele que foi o último treino do plantel do F.C. Porto no ano de 2006. O apronto registou novamente as ausências de Pedro Emanuel, Anderson e Jorginho, enquanto Sokota voltou a realizar treino integrado condicionado.
Pedro Emanuel e Anderson fizeram tratamento e trabalho de ginásio, enquanto Jorginho manteve o regime de tratamento.
Depois de um dia de descanso, os Dragões regressam aos treinos na próxima terça-feira, em Vila Nova de Gaia. O apronto está marcado para as 16h00 e será aberto à Comunicação Social nos primeiros quinze minutos.
Fonte: Site oficial