16/02/11

Conferência de Villas-Boas

Os jogadores do Sevilha querem salvar a temporada com a UEFA Europa League e André Villas-Boas está atento ao grito de revolta do adversário, até porque não é a primeira vez que o FC Porto encontra equipas com este tipo de sentimentos. Em conferência de imprensa, o treinador afirmou estar à espera de máximas dificuldades e alertou para a necessidade de a sua equipa se mostrar superior.

Na antevisão ao jogo da primeira-mão dos 16-avos-de-final, realizada ao final da tarde desta quarta-feira, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, o técnico dos Dragões deixou em aberto as utilizações de Falcao e Alvaro Pereira e referiu-se ao desafio como um espectáculo ao nível da Champions, por se tratarem de dois clubes muito fortes na Europa.

A partida realiza-se já amanhã [quinta-feira], às 21h05 locais (20h05 em Portugal Continental), no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha.



Conclusões finais só após o treino
«Ainda falta um treino importante para sentir os atletas. Vamos tirar as conclusões finais e logo veremos [referindo-se à possibilidade de utilizar Falcao e Alvaro].»

Atentos a um eventual grito de revolta
«É um jogo mais importante para o adversário, pois quer dar a volta à situação actual. Mudaram um pouco a atitude e querem dar um grito de revolta. Não é a primeira vez que encontramos equipas com estes sentimentos. O Sevilha é forte e esperamos máximas dificuldades.»

Equipa sempre muito competitiva
«Não me cabe dizer o que pode salvar a temporada do Sevilha, mas o que é certo é que se trata de uma equipa sempre muito competitiva, com um historial rico, e que pode causar problemas.»

Partida ao nível da Champions
«O sentimento é que esta é uma partida de Champions. São duas equipas muito fortes na Europa e esperemos que seja um bom jogo.»

Ansiosos por ter o grupo completo
«Falta-nos o Rafa, cuja lesão aconteceu numa altura crucial. Quantos mais jogadores disponíveis, melhor; isso confere-nos a oportunidade de escolhermos um onze mais forte. Estamos satisfeitos pelos que já recuperaram e ansiamos agora pelo regresso dele.»

SC Braga não serve de referência
«Não me parece que a eliminatória entre Sevilha e SC Braga possa servir de referência, uma vez que a equipa e o treinador eram diferentes. As qualidades individuais estão lá, mas o colectivo é outro.»

Boa organização e estrutura
«As coisas não estão como queriam no campeonato, mas a organização e a estrutura são boas. Temos de esperar pelo final para valorar o trabalho do Sevilha.»

Sem grandes alterações em mente
«Normalmente, quem quer transcender-se, pode cometer erros. O FC Porto tem uma estrutura em que acredita e que tem aparecido em grande parte dos jogos. Não quer dizer que não venha a acontecer, até porque a eliminatória é decidida a duas mãos, mas confiamos na nossa organização e não prevejo grandes alterações.»

Favoritismo apenas serve para enganar
«Não me parece importante definir o papel de favorito. É algo para nos deixarmos enganar. Somos os dois fortes.»

Sevilha vale muito
«Conhecíamos melhor a equipa com o Romaric e o Zokora. Em Santander [na jornada mais recente da Liga Espanhola], jogaram o Medel e o Rakitic, que oferecem outra dinâmica; não sei se vão estar presentes, mas, a acontecer, trazem alguma imprevisibilidade. Os atacantes também, pois complementam-se muito; além disso, têm uma série de jogadores experientes. O Sevilha vale muito e estou certo de que, quando se reencontrar, entrará num percurso que o levará a outros lugares.»

Motivação é continuar a ganhar
«Nós, que estivemos na estrutura, sentimos a importância do momento, e os jogadores também o sentem [referindo-se à conquista da Taça UEFA, em 2003, em Sevilha]. É importante, naturalmente, mas a nossa motivação não é construída à volta desse facto. A nossa motivação é a vontade de continuar a ganhar. Foi um sorteio difícil e só um FC Porto superior passará esta eliminatória.»

Antevisão de Belluschi



O médio Belluschi foi hoje o escolhido para a antevisão do jogo de amanhã do FC Porto, frente ao Sevilha. Ao lado de André Villas Boas, o argentino remeteu para o treinador a decisão de utilizar Falcao e Álvaro Pereira numa equipa que terá de «remar para o mesmo lado.»
Para Belluschi, este jogo terá muito mais importância para o Sevilha, «uma grande equipa» que terá de «provar muita coisa neste jogo». Quando ao FC Porto, o médio deixa a receita: «Temos de pensar no nosso jogo e naquilo que é suposto fazermos.»
A primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa surge numa semana em que o FC Porto conseguiu manter a distância de 11 pontos para o segundo classificado da Liga, o Benfica, depois de um jogo teoricamente complicado em Braga e que serviu para elevar os índices de confiança da equipa, segundo Belluschi.
«O jogo de Braga serviu para nos aproximarmos mais um passo do nosso objectivo e também para nos apresentarmos aqui com mais confiança, o que vamos tentar demonstrar amanhã», explicou, antes de se referir aos regressos de Falcao e Álvaro Pereira: «É sempre bom tê-los nos convocados mas cabe ao treinador decidir se jogam ou não. É claro que eles gostariam de jogar, como todos os outros. Vamos tentar todos puxar para mesmo lado, porque, antes das questões pessoais, pensamos no FC Porto e nos seus objectivos.»

