30/05/20

Aconteceu a 30 Maio 1983

Neste dia, em Aveiro e à penúltima jornada da Liga, um golo de Timofte fez toda a diferença: fez o resultado do jogo com o Beira-Mar (1-0) e fez a festa do título, o segundo consecutivo com o brasileiro Carlos Alberto Silva.

Dragões Diário 30-05-2020

A quatro dias do regresso da Liga, Sérgio Conceição já terá resolvido o dilema da sucessão de Marcano: Mbemba ou Diogo Leite, quem joga em Famalicão? O belga, que soma mais minutos de utilização, ou o português, esquerdino como o próprio Marcano? As declarações do central espanhol, que fomos repescar à Dragões de fevereiro, só ajudam a adensar o suspense.
 
Por ocasião da entrevista, ainda longe de imaginar que não voltaria a jogar nesta época, Iván Marcano já se sentia muito bem acompanhado, justificando a convicção com a competência da escolta: Temos quatro defesas centrais com um nível muito bom. Sobre Pepe nem é preciso falar, disse ele: Tem muita experiência. E quanto à aptidão dos outros dois não revelou a menor dúvida: O Chancel e o Diogo são jogadores de extrema qualidade que estão a ajudar muito a equipa.
 
Para pesar prós e contras, e até para que possa colocar-se na pele do treinador, dispõe ainda destes dois vídeos, retirados da rubrica Dragões em Foco: um sobre Diogo Leite e outro sobre Chancel Mbemba, que ontem à tarde, de novo no Olival, voltaram a preparar o regresso da competição com o restante plantel, à excepção de Marcano, claro está, cuja lesão ligamentar continua a preencher o boletim clínico.

Depois de Diogo Silva, a secção de andebol do FC Porto oficializou o regresso de Tiago Sousa, um pivô de 19 anos com experiência de 1ª divisão e o sonho de ajudar e evoluir. É o clube do meu coração, acrescentou ele, tomado por uma felicidade enorme desde que recebeu a notícia de que ia voltar. Agora, a viver um momento especial, promete dar tudo para agarrar a oportunidade.

29/05/20

Aconteceu a 29 Maio 1977

Neste dia, terminava a primeira época de José Maria Pedroto no comando do FC Porto, após regressar à Invicta pela mão do director para o futebol Jorge Nuno Pinto da Costa. Nas Antas, os portistas receberam e venceram o Vitória de Guimarães por 4-2 e o destaque foi todo para um menino de 20 anos. Apesar de Ademir ter inaugurado o marcador logo aos 30 segundos, os vimaranenses viraram o resultado antes do intervalo e só o instinto matador de Fernando Gomes recolocou os Dragões na frente. Ademir também bisou mas a estrela da companhia era o novo número 9 azul e branco. O jovem Gomes conquistava a primeira das suas seis Botas de Prata e estava a caminho de se tornar uma verdadeira lenda do clube. Os 355 golos com que pendurou as chuteiras são a melhor marca conseguida por algum atleta com a camisola do FC Porto.

Dragões Diário 29-05-2020

Ontem foi dia de folga para o esquadrão de Sérgio Conceição. Esta tarde, pelas 17h, o plantel do FC Porto volta ao Olival para preparar o embate contra o Famalicão. No Estádio Municipal de Famalicão, entretanto aprovado, o líder do campeonato irá defrontar o sétimo classificado às 21h15 da próxima quarta-feira. Na primeira volta, os portistas venceram em casa por 3-0 e Fábio Silva quebrou o recorde de Rúben Neves, tornando-se o mais jovem de sempre a marcar de azul e branco na Liga. Agora, o caçula do nosso balneário é protagonista do Dragões em Foco.
 
Os vencedores da fase regular do Andebol 1 regressaram esta semana aos treinos dentro de portas. Os atletas – que acabaram isolados em primeiro lugar depois de enfrentarem todas equipas do campeonato, em casa e fora – já recomeçaram a trabalhar em grupo no Dragão Arena. Magnus Andersson, treinador que venceu todas as competições nacionais desde que chegou à Invicta – apesar de não lhe ver atribuída uma das medalhas – conversou com a FC Porto TV sobre a situação actual. Para todos os atletas com que falei foi difícil ficar em casa em isolamento. São jogadores de equipa e a nossa tem um ambiente muito especial, declarou o técnico sueco.
 
