22/02/13

Defour sem limitações

Defour participou sem limitações no treino desta quinta-feira, 21 dias depois de ter sofrido uma microrrotura, numa sessão de trabalho da equipa. Desta forma, o plantel do FC Porto não apresenta agora qualquer problema físico. O treinador Vítor Pereira chamou ao treino os defesas David, M'Bola e Anderson, os médios Tozé e Pedro Moreira e os avançados Dellatorre e Sebá, do FC Porto B.
Os bicampeões nacionais voltam a treinar às 10h30 de sexta-feira, à porta fechada, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. A recepção ao Rio Ave (20.ª jornada da Liga, sábado, 20h15) é o desafio que se segue.

20/02/13

Todos às ordens de Vítor Pereira

Vítor Pereira contou com todo o plantel no treino desta quarta-feira, que marcou o regresso do FC Porto aos trabalhos depois do triunfo de ontem frente ao Málaga (1-0), para a Liga dos Campeões.
Os dragões iniciaram assim a preparação para a receção ao rio Ave, sábado, a contar para a 20.ª jornada da Liga, sem qualquer jogador indisponível.
O técnico azul e branco chamou ainda para a sessão quatro jogadores da equipa B (Sebá, Tozé, Dellatorre e Pedro Moreira) e ainda o guardião Sub-17 João Costa.

FC Porto vence Málaga (1-0) e está mais perto dos quartos


Os dragões dominaram, por completo, a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões e venceram, por 1-0, o Málaga. A eliminatória está longe de estar decidida, é verdade, mas a equipa portuguesa tem tudo para carimbar o passaporte para a fase seguinte da Champions no La Rosaleda.
O F. C. Porto não teve dificuldades em assumir o controlo do jogo, mas entrar, com perigo, na defesa do Málaga foi outra história. O primeiro lance que fez animar as bancadas só surgiu aos 18 minutos, quando Varela, após canto de João Moutinho, cabeceou ao lado. Menos de 60 segundos depois, o extremo voltou a estar em destaque: isolado por Lucho González, podia ter rematado de primeira, mas tentou controlar a bola e o lance perdeu-se.
O dominio azul e branco foi evidente até ao intervalo, com os médios portistas a fazerem um excelente trabalho, evitando que os espanhóis saíssem em contra-ataque, mas no último terço de terreno a tarefa mostrava-se bem mais complicada. Alguns remates de fora de área e sempre sem pontaria.
Curiosamente, foi o Málaga a entrar melhor na segunda parte e a causar os primeiros calafrios aos portugueses, valendo um corte de Alex Sandro para evitar que o cruzamento de Antunes chegasse a Roque Santa Cruz. A resposta do F. C. Porto foi pronta e quase letal. Cruzamento de Varela, da esquerda, e Izmaylov a desviar, com a bola a sair a escassos centímetros do poste direito de Willy.
Ficou o aviso e, no minuto seguinte (56), a ameaça concretizou-se no 1-0. Alex Sandro ganhou no corpo a corpo a um adversário, galgou terreno e assinou um cruzamento perfeito para uma finalização tão simples como brilhante de João Moutinho. Em vantagem, Vítor Pereira não alterou os planos que já tinha e lançou James Rodríguez para o lugar de Varela.
O golo não travou o ritmo portista, bem pelo contrário. O Málaga continuava a sentir muitas dificuldades para passar a linha de meio-campo, tal era a pressão dos donos da casa e foi pouco mais do que uma questão de tempo até o F. C. Porto celebrar uma vitória que tem tanto de curta como de importante rumo aos quartos de final.

FIGURA DO JOGO: João Moutinho
Dizer-se que João Moutinho não sabe jogar mal já é uma redundância, mas o médio, jogo após jogo, seja na selecção nacional ou no FC Porto, continua a provar que é dos melhores do mundo na sua posição. Num jogo muito complicado para os portistas, que encontraram pela frente uma equipa espanhola pouco interessada em atacar, João Moutinho foi sempre o mais inconformado. Na véspera do embate no Estádio do Dragão, o diário desportivo espanhol Marca definiu o internacional português como o catalisador do futebol ofensivo dos "azuis e brancos", mas a avaliação ao médio pecou por defeito. Moutinho já é muito mais do que isso. O "8" do FC Porto não só assume, quase em exclusivo, as funções de organizar as transições defesa-ataque, como também já arrisca junto da baliza contrária. O golo que marcou, que pode revelar-se decisivo na eliminatória entre portugueses e espanhóis, é um belo exemplo disso.


