02/12/06

FC Porto – Boavista, 20h30 na TVI

Deputados portistas assistem ao F.C. Porto-Boavista

Um grupo de cerca de 30 deputados da Assembleia da República vai estar presente este sábado no Estádio do Dragão, onde assistirão ao F.C. Porto-Boavista, partida da 12ª jornada da Liga 2006/07, que principia às 20h30 e que tem transmissão televisiva na TVI.
A visita deste grupo de deputados portistas principia, todavia, ao início da tarde, com um almoço-convívio, ao qual se seguirá uma visitada guiada ao Estádio do Dragão, durante a qual todos ficarão a conhecer por dentro a casa do F.C. Porto.
Fonte: Site oficial

Convocados: Pepe e Meireles no regresso de Adriano

Pepe e Raul Meireles, que no decorrer da semana realizaram treino condicionado, depois das iniciais passagens pelo Departamento Médico e pelo ginásio, num cuidado programa de recuperação e gestão de esforço, constam da lista de convocados para a recepção ao Boavista, encontro da 12ª jornada da Liga, lote do qual não fazem parte os nomes de Alan, Fucile, Paulo Assunção (viu o quinto cartão amarelo da época no jogo com o Belenenses) e Paulo Ribeiro.
Adriano, afastado da competição há mais de dois meses, devido a lesão, volta a integrar a relação de opções de Jesualdo Ferreira, tal como Tarik Sektioui e Vítor Baía, que se havia apresentado com uma tendinite no bícipede da perna direita em vésperas da deslocação a Belém.
No Estádio do Dragão, o plantel do F.C. Porto realizou, na manhã desta sexta-feira, o último treino antes do jogo de amanhã à noite, com o Boavista, tendo o treinador seleccionado os seguintes 18 jogadores: Adriano, Bosingwa, Bruno Alves, Bruno Moraes, Cech, Hélder Postiga, Helton, Ibson, João Paulo, Jorginho, Lisandro López, Lucho González, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Ricardo Costa, Tarik Sektioui e Vítor Baía.
No decorrer da sessão, Tomo Sokota fez treino condicionado, enquanto Anderson e Pedro Emanuel foram submetidos a tratamento. Os 18 convocados concentram-se ao final da tarde no Estádio do Dragão, seguindo para estágio numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia.
Fonte: Site oficial

01/12/06

"Os suspeitos do costume" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Afinal, os árbitros do Porto podem apitar os clássicos do futebol português. Durante algum tempo, fiquei com a impressão que a única regra válida, a única capaz de exorcisar o fantasma da suspeição que sempre assombra estes jogos - e os outros, já agora - fosse a insuspeita escolha de árbitros de Lisboa ou de lisboetas inocentemente incritos nos arredores da capital, mas estava distraído. A recente escolha de Jorge Sousa para o jogo de hoje em Alvalade esclareceu-me de definitivamente. Afinal, os árbitros internacionais do Porto também podem apitar clássicos, desde que, como é evidente, sejam clássicos disputados entre os dois grandes de Lisboa. Pelos vistos, não podem é apitar clássicos envolvendo o FC Porto. Faz sentido. A proximidade geográfica entre um árbitro e uma equipa da sua cidade serviria de multiplicador em relação a qualquer erro que, eventualmente, cometesse, aumentando a pressão e o clima de suspeição sobre o seu trabalho. Curiosamente, a regra não vale para os árbitros de Lisboa. Feitos de uma fibra moral diferente, com uma capacidade impar de resistência às pressões externas e acima de qualquer suspeita, os árbitros de Lisboa podem perfeitamente apitar clássicos entre o FC Porto e os seus rivais da capital. Duarte Gomes ou Pedro Proença são escolhas regulares para os Sporting-FC Porto ou FC Porto-Benfica do nosso calendário e, quando estes não estão disponíveis, a opção é quase sempre a mesma: Lucílio Baptista, um alfacinha de gema que teve o discernimento de apanhar um cacilheiro para ir a Setúbal increver-se, não fosse o critério geográfico meter-se no caminho de uma carreira recheada de clássicos que os portistas não esquecem.
RESSUSCITADOS
O Boavista vai estar estabilizado é uma equipa que vai renascer a qualquer momento porque tem qualidade, um bom treinador e uma história
Jesualdo Ferreira, treinador do FC Porto