Moncho López também se dirigiu à nação portista, através da FC Porto TV, para dar a conhecer como se vem processando o retorno à base. Com o Dragão de Ouro de treinador do ano 2015 em fundo, o galego explicou como têm decorrido as sessões colectivas debaixo dos cestos do Arena e quis deixar uma mensagem ao Mar Azul: tenho um orgulho imenso quando falo dos nossos adeptos porque são especiais. Pela paixão que demonstram pelo clube, pela raça que nos contagia e gostava muito de retribuir esse orgulho. Vamos voltar a ser esse FC Porto que sempre se candidata a vencer e que entra sempre em campo para dar tudo, de corpo e alma, assegurou o nosso técnico de basquetebol.

28/05/20

Aconteceu a 28 Maio 1952

Neste dia, o sonho do FC Porto tornava-se realidade com a inauguração de um novo estádio, idealizado para a grandeza crescente de um clube que já não cabia no Campo da Constituição. Com pompa e circunstância, o Estádio das Antas abriu as portas ao mundo e foi a casa do FC Porto durante 52 anos, até que uma das mais belas infraestruturas desportivas de sempre se ergueu: o Estádio do Dragão. Ainda assim, as memórias do Estádio das Antas são eternas e têm um lugar muito especial na história do clube. No Estádio das Antas, os adeptos do FC Porto festejaram 45 títulos no futebol, quatro dos quais internacionais.


Dragões Diário 28-05-2020

No mesmo dia em que se ficou a saber que o período de paragem de Marcano não será nunca inferior a três meses, o FC Porto voltou a subir ao relvado do Olival, onde continua a preparar o jogo com o Famalicão, da 25ª jornada do campeonato, para o qual já falta menos de uma semana. Os bês Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário voltaram a ser chamados por Sérgio Conceição para integrar os trabalhos da equipa principal, que prosseguem amanhã à tarde. Hoje é dia de folga para o plantel.
 
Chegou ao FC Porto durante o Verão de 2019, proveniente do América do México, e tem sido um monstro na baliza portista em 2019/20. Com incontáveis defesas de levar as mãos à cabeça, Agustín Marchesín é indiscutivelmente um dos Dragões em Foco na época em curso. A viver a primeira experiência europeia, o guarda-redes internacional argentino, de 32 anos, falhou apenas um dos 24 jogos disputados pelo líder do campeonato, registo que só pode ser sinónimo de competência e qualidade.
 
Diogo Silva está de regresso ao FC Porto e vai integrar o plantel comandado por Magnus Andersson em 2020/21. O jovem lateral-direito, de 21 anos, foi emprestado ao ADA Maia e ao Avanca antes de uma experiência muito positiva na Eslovénia, ao serviço do RK Celje, clube pelo qual se sagrou campeão. Diogo Silva, que brilhou intensamente no Europeu de Sub-20 e no Mundial de Sub-21, já tem consciência daquilo que o espera na melhor equipa de Portugal: Sabemos que temos de ganhar o campeonato.

27/05/20

Aconteceu a 27 Maio 1987

Qual é o dia mais importante na história de um clube? O da fundação? O do primeiro troféu? O de uma eleição? Claro que não existe a resposta certa, e a pergunta nem faz assim muito sentido, mas se fosse colocada a uma amostra de adeptos do FC Porto provavelmente muitos responderiam com uma única palavra: Viena. Neste dia, Madjer, Juary, João Pinto, Artur Jorge e tantos outros colocaram-nos no topo do mundo: o FC Porto conquista o título de Campeão Europeu de Futebol ao vencer o Bayern de Munique por 2-1.

Dragões Diário 27-05-2020

Podemos começar uma contagem decrescente: falta uma semana para voltarmos a assistir a um jogo do FC Porto. Só na televisão, infelizmente. De hoje a oito dias, os líderes isolados da Liga enfrentam o Famalicão, sétimo classificado, em Barcelos. O encontro continua a ser preparado no Olival.
 
