10/11/17

Aconteceu a 10 Novembro 1997

Neste dia fez-se o balanço da primeira operação de venda das ações da FC Porto - Futebol SAD, constituída pouco mais de três meses antes. Os resultados não podiam ser mais positivos: havia cerca de 2 milhões e 980 mil títulos disponíveis e a procura global foi de 3 milhões e 70 mil; dos 13.654 acionistas 10.099 eram sócios do clube; e foi cumprido o objetivo de aumentar o capital de 200 mil contos para cinco milhões (de um milhão para 25 milhões de euros). O próximo passo seria a entrada da SAD em bolsa.

Dragões Diário 10-11-2017

O plantel principal do FC Porto voltou ao trabalho ao fim de quatro dias inéditos de descanso. O avançado Galeno mantém-se integrado no grupo liderado por Sérgio Conceição, que não pôde contar com os 11 jogadores chamados a representar as seleções: José Sá, Ricardo e Danilo (Portugal), Diogo Dalot (Portugal Sub-21), Reyes, Layún, Herrera e Corona (México), Maxi (Uruguai), Aboubakar (Camarões) e Brahimi (Argélia). Esta manhã, às 10h00, há novo treino para continuar preparar o jogo da Taça de Portugal, com o Portimonense, que acontece de hoje a oito dias (20h30).

Alguns dos nossos internacionais entram hoje em ação. Os Sub-21 portugueses, de Dalot, Diogo Costa e Jorge Fernandes, são os primeiros, defrontando a Roménia (17h00). Segue-se o Argélia-Nigéria (19h30), o Bélgica-México (19h45, Sport TV3) e o Polónia-Uruguai (19h45). E o dia termina com o Portugal-Arábia Saudita, transmitido pelos três canais generalistas (20h45).

A equipa de hóquei em patins joga amanhã à noite a Turquel para a quarta jornada do campeonato (21h00, Porto Canal). Ton Baliu só está cá há pouco mais de um ano, mas está avisado para as tradicionais dificuldades de se jogar naquele pavilhão e para o caminho que tem que ser seguido para se sair de lá com os três pontos: Sabemos que temos que entrar muito, muito fortes para chegarmos à frente do marcador o mais rápido possível e que temos que controlar o jogo em todos os momentos.

Em basquetebol, o FC Porto também enfrenta amanhã um teste complicado fora de casa, na Madeira, frente ao CAB, na sétima jornada da Liga (15h00, Porto Canal). O objetivo é prolongar a série de cinco vitórias consecutivas, mas para isso, sublinha Will Sheehey, é preciso trabalho, muito trabalho: Vai ser um jogo difícil, mas temos de continuar a fazer o que temos vindo a fazer bem nas últimas semanas. Temos estado muito fortes na defesa e temos partilhado bem a bola no ataque.

A W52-FC Porto-Mestre da Cor continua a preparar a próxima temporada e anunciou mais três renovações para manter a fórmula vencedora: Samuel Caldeira, Ricardo Mestre e João Rodrigues vão continuar a pedalar de azul e branco e juntam-se a Raúl Alarcón, Gustavo Veloso e Rui Vinhas, que recentemente também prolongaram o contrato por mais um ano.

09/11/17

Aconteceu a 09 Novembro 2000

Neste dia, no Estádio das Antas, Dimitri Alenichev, um dos poucos jogadores do planeta a marcar em finais europeias disputadas em anos consecutivos, apontava o primeiro golo nas provas da UEFA com a camisola do FC Porto. Pena fez os dois primeiros do jogo e a equipa de Fernando Santos venceu o Wisla Cracóvia por 3-0, qualificando-se para a terceira eliminatória da Taça UEFA depois do empate sem golos na Polónia. O resto já sabe: Alenichev marcou em Sevilha e em Gelsenkirchen e ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões. Sem contar com Ligas, Taças e Supertaças de Portugal, num total de cinco.

Dragões Diário 09-11-2017

Acabaram as folgas. Hoje é dia de regresso ao Olival, onde Sérgio Conceição começa a preparar a receção ao Portimonense a partir das 11h00. E para apontar o foco ao jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, o treinador não poderá contar, numa primeira fase, com uns quantos internacionais, mas poderá fazê-lo, no imediato, com Felipe, o central brasileiro que já fez 61 jogos com a camisola do FC Porto e mantém uma folha disciplinar impecável, à prova de qualquer ataque. Venha ele do relvado ou fora dele.

No piso do Dragão Caixa, o FC Porto foi melhor do que o Mornar Bar, ganhou por 68-55 e subiu ao segundo lugar do Grupo C da Taça da Europa de basquetebol. Moncho López ficou satisfeito com o resultado, que garante vantagem no confronto direto, com o desempenho da equipa, que venceu três dos quatro períodos, e com o comportamento defensivo, capaz de travar “o ataque brutal” dos montenegrinos. Sasa Borovnjak, com 13 pontos, foi o melhor marcador dos Dragões.