Secção de Bilhar no Invicto

A bilharista do F.C. Porto CIN, Vânia Franco, entrou da melhor forma na nova época desportiva, vencendo categoricamente o 1º Open da Federação Portuguesa de Bilhar em Pool Feminino, que se realizou no Estádio do Mar, em Matosinhos. As restantes atletas portistas que participaram na prova tiveram um comportamento muito positivo, com Alexandra Cunha apenas a ser batida na final pela vencedora. Marina e Luísa Leal obtiveram também boas classificações.
Manuel, bilharista do F.C. Porto CIN e n.º 1 do Ranking Nacional há três épocas consecutivas, venceu o 1º Open da Federação Portuguesa de Bilhar, realizado em Coimbra. O atleta portista não deu hipóteses à concorrência, derrotando na final Pedro Pais, por 3-0, com a excelente média de 1,6. O também Dragão Santos Oliveira classificou-se em terceiro.
Fonte: Site oficial

30/11/06

Blogs Portistas: A Bolha

Porque no futebol há sempre espaço para a arte! Esta é a galeria de "Pobo do Norte: o pobo mais forte" e pretende ser um espaço de assinalável bom gosto estético e de rara beleza plástica neste lodo que é o nosso futebol. As imagens são da autoria do Xerxes. Bem-vindos à cultura!
É assim que define o autor deste blog.... É só dar uma espreitadela em:
http://www.ahloba.blogspot.com

"Renovação" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

O Atlético de Madrid já não quer Quaresma. O amuo dos colchoneros é a terceira consequência "gravosa" da carta que "Harry Potter" enviou à SAD do FC Porto, pedindo, antes de mais, para que não o deixasse ir para o clube espanhol. O que se compreende, já que seria o mais ou menos o mesmo do que optar por ver de graça o Quim Barreiros porque a outra opção era gastar dinheiro para ir ver os Rolling Stones a Copacabana. Mais de um milhão esteve na praia do Rio Janeiro, Quaresma não se importou de perder dinheiro e manter-se num clube que joga para ganhar no discurso e nos actos. O clube colchonero é um evidente caso de quem gasta para sustentar o discurso e por aí se fica, pelas meras palavras. O Atlético de Madrid é o actual quinto classificado e jura que luta apenas por um lugar na Liga dos Campeões. Em 2004, Quaresma assinou pelos campeões europeus a tempo de ser campeão do Mundo de clubes e de perder uma supertaça europeia... A outra consequência danosa do anúncio do presidente madrileno atinge de forma certeira o coração da competitividade do Bwin Liga. Basta atentar na importância de Quaresma na equipa azul e branca, capaz de resolver a tragédia com que foi encarada a lesão de Anderson. Sem o brasileiro, Quaresma foi a solução para um FC Porto que sobreviveu ao período pós-Katsouranis sem um arranhão e apenas com vitórias. A terceira consequência, selada agora com a declaração do presidente do Atlético, atinge em cheio as finanças do FC Porto porque fez evaporar dos cofres eventuais 15 milhões de euros, o preço pelo qual o jogador teria sido negociado pelos clubes. Feitas as contas, só Jesualdo Ferreira pode dar-se por feliz, porque continuará com Quaresma. Até ver.
Renovação, parte V - Uma mão cheia
Mais um voto confiança. Como fizera com Jesualdo Ferreira, Lucho, Pepe e Vieirinha. Desta feita o FC Porto accionou o direito de opção e comprou o passe de Fucile por 400 mil euros.

Trio em treino condicionado

Depois de ter efectuado trabalho de recuperação no início da semana, Pepe juntou-se, na manhã desta quinta-feira, a Raul Meireles e Sokota no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde o trio desenvolveu treino condicionado no decorrer do penúltimo de quatro aprontos de que Jesualdo Ferreira dispõe para preparar a recepção ao Boavista, da 12ª jornada da Liga, marcada para as 20h30 de sábado.
Vítor Baía deu continuidade ao treino integrado condicionado, programa que iniciou ontem, enquanto Anderson e Pedro Emanuel voltaram a receber tratamento no Departamento Médico.
O plantel do F.C. Porto volta a treinar amanhã de manhã (10h00), no Estádio do Dragão, com Jesualdo Ferreira a revelar a lista de convocados para o jogo com o Boavista no final da sessão.
Fonte: Site oficial