Já a excelente campanha da equipa de andebol em todas as competições não poderá ter continuidade. Ainda assim, o mérito do FC Porto não tem deixado se de ser reconhecido, mais lá fora do que em Portugal, como é costume. Para os treinadores que participaram na última edição da Liga dos Campeões, o melhor jovem jogador da prova é azul e branco. É André Gomes, que aos 21 anos marcou 47 golos em 14 jogos.
 
Outro jovem de 21 anos, Ricardo Silva, vai continuar ligado ao clube até 2021. O guarda-redes que representou o FC Porto em todos os escalões da formação integra actualmente a equipa B e não esconde que tem em mente um objectivo importante: Defender a baliza deste clube no Estádio do Dragão. E vai trabalhar muito para isso, garante.

26/05/20

Aconteceu a 26 Maio 2004

Depois de Viena, Tóquio e Sevilha, a modesta cidade industrial de Gelsenkirchen alargava a geografia da história portista. Foi lá, na Alemanha, neste dia que a equipa de José Mourinho fez o que ainda não tinha sido feito. Pelos pés de quem jogava futebol com cabeça, o FC Porto venceu o Mónaco na final e tornou-se o primeiro e único clube português a ganhar a Liga dos Campeões. Marcaram Carlos Alberto, Deco e Alenichev e desde aquele inesquecível final de tarde/princípio de noite, nenhuma outra equipa estranha às cinco principais ligas europeias voltou a vencer a Champions. Foi mais uma vitória sem igual.

Dragões Diário 26-05-2020

A nove dias do reencontro com o Famalicão e quase sete meses depois da vitória sobre a equipa-sensação, ainda na primeira volta, o plantel do FC Porto iniciou ontem a quarta semana de trabalho pós-confinamento com a notícia a chegar do bloco operatório: Marcano foi submetido a uma cirurgia na sequência da rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e recebeu um vídeo de incentivo dos alunos das escolas Dragon Force.

Curiosamente, na última vez em que FC Porto e Famalicão se defrontaram aconteceu história. Fábio Silva entrou aos 86 minutos para o lugar de Tiquinho Soares e dois minutos mais tarde tornava-se o mais jovem jogador dos Dragões a marcar na Liga, recorde de precocidade que juntou a outros dois. Aos 17 anos, três meses e oito dias, batia a marca de Rúben Neves e deixava-se dominar por uma sensação incrível.

Diogo Costa não é muito mais velho. Estreou-se na Liga aos 20 anos, no dérbi do Bessa, onde manteve a baliza fechada, permitindo que Alex Telles resolvesse o jogo à bomba, e soma já mais de 1400 minutos de utilização na temporada, participando integralmente nas duas campanhas que conduziram o FC Porto às finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal. É, por isso, um dos Dragões em Foco.

25/05/20

Aconteceu a 25 Maio 2000

Neste dia, FC Porto e Sporting regressavam ao Jamor quatro dias depois de um empate a um golo que resistiu também ao prolongamento. Desta vez, na finalíssima da Taça de Portugal, os azuis e brancos levaram a melhor sobre os leões e venceram por 2-0, com ambos os golos a surgirem na segunda parte. Apenas dois minutos após o reatamento, Clayton abriu o activo com um remate de ângulo dificílimo que surpreendeu Peter Schmeichel. À entrada para os últimos 15 minutos, Deco deixou o guarda-redes dinamarquês pregado ao relvado com uma transformação sublime de um livre directo, que fechou as contas do clássico e selou a conquista da décima Taça de Portugal da história do clube. Rui Barros terminou a carreira em beleza, mas no discurso da vitória, Pinto da Costa não esqueceu também Paulinho Santos, que falhou a finalíssima devido a uma agressão bárbara de Acosta no jogo da final.

Dragões Diário 25-05-2020

A terceira semana de trabalho no relvado ficou marcada pela lesão grave de Marcano, que é assim o único nome a figurar no boletim clinico portista. Ontem foi dia de folga para o plantel comandado por Sérgio Conceição, mas a preparação para o regresso do campeonato é retomada esta tarde, no Olival. Estamos a pouco mais de uma semana de voltar a ver o FC Porto jogar: no dia 3 de Junho (quarta-feira), a partir das 21h15, o líder da prova defronta o Famalicão em jogo da 25ª jornada.