Afinal, o IPDJ respira e deu os primeiros sinais de vida em mais de 99 dias de sono profundo para castigar Fernando Madureira, o líder dos Super Dragões, mas mantém-se cego, surdo e mudo em relação a tudo o resto. O Instituto Português do Desporto e Juventude aplicou a Madureira uma multa de 2600 euros e a interdição de acesso a recintos desportivos durante seis meses; o líder da claque não se conforma, diz que a decisão se baseia em mentiras e vai recorrer aos tribunais. A sanção foi determinada pelo IPDJ depois de uma franja de adeptos, que na época passada assistia a um dos jogos de andebol entre o FC Porto e o Benfica, no Dragão Caixa, ter entoado um cântico alusivo ao acidente aéreo da Chapecoense.

05/11/17

Aconteceu a 05 Novembro 1995

Neste dia, o FC Porto recebeu o Benfica nas Antas e venceu por 3-0, em jogo da décima jornada da Liga portuguesa. Numa equipa que contou com o treinador da formação B dos Dragões, António Folha, no onze titular, a grande figura foi o atual técnico do clube que os azuis e brancos enfrentaram ontem: Domingos Paciência, que marcou dois golos, aos 42 e aos 85 minutos. Lipcsei, aos 88, fechou o marcador. No final da temporada, o grupo comandado por Bobby Robson sagrar-se-ia campeão nacional, graças a 26 vitórias e seis empates em 34 partidas. 

Vídeo do Jogo:

Dragões Diário 05-11-2017

Foi tão suada quanto justa a décima vitória do FC Porto em onze jogos no campeonato. O Belenenses manteve a tendência de não somar pontos no Estádio do Dragão e não teve capacidade para responder aos golos de Herrera (42m) e de Aboubakar (90m). A partida, contudo, esteve longe de ser um passeio, tal como já se previa: o adversário, a atravessar um excelente momento de forma, foi um osso duro de roer; para além disso, as menos de 72 horas entre o final do confronto frente ao Leipzig e o início do de ontem também se fizeram sentir nas pernas dos azuis e brancos.

Com este resultado, o FC Porto encerra o segundo ciclo do campeonato, entre as paragens para jogos das seleções de outubro e de novembro, com um registo de dez vitórias, um empate, 31 pontos em 33 possíveis, 30 golos marcados (melhor ataque) e quatro sofridos (melhor defesa) - números que justificam plenamente os quatro dias de folga que Sérgio Conceição concedeu aos jogadores que não vão representar as equipas nacionais. Durante as três semanas em que a Liga estará parada, a liderança isolada da classificação está assegurada. A diferença de pontos face ao Sporting e ao Benfica depende dos resultados dos rivais nos jogos de hoje.

Sérgio Conceição sublinhou a justiça do resultado e a importância dos adeptos no jogo:  "É uma vitória justíssima, que também é dos adeptos. Quando a equipa não estava bem, eles foram fundamentais no apoio e na crença que tiveram. O adepto do FC Porto é exigente, mas sobretudo na determinação e vontade de ganhar". O técnico considera que as dificuldades da partida foram, em grande medida, causadas pelo valor do adversário: "É preciso não esquecer que não jogamos sozinhos, defrontamos adversários que têm qualidade".

O capitão Héctor Herrera, que foi eleito o melhor jogador em campo, realçou a importância deste triunfo: "Foi uma vitória importantíssima, frente a uma equipa que sabíamos que nos iria criar dificuldades. Entrámos forte e acabámos por conseguir gerir bem o jogo, apesar de só termos feito o segundo golo já perto do fim". O mexicano Diego Reyes estreou-se como titular na Liga, no lugar que habitualmente é de Danilo, e mostrou-se satisfeito com a sua exibição: "Estou muito contente por ter ajudado a equipa. Sinto-me bem nesta posição. Trabalho todos os dias para entrar bem na equipa e é assim que vou continuar". O extremo Hernâni acredita que as duas semanas de paragem serão positivas para o grupo: "Agora vamos ter tempo para descansar e voltar ainda com mais força".

Os sub-17 disputaram ontem o último jogo da primeira fase da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores C. Ao 11.º jogo, surgiu a 11.ª vitória. O adversário foi o Anadia e o resultado final foi 7-0. Fábio Silva (11m, 20m, 26m e 43m), Cláudio Major (24m), Tiago Ribeiro (33m) e Rafa (37m) foram os marcadores de serviço. Graças a este triunfo, os Dragões encerraram esta fase da Liga com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que foi o Boavista.

A equipa de hóquei em patins estreou-se na Liga Europeia de 2017/18 com uma goleada das antigas. 13-2 foi o resultado do jogo contra os catalães do Vic. Os golos foram assinados por Gonçalo Alves (1m, 42m, 49m), Jorge Silva (6m, 30m), Reinaldo Garcia (20m, 38m), Hélder Nunes (28m), Rafa (28m, 34m, 35m), Albert Grau (47m), Álvaro Morais (48m), Arnau Saladrigues (49m) e Ton Baliu (35m). No final da partida, Guillem Cabestany era um treinador naturalmente satisfeito: “Sabíamos que eles tinham uma equipa nova, mas também sabíamos que em Espanha têm sido consistentes e muito fortes defensivamente. Felizmente conseguimos abrir rapidamente o marcador e isso foi bom para nós”.

Em jogo da Liga de basquetebol, o FC Porto bateu o Galitos Barreiro por 83-67, no Dragão Caixa, e somou a terceira vitória consecutiva na competição (o quarto triunfo seguido, se considerarmos o último confronto da Taça da Europa). Will Hanley, com 16 pontos e seis ressaltos, foi a principal figura da partida.