F.C. Porto venceu em Barcelos

O F.C. Porto garantiu esta quarta-feira o triunfo na deslocação ao reduto do Óquei de Barcelos, vencendo por 2-3. Com esta vitória a equipa azul e branca segue invicta na frente do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, depois de terem sido disputadas onze jornadas.
Os golos portistas foram apontados por Reinaldo Ventura (2) e Jorge Silva.
Fonte: Site oficial

Dragões vencem Belenenses e repartem liderança (Basket)

O F.C. Porto Ferpinta venceu o Belenenses, por 96-84, e ascendeu à liderança tripartida da Liga, que deixou de ter equipas invictas depois da derrota da Ovarense nos Açores, frente ao Lusitânia. Na noite desta quarta-feira, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, a equipa de Alberto Babo esteve em vantagem do primeiro ao último instante da partida, tendo, inclusive, construído uma diferença que atingiu os 23 pontos a meio do terceiro período.
Com a sexta vitória na competição, o F.C. Porto Ferpinta partilha o comando com Ovarense e Benfica, com vantagem sobre ambos os opositores na diferença entre pontos marcados e sofridos, mas com o inconveniente de ter perdido por um ponto (73-74) com a formação vareira, factor que confere uma ténue superioridade à equipa de Ovar.
Fonte: site oficial

Seis Dragões na Selecção Nacional

Seis atletas do F.C. Porto Vitalis foram convocados para Selecção Nacional de Andebol, que vai realizar, no Brasil, com a congénere local dois jogos de carácter amigável, que estão marcados para 1 e 4 de Dezembro.
Manuel Arezes, Ricardo Candeias, Carlos Martingo, Tiago Rocha, Álvaro Rodrigues e Pedro Solha foram os atletas azuis e brancos chamados à equipa nacional.
Fonte: Site oficial

F.C. Porto domina convocatória de Sub-19

O F.C. Porto é o clube com mais atletas convocados para a Selecção Nacional de Sub-19, que vai realizar dois jogos de preparação com a Polónia. O primeiro encontro está marcado para 5 de Dezembro, às 15h00, no Estádio Municipal de Portalegre, enquanto o segundo desafio está agendado para o dia 7 do mesmo mês, às 11h00, no Estádio Municipal de Castelo de Vide.
André Castro, André Santos, Bura, Candeias, Monteiro, Rui Pedro e Ventura são os Dragões que vão representar o conjunto luso nesta etapa preparativa.
Fonte: Site oficial

29/11/06

Raul Meireles e Baía no relvado

Depois de ontem terem trabalhado no ginásio, Raul Meireles e Vítor Baía subiram ao relvado no treino desta manhã, evoluindo ainda de forma condicionada.
O médio fez treino condicionado à parte do grupo, enquanto o guarda-redes cumpriu trabalho integrado condicionado, defendendo alguns remates. Ausente continua Pepe, que voltou a efectuar treino de recuperação e trabalho de ginásio.Sokota deu continuidade ao programa de recuperação, realizando treino condicionado no relvado. Anderson, que ontem se apresentou no Olival já sem gesso, e Pedro Emanuel fizeram tratamento no departamento médico, sendo que o defesa complementou a sessão com trabalho de ginásio.Os «dragões» voltam a preparar a recepção ao Boavista amanhã, pelas 10 horas, sessão sucedida pela conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira.
Fonte: A Bola

"Renovação" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Ainda ontem um amigo perguntou-me se fora por distracção que me esquecera de fazer a inscrição no primeiro curso de Criminologia que abriu na Faculdade de Direito do Porto. Garanti que nem sabia que isso existia, que muito menos tinha conhecimento que tinham aparecido 300 candidatos para 40 vagas. Mas quis saber onde estava a ironia que suportava a conversa em redor dos dois cafés tirados primorosamente pelo dono do estabelecimento, também ele amigo das conversas que dariam um livro. "Então", atacou ele, "parece-me que na tua área é cada vez mais importante saber fazer conversa sobre arguidos, arrestos, corrupção passiva, activa... olha que seria benéfico". Acenei à piada, mas retorqui que ainda é possível falar de futebol, mesmo que a discussão seja sobre a bola que entrou ou não, se o jogador estava alguns centímetros em fora de jogo ou plantado em posição irregular. Ataquei com todos os argumentos, falando das recentes renovações de contratos no FC Porto, encontrando em Lucho González, Pepe e Vieirinha, três óptimos assuntos de conversa que não precisam de curso de direito e muito menos de analogias exageradas com licenciatura em criminologia. Não sendo sobre o Dexia Banque, achei que o assunto tinha também algo que ver com finanças, porque o FC Porto aumenta com estas renovações a sua margem de discussão em eventuais transferências; não sendo sobre móveis, muito menos sobre arrestos deles, considerei que ao prolongar o contrato destes jogadores - os três com um percurso muito diferente no clube - permite que se sintam tratados como se fossem "prata da casa". E no campo teórico assegura-os por mais algumas épocas.
MAIS CONTAS - Disciplina vencedora
O FC Porto é líder em itens sem lugar para subjectividade: ataque mais concretizador, defesa menos batida, equipa penalizada com menos cartões e, com naturalidade, líder isolado da Bwin Liga.