O segundo melhor marcador do FC Porto no campeonato, em igualdade com Zé Luís, é a figura do mais recente episódio de Dragões em Foco, a rubrica da FC Porto TV que percorre os números e as performances dos nossos futebolistas na principal competição do calendário nacional. Tiquinho Soares, autor de sete remates certeiros na Liga, cinco dos quais entre as jornadas 14 e 17, é o jogador do actual plantel portista que mais golos marcou pelo clube. O total desta época já vai em 16.

Miguel Alves, que muitos conhecem por Tito, chegou cedo ao FC Porto e fez toda a formação no clube, fixando-se definitivamente na equipa sénior a partir de Janeiro de 2017. O ponta-direita, de 23 anos, já ganhou tudo o que havia para ganhar em Portugal de azul e branco, mas não esquece a época mais recente: A não atribuição do título é uma decisão que nos desilude, confessa o andebolista na mais recente edição da revista Dragões, a número 401.

24/05/20

Aconteceu a 24 Maio 1998

Neste dia, o FC Porto entrava em campo no Estádio Nacional para defrontar o SC Braga. Na final da Taça de Portugal, os Dragões começaram com o pé direito. Foi mesmo com esse pé que Sérgio Conceição assistiu Aloísio para o primeiro golo da partida, antes de Jardel fazer o 2-0 com que chegou o intervalo. Os arsenalistas reduziram na etapa complementar e pouco depois os azuis e brancos ficaram reduzidos a dez. A vantagem mínima deu esperanças aos minhotos, até que uma bicicleta de Artur, no último minuto, selou o 3-1 e a nona Taça do nosso espólio. Depois de Dorival Yustrich e Tomislav Ivic, António Oliveira tornava-se o terceiro treinador do FC Porto a alcançar a dobradinha.

Dragões Diário 24-05-2020

O FC Porto voltou a pisar ontem o relvado do Estádio do Dragão. O treino deste sábado teve lugar no palco onde os portistas irão disputar as cinco jornadas caseiras restantes na presente edição da Liga NOS. Até ao final da temporada, os líderes do campeonato ainda recebem o Marítimo, Boavista, Belenenses, Sporting e Moreirense. Sem poder contar o Mar Azul nas bancadas, as partidas caseiras no nosso reduto terão lugar maioritariamente à semana e começarão todas após as 21h. Hoje, o plantel liderado por Sérgio Conceição goza um dia de folga antes do regresso ao Olival.

Braseiro de Sevilha é o título do mais recente episódio de Tudo Num Instante. Com certeza já imaginará a que se refere. Exactamente. Na FC Porto TV, recordamos a caminhada triunfal dos Dragões rumo ao Estádio Olímpico de La Cartuja. Com paragens em cidades tão distintas como Varsóvia, Viena, Lens, Denizli, Atenas e Roma, a locomotiva de José Mourinho só parou de emitir vapor depois dos derradeiros 120 minutos na capital da Andaluzia. Reviva a esplêndida temporada de 2002/03, na qual o FC Porto fez o pleno nacional e conquistou, sob uns tórridos 40 graus em Sevilha, o troféu que faltava às vitrines do futebol português.

Os mais recentes Dragões em Foco são Otávio e Sérgio Oliveira. Desde que entrou no onze, em Portimão, o brasileiro tem sido um pilar da equipa e prova disso é o altíssimo número de minutos que soma esta época. Se a entrega do camisola 25 não fosse suficiente, uma dezena de assistências ajudam a justificar a aposta de Sérgio Conceição. Outro dos esteios do FC Porto é Sérgio Oliveira. O médio da casa é como um talismã: foi essencial na conquista do título em 2017/18 e, este ano, apareceu nos grandes momentos que permitiram a recuperação da desvantagem pontual. Com estes dois em campo, é certo que as camisolas azuis e brancas vão acabar suadas.