06/07/19

Aconteceu a 06 Julho 1991

Neste dia, chegava pela manhã, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o novo treinador do FC Porto: Carlos Alberto Silva. À tarde, no Estádio das Antas, o técnico brasileiro assina o contrato e na apresentação não é de meias palavras: Vim para ser campeão. CAS, como ficou conhecido em Portugal, prometeu e cumpriu: conquistou um bicampeonato e ainda lhe juntou uma Supertaça.

Dragões Diário 06-07-2019

O dia de ontem foi particularmente movimentado para o FC Porto, que garantiu dois reforços para o setor ofensivo do plantel comandado por Sérgio Conceição. De manhã, o avançado cabo-verdiano Zé Luís (ex-Spartak de Moscovo) assinou até 2023 e já se sabe que vai usar o número 20. À tarde foi a vez de Nakajima (ex-Al-Duhail), com o avançado japonês a vincular-se ao FC Porto até 2024. Vai ser o camisola 8.

É uma sensação de sonho realizado. Zé Luís queria muito o FC Porto e o FC Porto queria muito Zé Luís, que agora só pensa em fazer golos e conquistar títulos de Dragão ao peito. Nakajima, a outra novidade do dia, recordou o namoro antigo e o desejo que há muito alimentava de vestir de azul e branco: Desde criança que conheço o clube. Pinto da Costa acredita que ambos vão acrescentar muito ao plantel portista.

O FC Porto desloca-se a Barcelos na jornada inaugural do campeonato e vai apadrinhar o regresso do Gil Vicente ao escalão máximo do futebol português, ditou o sorteio do calendário para 2019/20 realizado ontem no majestoso Palácio da Bolsa, no Porto. Depois se estrear no Estádio do Dragão frente ao Vitória de Setúbal, na 2ª jornada, o FC Porto defronta o Benfica, no Estádio da Luz, na ronda seguinte.

Os trabalhos de pré-época prosseguiram ontem no Olival com o plantel a realizar dois treinos, um de manhã e outro à tarde. Pepe, Mbemba, Osorio, Chidozie, Saravia, Aboubakar e Marega compõem o lote de jogadores que ainda não estão à disposição de Sérgio Conceição. O único treino de hoje arranca daqui a pouco no Olival, onde ontem já esteve Zé Luís.

05/07/19

Aconteceu a 05 Julho 1996

Neste dia, Secretário tornava-se o primeiro jogador a transferir-se do FC Porto para o Real Madrid. Assinou por quatro anos, mas só lá ficou durante uma época, tempo suficiente para vencer uma Liga espanhola. Regressou às Antas na temporada seguinte, retomando o percurso do penta e acrescentando mais 11 troféus aos seis que já tinha.

Dragões Diário 05-07-2019

Por agora, ganham as dores musculares, mas Alex Telles não tem a menor dúvida de que em breve a equipa estará preparada para competir e para resgatar o título. Vamos em busca de recuperar o que é nosso, resume o lateral brasileiro. E é também por isso que o trabalho de hoje se serve em dose dupla.

Mas antes dos jogos a doer, há uns quantos de preparação e um de apresentação, frente ao Mónaco, cujos bilhetes estarão disponíveis a partir das 12h de hoje. Mais logo, a partir das 21h e com transmissão em directo na Sport.TV1, ficará a conhecer-se o calendário do FC Porto na Liga portuguesa.

Enquanto isso, na formação já se sabe quem são os treinadores dos três principais escalões para a nova época: Manuel Tulipa ascende aos Sub-19, Ricardo Malafaia assume os Sub-17 e Sérgio Ferreira mantém-se nos Sub-15. A aposta faz-se num modelo de continuidade.

Depois do avançado Carlo Di Benedetto, a equipa de hóquei em patins do FC Porto assegurou a contratação do guarda-redes Xavier Malián. É catalão, chega do Liceo da Corunha e já foi campeão europeu e mundial com a selecção espanhola. Promete dar tudo pela nova camisola e assume o projecto de com ela ganhar a Liga Europeia.

Sócio nº 3807, presidente do Conselho Fiscal do FC Porto e da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, Paulo Nunes de Almeida morreu ontem, aos 60 anos, vítima de doença prolongada. Visivelmente emocionado, Jorge Nuno Pinto da Costa falou de uma perda irreparável, de um português ilustre e da última vontade de um grande Dragão, que era também presidente da Associação Empresarial de Portugal: levar com ele a bandeira do FC Porto no caixão depositada pelo presidente do FC Porto.