Fotos do Jogo

«Só lamento não termos chegado ao segundo golo» - Vítor Pereira
Vencer e não sofrer golos. Dois objetivos que o treinador do FC Porto tinha definido para a partida desta noite frente ao Málaga. No final, destacou a superioridade da sua equipa, a ponto de lamentar o facto de não ter feito o 2-0.
«O nosso primeiro objetivo era a vitória, o segundo não sofrer golos, mas depois do jogo que fizemos, com grande qualidade do primeiro ao último minuto, penso que justificámos o segundo golo. Por isso, só não estou inteiramente satisfeito por não termos conseguido o 2-0, que traduziria melhor o que se passou em campo», afirmou Vítor Pereira.
De resto, o treinador salientou a exibição da sua equipa: «A diferença entre a Champions e as outras competições é que um erro, um desequilíbrio, um momento em que não estamos bem posicionados pode permitir um golo ao adversário. Por isso, era importantíssimo não sofrer golos. Mas fomos uma equipa dentro da nossa identidade, é este o FC Porto que eu quero, um FC Porto pressionante, que quer jogar, que quer marcar golos. Só lamento não termos chegado ao segundo golo.»
Vítor Pereira referiu ainda que o Málaga só não fez mais, não por demérito, mas sim por mérito do FC Porto: «É um adversário de grande nível, que não conseguiu potenciar o seu jogo porque não permitimos. No momento de transição defensiva fomos sempre muito agressivos e não permitimos que o Málaga desenvolvesse o seu futebol, nem sequer que o jogo se partisse.»
«Estamos a meio da eliminatória e vamos ver o que vamos conseguir em Málaga, mas iremos com sentido de marcar para garantir a qualificação», atirou, deixando ainda palavras de agradecimento aos adeptos: «Estiveram extraordinários, criando bonito ambiente de Champions.»

Moutinho: «Controlámos o jogo do princípio ao fim»
Autor do único golo da noite no Estádio do Dragão, João Moutinho salientou a supremacia do FC Porto na partida e que o importante era vencer sem sofrer golos.
«Conseguimos um bom jogo e um bom resultado. Controlámos do princípio ao fim, podíamos ter dilatado a vantagem, mas foi uma boa vitória. O importante era ganhar sem sofrer golos e agora vamos trabalhar em Málaga para passar a eliminatória», afirmou Moutinho.
O médio falou ainda sobre o golo, garantindo não ter pensado sequer num eventual fora de jogo: «Vi o Alex do lado esquerdo, entrei na área e consegui concretizar. Comecei logo a festejar.»

«Sabemos que a segunda mão será difícil» - Lucho
O médio argentino admite que o FC Porto está longe de ter garantida a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, mas salientou que os primeiros objetivos estão cumpridos.
«O importante era ganhar, o segundo objetivo era não sofrer golos. Sabemos que a segunda mão será difícil, mas estamos contentes porque fizemos um grande jogo», afirmou Lucho, dando valor ao adversário:
«Se estão nessa fase da Champions, onde estão as melhores equipas, é porque têm qualidade e grandes jogadores. Mas conseguimos estar em cima dos homens chave deles, foi uma lástima não fazermos outro golo.»

«Temos de fazer o mesmo em Málaga» - Jackson
O avançado colombiano também destacou a importância de vencer o Málaga sem sofrer golos. Jackson Martínez, contudo, lembra que os dragões terão de jogar da mesma forma no encontro da segunda mão.
«O importante era ganhar sem sofrer golos, mas ainda temos de pensar no próximo jogo, que vai ser muito mais difícil.Temos de fazer o mesmo como visitantes que fizemos como locais. Iremos a Espanha fazer também um bom jogo», referiu Jackson, que deixou ainda elogios à defesa contrária:
«É uma boa equipa, demonstrou que tem oportunidade para continuar a crescer. Tudo o que fizeram no campeonato espanhol e na Champions é assente na boa defesa.»

«Resultado escasso» - Otamendi
Para o defesa argentino, a vitória por 1-0 diante do Málaga é escassa, tendo em conta a supremacia do FC Porto na partida.
«Era importante vencer e não sofrer golos. Foi o que aconteceu, embora o resultado seja escasso, pois podíamos ter aproveitado as oportunidades que dispusemos», afirmou Otamendi, ainda assim confiante para o encontro da segunda mão:
«Podemos fazer lá um bom jogo, se nos mantivermos fiéis à nossa identidade e respeitando a equipa do Málaga.»

