05/11/17

Dragões Diário 05-11-2017

Foi tão suada quanto justa a décima vitória do FC Porto em onze jogos no campeonato. O Belenenses manteve a tendência de não somar pontos no Estádio do Dragão e não teve capacidade para responder aos golos de Herrera (42m) e de Aboubakar (90m). A partida, contudo, esteve longe de ser um passeio, tal como já se previa: o adversário, a atravessar um excelente momento de forma, foi um osso duro de roer; para além disso, as menos de 72 horas entre o final do confronto frente ao Leipzig e o início do de ontem também se fizeram sentir nas pernas dos azuis e brancos.

Com este resultado, o FC Porto encerra o segundo ciclo do campeonato, entre as paragens para jogos das seleções de outubro e de novembro, com um registo de dez vitórias, um empate, 31 pontos em 33 possíveis, 30 golos marcados (melhor ataque) e quatro sofridos (melhor defesa) - números que justificam plenamente os quatro dias de folga que Sérgio Conceição concedeu aos jogadores que não vão representar as equipas nacionais. Durante as três semanas em que a Liga estará parada, a liderança isolada da classificação está assegurada. A diferença de pontos face ao Sporting e ao Benfica depende dos resultados dos rivais nos jogos de hoje.

Sérgio Conceição sublinhou a justiça do resultado e a importância dos adeptos no jogo:  "É uma vitória justíssima, que também é dos adeptos. Quando a equipa não estava bem, eles foram fundamentais no apoio e na crença que tiveram. O adepto do FC Porto é exigente, mas sobretudo na determinação e vontade de ganhar". O técnico considera que as dificuldades da partida foram, em grande medida, causadas pelo valor do adversário: "É preciso não esquecer que não jogamos sozinhos, defrontamos adversários que têm qualidade".

O capitão Héctor Herrera, que foi eleito o melhor jogador em campo, realçou a importância deste triunfo: "Foi uma vitória importantíssima, frente a uma equipa que sabíamos que nos iria criar dificuldades. Entrámos forte e acabámos por conseguir gerir bem o jogo, apesar de só termos feito o segundo golo já perto do fim". O mexicano Diego Reyes estreou-se como titular na Liga, no lugar que habitualmente é de Danilo, e mostrou-se satisfeito com a sua exibição: "Estou muito contente por ter ajudado a equipa. Sinto-me bem nesta posição. Trabalho todos os dias para entrar bem na equipa e é assim que vou continuar". O extremo Hernâni acredita que as duas semanas de paragem serão positivas para o grupo: "Agora vamos ter tempo para descansar e voltar ainda com mais força".

Os sub-17 disputaram ontem o último jogo da primeira fase da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores C. Ao 11.º jogo, surgiu a 11.ª vitória. O adversário foi o Anadia e o resultado final foi 7-0. Fábio Silva (11m, 20m, 26m e 43m), Cláudio Major (24m), Tiago Ribeiro (33m) e Rafa (37m) foram os marcadores de serviço. Graças a este triunfo, os Dragões encerraram esta fase da Liga com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que foi o Boavista.

A equipa de hóquei em patins estreou-se na Liga Europeia de 2017/18 com uma goleada das antigas. 13-2 foi o resultado do jogo contra os catalães do Vic. Os golos foram assinados por Gonçalo Alves (1m, 42m, 49m), Jorge Silva (6m, 30m), Reinaldo Garcia (20m, 38m), Hélder Nunes (28m), Rafa (28m, 34m, 35m), Albert Grau (47m), Álvaro Morais (48m), Arnau Saladrigues (49m) e Ton Baliu (35m). No final da partida, Guillem Cabestany era um treinador naturalmente satisfeito: “Sabíamos que eles tinham uma equipa nova, mas também sabíamos que em Espanha têm sido consistentes e muito fortes defensivamente. Felizmente conseguimos abrir rapidamente o marcador e isso foi bom para nós”.

Em jogo da Liga de basquetebol, o FC Porto bateu o Galitos Barreiro por 83-67, no Dragão Caixa, e somou a terceira vitória consecutiva na competição (o quarto triunfo seguido, se considerarmos o último confronto da Taça da Europa). Will Hanley, com 16 pontos e seis ressaltos, foi a principal figura da partida.

Sem comentários: