30/12/17

Aconteceu a 30 Dezembro 1989

Neste dia, o FC Porto despediu-se de 1989 com um jogo frente ao Belenenses, no Estádio das Antas, a contar para a 14.ª jornada da Liga. A equipa de Artur Jorge demorou mais de uma a hora a encontrar o caminho do golo, mas acabou por vencer confortavelmente: Domingos abriu a contagem aos 65 minutos; Demol, de penálti, dobrou o resultado aos 69; e Rui Águas fechou-o, aos 90. O 3-0 final assegurou aos Dragões a continuidade na liderança isolada do Campeonato, com um ponto de vantagem sobre o segundo, que era o Vitória de Guimarães.

Dragões Diário 30-12-2017

A equipa principal do FC Porto despede-se mais logo de 2017, com um jogo em Paços de Ferreira a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga (20h15, RTP 1 e Sport TV 1). Os Dragões, que ontem realizaram o último treino de preparação para esta partida, sabem que poderão contar com um intenso apoio na Mata Real, uma vez que já esgotaram os bilhetes disponíveis para os portistas. O objetivo para hoje é claro: vencer e assegurar a qualificação para a final four desta competição.
 
Sérgio Conceição não espera vida fácil em Paços de Ferreira: Vamos encontrar um adversário que também tem possibilidades de passar à final four. Contamos por isso com um jogo difícil, mas isso não é diferente de todos os outros que já fizemos. O treinador assume a enorme ambição do grupo que dirige: Queremos muito ganhar, há uma ambição grande, há uma fome grande de títulos e esse envolvimento é inequívoco da parte de todo o grupo.
 
O Dragão Caixa também se despediu de 2017, ontem, numa noite memorável. O FC Porto, quarto classificado da Liga de basquetebol à partida para esta jornada, defrontou o terceiro, que era o Vitória de Guimarães, bateu-o por números expressivos (100-64) e ultrapassou-o na tabela. Os Dragões protagonizaram uma grande exibição coletiva, em que todos os jogadores marcaram, que teve como expoentes máximos as figuras de Will Sheehey (20 pontos), Will Hanley (17 pontos e 7 ressaltos) e Pedro Bastos (13 pontos).

O treinador Moncho López reconheceu que o adversário não se apresentou na máxima força, mas destacou a qualidade do trabalho da sua equipa: Temos de ter humildade para reconhecer que o nosso adversário não estava na máxima força, pois não contou com o Lace Dunn, que é um grandíssimo jogador. A equipa esteve muito bem em todas as linhas e estivemos muito equilibrados. Defendemos muito bem, mas a defesa não se reflete nos 64 pontos sofridos, foi uma defesa de 50 pontos. O nosso trabalho defensivo foi decisivo para a vitória.

26/12/17

Aconteceu a 26 Dezembro 1979

Hoje prestamos homenagem a Emídio Pinto, a Velha Raposa, a alcunha que ganhou no ciclismo pela sabedoria com que abordava as corridas e pelas táticas que lhe valeram inúmeras vitórias ao longo da carreira, como atleta - participou em 11 Voltas a Portugal - e depois como treinador. Neste dia, tornava-se o novo responsável pela equipa do FC Porto, que acabava de ser reforçada, por exemplo, com Manuel Zeferino, então um desconhecido que, dois anos depois, Emídio levaria à vitória estrondosa na Volta, com mais de 12 minutos de vantagem. O senhor ciclismo estava de regresso ao clube do coração, que tinha representado como corredor, para se tornar uma das figuras incontornáveis da história das bicicletas dos Dragões, que com ele também venceram a edição de 1982 da Volta, aquela em que Marco Chagas levou a camisola azul e branca ao mais alto lugar do pódio.

Dragões Diário 26-12-2017

Os golos são uma prenda para os adeptos, disse Aboubakar, que é um especialista no métier, numa entrevista à revista Dragões, em setembro de 2015. Esta temporada tem sido um fartote e para todos os gostos: o FC Porto já marcou 70 nos 26 jogos oficiais realizados até ao momento, uma assinalável média de 2,7 por partida. Foram apontados com o pé direito, com o esquerdo, com a cabeça e com o calcanhar que tão boas memórias nos traz; duas dezenas deles nasceram de lances de bola parada. Aqui só lhe falamos de golos que, para quem os faz, "é como ter um orgasmo", como um dia comparou Fernando Gomes, outro entendido na matéria que Aboubakar domina.

A equipa de andebol cumpriu na passada quarta-feira, em Aveiro, frente ao São Bernardo, uma volta a vencer no campeonato, fechando 2017 em grande forma. Segue embalada numa série de 14 vitórias consecutivas - 15 se contarmos com a da Taça de Portugal –, tem o primeiro lugar a apenas dois pontos de distância e pode lá chegar já na próxima jornada do Andebol 1, em caso de vitória no Dragão Caixa sobre o Sporting, atual primeiro classificado, no clássico de 20 de janeiro, o primeiro jogo do novo ano (18h00, Porto Canal).

No hóquei em patins, o FC Porto enfrenta os outros três candidatos ao título nas próximas jornadas do campeonato: no sábado há deslocação ao pavilhão da Luz (18h00, TVI24), depois ao da Oliveirense e, por fim, a receção ao Sporting. É uma fase exigente, importante continuar a arrepiar caminho rumo à conquista de um dos grandes objetivos da época. Neste clube ganhar é uma obrigação. Até podemos não ganhar sempre, mas o pensamento deve ser esse, afirma Álvaro Morais na entrevista à "Dragões" deste dezembro na qual o jovem avançado, portista indefetível, fala sobre o passado, o presente e o futuro.