«O jogo não exigiu tanto de mim a defender» - Fernando
Habituado mais a tarefas defensivas do que a atacar, o médio do FC Porto Fernando não escondeu alguma admiração pela forma como o Málaga se apresentou. O jogador brasileiro esperava ter defendido mais e lamentou as oportunidades desperdiçadas.
«O jogo não exigiu tanto de mim a defender, pelo que avancei mais e tentei atacar. Foi um jogo difícil, mas o FC Porto esteve muito bem ao não deixar o adversário jogar. Nesse capítulo, fizemos uma excelente exibição. Foi uma pena não termos aproveitado as oportunidades de golo», afirmou Fernando.
Apesar da magra vantagem, o médio brasileiro diz que o 1-0 é um bom resultado: «É um bom resultado, sobretudo por não termos sofrido golos em casa.»

«Sinto-me bem e feliz por ter regressado» - James
Depois de ter encerrado na passada sexta-feira, frente ao Beira-Mar, período de ausência de quase mês e meio, James Rodríguez voltou a ter minutos na partida frente ao Málaga.
«Sinto-me bem e feliz por ter regressado», afirmou o extremo colombiano, garantindo que a lesão está já totalmente ultrapassada.
Sobre o jogo com o Málaga, James destacou o facto de a equipa ter vencido: «A vantagem é curta, mas é vantagem.»

«Nada está decidido mas demos um grande passo» - Danilo
O defesa Danilo considera que o FC Porto deu um importante passo rumo aos quartos de final da Liga dos Campeões depois de vencer o Málaga, por 1-0, no Dragão.
«Não temos dúvidas daquilo que somos capazes. Foi um grande jogo, vencemos e ficámos em vantagem para a segunda mão, que será um jogo muito importante. Agora vamos descansar e concentrar-nos no próximo encontro pois nada está ainda decidido, mas demos um grande passo esta noite», disse Danilo citado pelo site da UEFA.
Já Alex Sandro considera que «a vitória era o mais importante, independentemente do resultado»: «Foi importante ganhar em casa e não sofrer golos para entrarmos com mais confiança no jogo da segunda “mão”. Foi muito difícil, mas estávamos preparados para isso. Vai ser ainda mais complicado em Málaga, pois eles vão atacar mais, mas vamos trabalhar e estar prontos para o que der e vier. Não fui só eu [que joguei bem] – toda a equipa tem um bom entrosamento e vamos continuar assim para continuar a ganhar mais e mais jogos.»

Fernando revela a esperança de ser chamado à seleção brasileira


O médio Fernando, do F. C. Porto, disse, esta terça-feira, manter a esperança de ser chamado à seleção do Brasil, em entrevista ao sítio da FIFA na Internet, na qual afirma jogar como um europeu e não como um brasileiro.
Confirmo sempre as convocatórias do Brasil. Mantenho-me esperançado (...) e aos meus fãs digo sempre que continuo a trabalhar para isso, afirmou o jogador.
Recordando que deixou o Brasil muito cedo, Fernando, há cinco temporadas no F. C. Porto, depois de ter jogado uma época no Estrela da Amadora, admitiu que joga mais como um europeu e menos como um médio defensivo de estilo brasileiro.
E, analisando o percurso da seleção agora comandada por Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal, reconheceu que os trincos dão equilíbrio a qualquer equipa, como o Gilberto Silva e o Duda antes fizeram.
Não há muitos desse género no Brasil, o que me pode ser favorável e que me mantém esperançado em, um dia, ser chamado. Acho mesmo que vão precisar de um do género em breve, argumentou.
Na mesma entrevista, Fernando recorda os motivos que promoveram que Polvo fosse a sua alcunha.
Na altura não percebia o porquê. Mais tarde, disseram-me que era porque corria muito e porque parecia estar em todo o lado, como se tivesse muitas pernas como os polvos, explicou.
Aos 25 anos, Fernando é um dos mais experientes jogadores do F. C. Porto, o que lhe confere autoridade, até na forma como fala do próprio clube.
Os mais novos, como o fizeram Danilo, Alex Sandro, James Rodriguez e Kelvin, perguntam-me sempre como foram as minhas primeiras experiências e eu tento explicar-lhes como cheguei tão longe. Falo-lhes da adaptação necessária e aconselho-os na forma como se devem adaptar ao futebol portista, concluiu.