04/07/19

Aconteceu a 04 Julho 2004

Neste dia, Deco, então de partida para o Barcelona, fazia-se sócio do FC Porto, o clube do coração. Nas cinco épocas e meia em que vestiu a camisola azul e branca, o nosso eterno Mágico conquistou três Campeonatos, três Taças de Portugal, uma Supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

Dragões Diário 04-07-2019

Temos muita ambição. Danilo já se juntou ao grupo no Olival e foi a grande novidade no terceiro dia de pré-época do FC Porto. O médio português, que em 2019/20 vai cumprir a quinta temporada de azul e branco, falou sobre as boas sensações no regresso e garantiu foco total no que aí vem: Agora é hora de trabalhar, porque em breve já teremos competições muito importantes para disputar.

A pré-época prosseguiu ontem no Olival e o grupo comandado por Sérgio Conceição realizou duas sessões de trabalho, uma de manhã e outra à tarde, já com Danilo integrado no grupo. Assim, Pepe, Mbemba, Osorio, Chidozie, Saravia, Aboubakar e Marega compõem o lote de jogadores que ainda não estão à disposição do treinador. Hoje volta a ser dia de dose dupla (10h e 17h).

A programação para o mês de julho vai levar o Museu FC Porto até Alfândega da Fé. Nesta Casa Mora o Dragão reforça a nova etapa de programação de exposições temporárias e outras activações de marca para fora do habitat museológico tradicional, mas a Rota do Dragão e o Objecto do Mês também se destacam, como sempre. Entre aqui para saber mais sobre o mês de Julho no Museu.

03/07/19

Aconteceu a 03 Julho 1980

Neste dia, Américo de Sá tomava posse, pela última vez, como presidente do FC Porto, cargo que ocupou durante uma década. Foi com ele que o clube colocou um ponto final num jejum de 19 anos sem vencer um campeonato nacional. Pinto da Costa, que viria a suceder-lhe, chefiava o departamento de futebol, José Maria Pedroto comandava a equipa no banco.

Dragões Diário 03-07-2019

O nosso lugar é o primeiro. Óliver Torres prepara-se para cumprir a quinta temporada no FC Porto e sabe bem o que espera os Dragões em 2019/20. Antes de mais um treino, o médio espanhol falou sobre os primeiros dias de trabalho no Olival e não tem dúvidas quanto ao futuro mais próximo: O FC Porto vai lutar por todos os títulos. A pré-época prossegue daqui a pouco e hoje há dose dupla.

Madi Queta renovou o contrato que o liga ao FC Porto até Junho de 2023. O avançado internacional português, de apenas 20 anos, alinhou pela equipa B dos Dragões em 2018/19, tendo realizado 33 jogos na Ledman LigaPro (cinco golos marcados) e três na Premier League International Cup. Madi Queta, que chegou ao FC Porto em 2011, está a realizar a pré-época com o plantel principal.

Carlo Di Benedetto é o primeiro reforço da equipa de hóquei em patins do FC Porto para 2019/20. O avançado francês, de 23 anos, deixou o Liceo da Corunha e assinou com os Dragões um contrato válido para as próximas quatro temporadas, até 2023. Na época passada, ao serviço dos galegos, Carlo Di Benedetto foi o segundo melhor marcador da Liga espanhola, com 41 golos.

02/07/19

Aconteceu a 02 Julho 1939

Neste dia, no Campo da Constituição, o FC Porto batia os espanhóis do Alavés (5-2) e vencia o último jogo internacional que disputou antes de rebentar a Segunda Guerra Mundial. Pinga, Nunes (2), Lopes Carneiro e Costuras fizeram os golos do campeão português.

Dragões Diário 02-07-2019

Acabou a espera. Trinta e sete dias depois do último jogo oficial, a bola voltou a rolar no Olival, com a entrega dos jogadores no primeiro treino da época a proporcionar instantâneos como estes. Com Marega e Chidozie na CAN e Saravia na Copa América - e ainda sem Mbemba, Osorio, Danilo e Aboubakar -, só Pepe foi tema para o boletim clínico. Hoje há mais, a partir das 8h45.