Dois jovens brasileiros vão estagiar no FC Porto

O FC Porto vai receber dois jovens brasileiros, de 12 e 16 anos, que vão viajar brevemente para Portugal com o intuito de prestar provas no clube, depois de terem participado e vencido um casting que decorreu num centro comercial de Brasília durante o último fim-de-semana. Carlos Secretário, antigo jogador dos dragões, foi o elemento destacado pela formação portista para descobrir estes jovens talentos, que vão ter agora a possibilidade de participar num estágio de observação a decorrer na cidade do Porto. Paula Pinto, a produtora de conteúdos do casting, revelou, em declaração ao site MaisFutebol, que Bruno Oliveira, de 12 anos, já sabe inclusivamente que “vai ficar em definitivo no FC Porto”, porque Carlos Secretário considerou que ele “encaixava no perfil desejado pelo clube”. Filipe Nunes, de 16 anos, é que ainda não sabe o que lhe vai reservar o futuro, a não ser que terá direito a uns dias de trabalho no Olival. Esta iniciativa vai agora estender-se a mais cidade brasileiras, a começar por Fortaleza, no próximo ano.
Fonte: O Jogo

Anderson agora sem gesso

Anderson retirou segunda-feira o gesso da perna direita e já se movimento sem grandes dificuldades, aguardando por ordens para iniciar o trabalho específico no ginásio. A recuperação está a decorrer dentro dos prazos previstos e as perspectivas são optimistas. Em breve, Anderson vai retirar os parafusos da perna, condição essencial para puder voltar a treinar. Apesar do azar e de estar impedido de fazer o que mais gosta, jogar à bola, a boa disposição do miúdo não se altera. Ontem, entre as sessões de tratamento, deu uma espreitadela ao treino dos companheiros. De chinelos e com uma meia apenas no pé esquerdo, cumprimentou Antero Henrique e Reinaldo Teles e ainda acenou para o outro lado do campo, onde a bola rolava a grande velocidade. Um mês depois da cirurgia, Anderson livrou-se do incómodo do gesso e ganhou liberdade de movimentos. Já pode apoiar o pé no chão e deixou de precisar de terceiros para se apresentar diariamente no Olival, uma vez que consegue conduzir normalmente.
Na prática, pode dizer-se que parte do pior já passou para o craque do FC Porto. Contudo, a recuperação ainda está numa etapa inicial e serão necessários mais alguns meses até que os adeptos possam voltar a vibrar com as fintas e diabruras do número 10 do campeão nacional. A próxima fase no processo será a nova passagem pela mesa de operações com o objectivo de retirar os parafusos e uma pequena tala, que lhe foram colocados aquando da cirurgia para reparar a fractura do perónio, e ainda de alguns ligamentos, da perna direita. Tudo aconteceu há precisamente um mês. No dia 28 de Outubro o FC Porto recebeu o Benfica e Anderson só esteve em campo meia-hora, saíndo após uma entrada viril de Katsouranis. No dia seguinte, foi operado pelo médio José Carlos Noronha.
Fonte: O Jogo