19/02/13

Pinto da Costa satisfeito com trabalho de Vítor Pereira


Pinto da Costa diz estar agradado com o trabalho de Vítor Pereira no comando técnico do FC Porto. Porém, não entra em pormenores sobre a possível renovação de contrato com o treinador.
Se não estivesse agradado haveria alguma coisa de anormal em mim, fez ver o presidente portista, mostrando-se satisfeito com o percurso da equipa:
Acho que não tem estado mal. Vamos ver logo [n.d.r. frente ao Málaga, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões]. São jogos diferentes mas vamos fazer tudo para vencer.
Vítor Pereira, relembre-se, está vinculado ao FC Porto até final da presente temporada.
A poucas horas do pontapé de saída do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, diante do Málaga, Pinto da Costa diz que a Liga Europa, prova que os dragões conquistaram em 2010/11, lhe merece o máximo respeito.
Esta prova [Liga dos Campeões] é a mais importante, mas naturalmente que não vou desvalorizar a Liga Europa. Também andam lá grandes clubes e outros nem lá chegaram, como o Manchester City. Mas esta é, realmente, a grande prova do futebol mundial, realçou.
Pinto da Costa foi parco em palavras quando instado a pronunciar-se, esta terça-feira, sobre o lance da grande penalidade que permitiu ao Benfica vencer a Académica, no Estádio da Luz, no período de descontos do encontro da 19.ª jornada da Liga.
Deve ter sido alguma coisa de especial, para me fazerem essa pergunta. Mas não posso responder porque não vi, informou o presidente dos azuis e brancos.

Jackson Martínez: «Temos equipa para passar o Málaga»


Na véspera do embate Europeu com o Málaga, o avançado colombiano Jackson Martínez deu uma entrevista À UEFA onde destacou as possibilidades do FC Porto em seguir em frente na Liga dos Campeões.
Tudo é possível. Vamos tentar e penso que temos equipa para passar esta eliminatória. Mas, primeiro, antes de pensar na próxima fase, temos de pensar nesta ronda e neste primeiro jogo com o Málaga, diz Jackson, que volta a descarta comparações com Falcao:
Em primeiro lugar, não gosto de comparações porque penso que cada um tem o seu estilo de jogo. Falcao escreveu a sua história no FC Porto e eu estou a começar a escrever a minha. As pessoas podem pensar que vejo Falcao como um rival, mas não é rival. Somos bons amigos, ele é uma boa pessoa que está a dar o seu melhor, tal como eu.

Málaga traz 3 mil adeptos ao Porto

Clube espanhol defronta na terça-feira o FC Porto, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol.
Segundo a agência EFE, cerca de 400 dos 3 mil adeptos esperados no Estádio do Dragão viajarão até ao Porto em voos charter, com os restantes a viajarem em excursões de autocarro e em veículos particulares.
A comitiva oficial do Málaga, onde jogam os portugueses Duda e Eliseu e Vitorino Antunes, partirá na segunda-feira, pelas 12:00 (11:00 em Lisboa), juntamente com alguns adeptos, enquanto os restantes que viajarão de avião partirão pouco depois. À chegada está marcada uma concentração de adeptos do Málaga na Praça da Liberdade.
Para o jogo de terça-feira, o FC Porto disponibilizou 2.500 bilhetes ao Málaga, mas muitos outros seguidores espanhóis adquiriram ingressos já no Porto. Neste sentido, o clube espanhol emitiu um comunicado a solicitar a todos os adeptos que não tenham garantido bilhete que não viagem até ao Porto, já que não estarão à venda mais ingressos. O jogo entre o FC Porto e o Málaga está marcado para as 19:45 da próxima terça-feira, no Estádio do Dragão.


Defour integrado

O plantel do FC Porto realizou o derradeiro ensaio para o embate desta terça-feira (19.45 horas) com o Málaga, referente à primeira “mão” dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Sessão com muitas câmaras de televisão e muitos jornalistas espanhóis, que viram Steven Defour trabalhar integrado com os restantes companheiros. Expectativa para ver mais tarde, quando for divulgado o boletim clínico, se o médio belga está, ou não, totalmente recuperado da lesão muscular contraída num treino em finais de janeiro.
Mesmo que receba alta médica, Defour não deverá ainda entrar nas opções para a receção ao Málaga, já que esteve as últimas semanas condicionado e não estará com os níveis desejados. Por seu lado, Sebá, avançado brasileiro da equipa B que sido aposta de Vítor Pereira, voltou a treinar com o plantel principal e poderá ser surpresa na convocatória.

O regresso de Silvestre Varela é a única novidade nos convocados do FC Porto, que recebe terça-feira os espanhóis do Málaga, em encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (19H45).
Em relação aos eleitos para o confronto de sexta-feira com o Beira-Mar (triunfo por 2-0 em Aveiro, para a 19.ª jornada do campeonato), Varela, que se encontrava a recuperar de uma lesão, entra para o lugar de Kelvin.
O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, tem todo o plantel disponível para o regresso à Champions.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Fabiano.
Defesas: Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro.
Médios: Fernando, Lucho Gonzalez, Castro e João Moutinho.
Avançados: Varela, Atsu, Jackson, Izmailov, James Rodriguez, Liedson e Sebá.