Jesús Corona regressou disposto a dar aquele extra para se preparar para o que aí vem e, mais importante do que isso, determinado a recuperar o título de campeão nacional. Para o conseguir, espera fazer melhores números do que na época passada e contribuir com uma porção decisiva de entrega, a que paradoxalmente chama grão de areia.

Fábio Oliveira, João Macedo e João Sousa, atletas de goalball do FC Porto, integraram a seleção portuguesa que venceu a competição daquela especialidade nos Jogos Europeus da Juventude do Comité Paralímpico Europeu, disputados em Pajulahti, na Finlândia. Na final, Portugal venceu a Alemanha por 5-2.

01/07/19

Aconteceu a 01 Julho 1956

Neste dia, a equipa de hóquei em patins do FC Porto estreava-se em jogos oficiais frente ao Clube Universitário com uma vitória por 9-1. Dentro então, a modalidade foi crescendo no clube e assumiu posição de relevo nos planos nacional e internacional. O palmarés do hóquei em patins portista é invejável: 2 Taças dos Campeões Europeus, 2 Taças das Taças, 2 Taças CERS, 1 Supertaça Europeia, 23 Campeonatos Nacionais, 17 Taças de Portugal e 22 Supertaças António Livramento.

Dragões Diário 01-07-2019

As portas do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, abrem-se esta manhã para receber o plantel principal do FC Porto, que vai iniciar a preparação para a temporada 2019/20, a cerca de um mês dos primeiros compromissos oficiais. O calendário da próxima edição da Liga será conhecido na sexta-feira e o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que será disputada a 6/7 e 13 de agosto, realiza-se a 22 de Julho.

A equipa de bilhar não conseguiu vencer a Taça da Europa de Clubes, que se disputou no Dragão Caixa. Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira ultrapassaram com sucesso os dinamarqueses do BK Grondal na meia-final, mas no jogo decisivo foram os franceses do Billard Club Baulois a levar a melhor. Mesmo não conseguindo recuperar o título de 2017, o FC Porto apresenta um registo muito interessante de três finais disputadas nos últimos quatro anos.

No ciclismo, a W52-FC Porto garantiu duas medalhas na prova de fundo de elite do Campeonato Nacional. Ricardo Mestre terminou no segundo lugar, a dois segundos do vencedor, e António Carvalho fechou o pódio.

30/06/19

Aconteceu a 30 Junho 1965

Neste dia, Cesário Bonito tomava posse como presidente do FC Porto, tratando-se de um regresso à liderança do clube. A cerimónia de tomada de posse realizou-se no ginásio do Estádio das Antas. Natural de Peso da Régua, Cesário Bonito foi um dos grandes dirigentes da história do clube e seria nomeado presidente honorário do FC Porto em 1983. Foi o primeiro dirigente capaz de se levantar contra o despotismo do poder central, faz questão de recordar Jorge Nuno Pinto da Costa.

Dragões Diário 30-06-2019

A equipa de basquetebol continua a reforçar-se para a temporada 2019/20. Depois de Preston Purifoy, os Dragões apostam em Max Landis, extremo/base norte-americano de 26 anos que acumulou experiência nos principais campeonatos de Bélgica e Alemanha. Prometo dar o meu melhor todos os dias para ajudar o FC Porto a atingir os seus objectivos, diz Max Landis, que assinou um contrato válido por uma época.

Na Taça da Europa de Clubes de bilhar, que se realiza no Dragão Caixa, o FC Porto garantiu o primeiro lugar no Grupo 2 com duas vitórias e um empate, marcando encontro com o BK Grondal nas meias-finais. O jogo frente à equipa dinamarquesa tem início marcado para as 11h30 e será transmitido em directo pelo Porto Canal, assim como a final, agendada para as 16h30. FBN Teksil BSK (Turquia) e Billard Club Baulois (França) são os outros semi-finalistas da prova.

No ciclismo, os portistas Francisco Campos (5.º lugar) e Jorge Magalhães (16.º) disputaram ontem a prova de fundo do Campeonato Nacional na categoria de sub-23, em Melgaço. Hoje é a vez da prova de fundo de elite, com partida em Castro Laboreiro às 11h00 e chegada à Câmara Municipal de Melgaço, num trajeto de 197 quilómetros.

A edição de 2019 da Taça dos Campeões Dragon Force realizou-se pela primeira vez em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, durante os dois últimos fins de semana.