Jorge Nuno Pinto da Costa em Castro Daire

Jorge Nuno Pinto da Costa vai estar presente na inauguração das novas instalações da Casa do F.C. Porto de Castro Daire, que está marcada para esta quinta-feira. A acompanhar o presidente do emblema azul e branco vão estar Castro Neves, responsável pelas filiais e delegações do clube, Júlio Marques, e o ex-atleta Bandeirinha.
Do programa das festividades consta uma concentração, às 18h30, no jardim municipal, e posteriormente, às 18h45, a comitiva portista será recebida na Câmara Municipal. Para as 19h15, está agendada a inauguração das novas instalações da delegação, para depois, às 20h00, ter lugar o habitual jantar de convívio, que se realizará no Restaurante Carneiro.
Fonte: Site oficial

Sub-14: Nove Dragões em convocatória da AF Porto

Nove atletas do F.C. Porto foram convocados para um treino da selecção de sub-14 da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), que se destina a preparar o Torneio de Natal, marcado para 22 e 23 de Dezembro.
Igor, Ruben Teixeira, Gil Santos, Júlio Sérgio, Ricardo Catarino, Pedro Ribeiro, Carlos Alexandre, Agostinho e André Teixeira foram os jovens Dragões chamados para esta etapa preparativa, que está agendada para segunda-feira, 4 de Dezembro, às 18h00, no campo do Sra. da Hora.
Fonte: Site oficial

28/11/06

Anderson candidato final ao prémio «Golden Boy»

O médio do FC Porto, Anderson, está entre os três candidatos finais ao prémio «Golden Boy», iniciativa do diário italiano Tuttosport para encontrar o melhor sub-21 (nascido depois de 1986) a actuar no futebol europeu.
O brasileiro terá a concorrência do avançado argentino Leo Messi (Barcelona), actual detentor deste troféu, e do médio espanhol Cesc Fabregas (Arsenal).O nome do vencedor será divulgado no próximo fim-de-semana, depois da votação de 30 jornalistas de diferentes países, especializados em futebol internacional.
Fonte: A Bola

"Asneiras" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Entre as muitas coisas que costumam dizer entre dois copos de cerveja morna, os ingleses têm o hábito de lembrar que "two wrongs don't make a right", uma forma simples de dizer que duas asneiras não se anulam mutuamente, antes acumulam, multiplicando-se e aproximando exponencialmente o seu autor do animal que está na raiz etimológica da palavra asneira. Ora, Olegário Benquerença passou os últimos anos vergado sob o peso de uma decisão polémica tomada num Benfica-FC Porto que ninguém esquece. Petit rematou e Baía defendeu a dois tempos. Para os benfiquistas, a bola entrou pelo menos uns bons dois metros na baliza portista antes de o guarda-redes completar a defesa; para os portistas, a bola estava pelo menos a uns bons dois metros da linha de golo quando Baía a afastou definitivamente. Olegário Benquerença decidiu que não tinha sido golo. Ninguém sabe exactamente se a bola entrou ou não, mas isso não impediu a cruxificação pública do árbitro. Decidir contra o Benfica foi uma asneira, nem que seja por uma questão estatística: em caso de dúvida, um árbitro avisado decide a favor do clube dos seis milhões. Foi isso que Olegário fez no Restelo. Em caso de dúvida, decidiu a favor dos seis milhões. João Ferreira fez mais ou menos o mesmo na Luz. Depois de ter expulso dois benfiquistas no Bessa, teve que ouvir das boas de Petit logo ali, e de meio mundo mais tarde. Fez asneira e aprendeu a lição. No jogo da Luz, onde certamente apitou sem pressão depois desse episódio, expulsou um jogador do Marítimo quando o jogo estava empatado e impediu outro de entrar em campo o tempo suficiente para os encarnados desempatarem o jogo. Desta vez Petit não teve nada desagradável para lhe dizer e meio mundo vai ficar calado, mas isso não muda a essência das coisas: tentou anular uma asneira com outra mas apenas as acumulou. E todos sabemos onde isso o deixa em termos etimológicos.

Elmano Santos no F.C. Porto-Boavista

Elmano Santos, da AF Madeira, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro da 12ª jornada da Liga entre F.C. Porto e Boavista, que está marcado para sábado, às 20h30, no Estádio do Dragão.
Sérgio Lacroix e Bernardino Silva foram os árbitros assistentes designados para esta partida.
Uma só palavra: MEDO!!!

