13/11/17

Aconteceu a 13 Novembro 1909

Neste dia, com apenas um ano de idade, João Lopes Martins, o atleta mais eclético e completo da história do FC Porto, é inscrito como sócio do clube. Começou por jogar futebol nos infantis, estreou-se na equipa principal em 1933 e conquistou um campeonato regional. Tinha um talento reconhecido e admirado por todos e que sobrou, por exemplo, para o andebol de 11, em que se sagrou heptacampeão. Também jogou basquetebol, tendo sido internacional, e ainda foi campeão regional de râguebi e de salto à vara – no total praticou, com sucesso, nove modalidades.

Dragões Diário 13-11-2017

Já faltou mais, estamos a quatro dias de voltarmos ver a equipa principal do FC Porto subir ao relvado do Estádio do Dragão, onde na sexta-feira (20h30) vai discutir com o Portimonense uma vaga nos oitavos de final da Taça de Portugal. Depois de ter concedido folga no domingo, Sérgio Conceição orienta esta manhã o primeiro treino da semana ainda com o grupo reduzido pela chamada de jogadores aos compromissos internacionais.

O México, de Layún e Reyes, joga já logo à noite diante da Polónia, em Gdansk (19h45). Amanhã, é a vez de Portugal defrontar os Estados Unidos, com José Sá, Ricardo e Danilo nos convocados (20h45), depois de os Sub-21, de Dalot, Diogo Costa e Jorge Fernandes, receberem a Suíça (17h30). Também amanhã, a Argélia, capitaneada por Brahimi e treinada por Rabah Madjer, enfrenta a República Centro-Africana (19h30), e o Uruguai, de Maxi, mede forças com a Áustria (19h45).

Decorreu ontem a Festa da Natação do FC Porto, que anualmente distingue os atletas, treinadores e dirigentes que mais se destacam com as cores azuis e brancas. Luís Fernandes, responsável máximo pela secção, mostrou-se otimista quanto ao futuro dos nadadores do FC Porto e aos resultados da aposta que tem sido feita na formação: Poderemos, transitoriamente, marcar algum passo no caminho de vitórias absolutas que são a tradição da natação portista, mas a curva que desenharemos será ascendente, segura e sem retrocessos, afirmou, no discurso que abriu a cerimónia que depois foi encerrada pelo presidente da Assembleia Geral do clube, Matos Fernandes.

Não se esqueça que na agenda desta semana, antes do jogo de sexta-feira da equipa principal de futebol, há um bom motivo para vir ao Dragão: na quarta-feira, no “Caixa”, há FC Porto-Kataja Basket, para a Taça da Europa da FIBA (20h30, Porto Canal). Antes, no Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa, começa-se a jogar o Belenenses-FC Porto, para o Campeonato Andebol 1 (20h).

12/11/17

Aconteceu a 12 Novembro 1972

Neste dia, morria Alfredo Carvalho, o desportista que conseguiu para o FC Porto o primeiro título nacional em atletismo (110 metros barreiras, em 1926). Foi destacado dirigente do clube durante mais de três décadas.

Dragões Diário 12-11-2017

O plantel às ordens de Sérgio Conceição está hoje de folga, antes de reiniciar amanhã de manhã a preparação para a receção de sexta-feira (20h30) ao Portimonense, a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal (veja aqui as informações sobre os bilhetes). Ontem, o treinador chamou os “bês” Galeno e André Pereira para completar um grupo desfalcado pelos compromissos internacionais. Otávio, Marega e Soares continuam em tratamento.

As deslocações à 'aldeia do hóquei' são sempre perigosas, mas ontem a equipa de hóquei em patins resolveu o problema em apenas dois minutos. Foi nesse período, entre os 32 e os 33 minutos, que os golos de Gonçalo Alves (que completou assim um ‘hat-trick’) e Reinaldo García passaram o resultado em Turquel de 1-0 para o 4-0 final. Os Dragões somam três vitórias em três jogos e são quartos no Campeonato Nacional, atrás de Sporting, Oliveirense e Benfica, que têm mais uma partida disputada.

A equipa de andebol conseguiu a sétima vitória consecutiva, na receção ao Avanca (29-19), a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional. O jogo foi controlado pelos azuis e brancos, que ao intervalo já lideravam por seis golos (13-7). Na tabela da prova estão no quarto lugar (25 pontos), com menos três do que o líder Benfica.

A equipa de basquetebol perdeu no Funchal, frente ao CAB Madeira, por 90-83, em partida da sétima jornada da primeira fase da Liga Portuguesa. O FC Porto interrompeu assim a série de cinco triunfos consecutivos, apesar dos 29 pontos de Will Sheehey. A discussão da partida durou quase até final: a dois minutos do fim, os Dragões perdiam por apenas dois pontos.

O FC Porto estreou ontem uma nova modalidade, em partidas oficiais: trata-se do goalball, um desporto paralímpico direcionado fundamentalmente para cegos e que se joga entre equipas de três elementos, num campo com as dimensões dos de voleibol. Na primeira jornada do Campeonato Nacional, que decorreu no Pavilhão da Ajuda, em Lisboa, o Castêlo da Maia saiu vencedor, por 10-5.