14/02/11

Comunicado de hoje

Reunido para analisar a entrevista concedida pelo presidente do CS Marítimo, SAD ao jornal «A Bola», na sua edição de sábado, o Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD deliberou o seguinte:

1 - Instaurar de imediato uma acção judicial ao referido dirigente, dada a falsidade e gravidade de algumas das suas declarações;

2 - A acção intentada pela FC Porto - Futebol, SAD não invalida outras, que possam ser levadas a cabo pelas pessoas atingidas, em termos individuais.

Porto, 14 de Fevereiro de 2011

O Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD

Regresso imediato ao trabalho a pensar na Liga Europa

Depois da vitória de ontem à noite sobre o SC Braga, o FC Porto regressou ao trabalho já esta segunda-feira de manhã, no Olival, onde deu início à preparação do encontro da primeira-mão dos 16-avos-de-final da UEFA Europa League.
Face à ausência de Pawel Kieszek, que se limitou a fazer trabalho específico de ginásio, Maia, dos Sub19, foi chamado a integrar o ensaio.
Além do guarda-redes polaco, apenas Rafa figura no boletim clínico. O lateral permanece em tratamento.
Falcao e Alvaro Pereira estão aptos.
Os Dragões realizam novo treino amanhã, às 10h30 (porta fechada), no mesmo local de hoje.

O FC Porto é o mais forte

O desafio era difícil, mas deixou André Villas-Boas satisfeito com a exibição e o resultado, ao ponto de ter sublinhado a superioridade dos Dragões sobre a concorrência, que se estende desde a defesa ao ataque; ambos, os melhores da Liga. Feliz, Otamendi fez os dois golos da vitória e recolheu em Braga o presente de aniversário. Ainda que com um dia de atraso.

André Villas-Boas: Exibição de qualidade
Foi uma exibição de qualidade e um resultado extremamente bom. A equipa esteve confiante, teve muita posse de bola, revelou boa organização e dominou totalmente o jogo. Nunca perdemos a referência do começo da temporada, embora seja normal que apareçam jogos mais complicados do que outros. Era um campo difícil, mas conseguimos a vitória. O FC Porto é o mais forte, porque é o melhor ataque, a melhor defesa, está imbatível na Europa e não precisa de abrir conferências de imprensa para mascarar agressões, nem de contratar um jogador no dia em que vai defrontar a sua equipa e tirá-lo de campo. Não tem a força do Benfica relativamente ao impacto da sua marca, como vocês gostam de dizer, mas somos um Porto que triunfa a todos os níveis, cá e na Europa. E não me lembro de ver os jogadores do Benfica tão crescidos quando foram salvos da Liga dos Campeões pela Taça UEFA. Vitórias destas trazem confiança. Foi um desgaste brutal, um jogo de alta intensidade e de grande agressividade. A recuperação mental e física é sempre acelerada.

Otamendi: Foi uma felicidade enorme
É verdade que não é normal um defesa marcar tantos golos, mas vieram num bom momento pessoal para mim. Festejei o aniversário com a minha família e isso deu-me força para este jogo. Acabou por correr bem. O apoio do grupo também tem sido fundamental. Este grupo está unido para encarar o que falta do campeonato. Foi importante ganhar aqui, este era um jogo chave para nós. Somos o melhor ataque e a melhor defesa. Vamos continuar assim para encarar o que falta do campeonato.


Fonte: Site Oficial

Braga 0 FC Porto 2


Estádio AXA

Relvado em bom estado

Espectadores 17478

Árbitro Duarte Gomes (AF Lisboa)

Golos: 0-1 Otamendi 45', 0-2 Otamendi 67'

Braga: Artur, Miguel Garcia, Paulão (Kaká, 44), Rodriguez, Sílvio, Vandinho (Custódio, 64), Leandro Salino (Hugo Viana, 46), Mossoró, Alan, Hélder Barbosa e Lima.
Treinador Domingos Paciência

FC Porto: Helton, Sapunaru (Sereno, 72), Rolando, Otamendi, Fucile, Fernando, João Moutinho (Guarin, 85), Bellushi, Varela (Mariano González, 90), James Rodriguez e Hulk.
Treinador André Villas-Boas

Cartões amarelos Belluschi (26 m), Fucile (26), Vandinho (28), Mossoró (59), Sapunaru (59), Hélder Barbosa (63), João Moutinho (69), Otamendi (74), Sílvio (78), Miguel Garcia (91) e Kaká (92).