Postiga e Quaresma falam para a UEFA Champions League

A excelente campanha que o F.C. Porto está a realizar no Grupo G da UEFA Champions League não deixa ninguém indiferente. Para além do futebol que os azuis e brancos apresentam no relvado, muitas são as atenções centradas nos seus atletas.
Esta terça-feira, uma equipa de reportagem do programa televisivo semanal da UEFA Champions League passou pelo Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para recolher depoimentos de Hélder Postiga e Ricardo Quaresma para, desta forma, dar a conhecer um pouco melhor a toda a Europa estes dois jogadores do F.C. Porto.
Estejam atentos às próximas emissões do programa na Sport Tv.
Fonte: Site oficial

F.C. Porto encontra Atlético na Taça de Portugal

O F.C. Porto vai defrontar o Atlético Clube de Portugal na quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro vai realizar-se no fim-de-semana de 7 de Janeiro, no Estádio do Dragão.
Na terceira eliminatória da competição o conjunto lisboeta eliminou o Torreense, no desempate por marcação de grandes penalidades (2-4), depois de nos 120 minutos se ter registado um empate a um golo.
O Atlético é um histórico do futebol português, que neste momento lidera a Série D da II Divisão Nacional, depois de ter ascendido a este escalão no ano transacto. Do palmarés da formação de Alcântara contam-se dois 3º lugares no Campeonato Nacional (1944 e 1950), 2 Campeonatos Nacionais da II Divisão, 2 Campeonatos da III Divisão e duas presenças como finalista vencido da Taça de Portugal, em 1946 e 1949.
A maior vitória do F.C. Porto sobre o Atlético remonta à temporada de 1945/46, em que os Dragões venceram por 11-0. O último confronto aconteceu, precisamente para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, a 26 Novembro de 2000, no Estádio das Antas, em jogo que os azuis e brancos venceram por 2-1. Pizzi e Capucho foram os autores dos golos portistas.
Fonte: Site oficial

Campeão de volta aos treinos

O plantel do F.C. Porto retomou esta terça-feira o trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, depois da folga de um dia que se seguiu à vitória no Restelo. A equipa de Jesualdo Ferreira deu início imediato à preparação do próximo compromisso na Liga 2006/07, frente ao Boavista. A partida da 12ª jornada está agendada para sábado, às 20h30, no Estádio do Dragão.
Pepe e Raul Meireles não evoluíram às ordens do treinador azul e branco e desenvolveram treino de recuperação e ginásio. Sokota, apesar de ter subido ao relvado, voltou a cumprir nova sessão de treino condicionado.
Pedro Emanuel e Anderson mantiveram-se pelo departamento médico, onde efectuaram tratamento às respectivas lesões. Este programa foi também desenvolvido por Vítor Baía, se bem que o guarda-redes tenha ainda passado pelo ginásio.
Amanhã, o F.C. Porto volta a treinar em Vila Nova de Gaia, a partir das 10h00. O apronto decorrerá à porta aberta para a Comunicação Social nos 15 minutos iniciais.
Fonte: Site oficial

27/11/06

Fibra de campeão: Belenenses-F.C. Porto, 0-1

Já a bola rolava há uns quantos minutos quando o F.C. Porto se apercebeu que estava só, que quase tudo quanto acontecesse em cerca de hora e meia seria consequência da sua exclusiva transpiração. Tinha adversário, mas faltava quem consigo quisesse jogar, porque, por vontade do Belenenses, o jogo acabaria no mesmo instante em que começou. Com ou sem temporal, que não passou de uma negra previsão. À excepção dos inevitáveis movimentos defensivos e dos indispensáveis gestos atacantes, o Belenenses confiou cegamente o jogo nos braços do campeão e esperou, até desesperar, pelo erro que não surgiu.Perante um adversário extremamente encolhido, que procurava espartilhá-lo num quarto do espaço disponível, talhado para um conta-ataque efémero, ao ponto de transmitir, durante longos períodos, a sensação de ter abdicado do encontro, e disposto a aguardar pelo lapso adversário, o F.C. Porto viu-se forçado a reinventar articulações e relvado para concretizar intenções e ameaças.O brilho não foi frequente, nem poderia, num terreno minado por chuvas intensas, mas a exibição deixou bem vincada a fibra e a persistência de quem quis vencer desde o primeiro instante e de quem poderia colocar-se em vantagem ao sétimo minuto. Na transformação de um pontapé de canto, Ricardo Quaresma parece ter conseguido o golo, num arco escrupulosamente medido, mas a confirmação de Hélder Postiga acabaria por devolver a bola à linha de baliza, sem que árbitro ou auxiliar confirmassem o tento.Na insistência, a revelada em quase toda a partida e no lance em particular, e já depois de Pepe ter acertado com estrondo na trave, o F.C. Porto acabaria por marcar 34 minutos mais tarde, a quatro do intervalo. Bruno Alves antecipou-se a Marco Gonçalves, permitindo o remate vitorioso de Hélder Postiga, que, além de apontar o único tento do encontro, fez o seu sétimo golo na Liga.Estranhamente, mesmo em desvantagem, o Belenenses preferiu não reagir ao golo de imediato, respondendo já bem para lá do recomeço, e dispondo-se novamente a aguardar pelo erro do opositor, que não surgiria. Por essa e por outras razões, que extravasam o limite da táctica e tiveram em Ricardo Quaresma a sua expressão máxima, o perigo sucedia apenas na aproximação à baliza belenense. Postiga poderia ter marcado de novo, Quaresma trocava o cruzamento aguardado pelo inesperado remate e quase surpreendia. O resto foi gestão. De energias e do encontro, pelo qual o adversário não fez muito.
FICHA DO JOGO
Liga 2006/07 (11ª jornada – 26 Novembro 2006)
Estádio do Restelo, em Lisboa
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: Sérgio Serrão e Luís Marcelino e 4º árbitro: Sandro Soares
BELENENSES: Marco Gonçalves; Gaspar, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Ruben Amorim, Sandro Gaúcho, Silas «cap.» e José Pedro; Roma e Manoel
Substituições: Roma por Eliseu (56m), Ruben Amorim por Cândido Costa (62m) e Manoel por Dady (72m)
Não utilizados: Marco Pinto, Vasco Faísca, Mancuso e Sousa
Treinador: Jorge Jesus
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hélder Postiga e Quaresma
Substituições: Paulo Assunção por Ibson (46m), Hélder Postiga por Bruno Moraes (69m) e Quaresma por Alan (85m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Jorginho e João Paulo
Treinador: Jesualdo FerreiraAo intervalo: 0-1
Marcador: Hélder Postiga (41m)
Disciplina: Cartão amarelo a Ruben Amorim (20m), Paulo Assunção (24m), Rodrigo Alvim (50m), Nivaldo (82m), Sandro Gaúcho (88m) e Ibson (90m)
Declarações de Jesualdo Ferreira: «Este jogo teve um cariz e um envolvimento diferente do jogo na Rússia. Hoje o F.C. Porto não esteve tão fulgurante como em jogos anteriores, por culpa do Belenenses, que praticamente não atacou na primeira parte. Ainda assim tivemos oportunidades para marcar mais do que um golo. Na segunda parte controlámos o adversário. O Belenenses quis marcar, mas nós também. Ganhámos com um jogo suado e colectivamente muito bom. Era sempre fundamental ganhar aqui, frente a uma boa equipa, para manter a vantagem sobre os adversários»
Declarações de Hélder Postiga: «A época do F.C. Porto está a ser boa e isso é bom para qualquer jogador. Era importante, depois da grande exibição de Moscovo, reentrar no campeonato de forma positiva, especialmente em casa de uma equipa que é sempre complicada. Parabéns à equipa pela vitória»

Resultados da formação no fim-de-semana

Resultados do sábado
Sub-16 - Campeonato Nacional (Série A)
Padroense, Rio Ave, 5-1
Sub-15 - Campeonato Nacional de Iniciados (Série B) - 11ª jornada
F.C. Porto-Feirense, 4-0
Sub-11 - Campeonato Distrital de Infantis
F.C. Porto-Vilanovense, 13-0
II Divisão do Campeonato Distrital de Infantis (Série 3)
F.C. Porto-Gondim, 9-0
Escolas - Campeonato Distrital de Futebol de Onze
F.C. Porto-Ramaldense, 8-0
Campeonato Distrital de Futebol de Sete
Freamunde-F.C. Porto, 1-7
Bairro Falcão-F.C. Porto, 3-2
Resultados do domingo
Sub-17 - Campeonato Nacional de Juvenis (Série B) - 10ª Jornada
F.C. Porto-Boavista, 3-2 (Ramon [11m], auto-golo [25m], Josué [50m])
Sub-14 - Campeonato Distrital de Iniciados
F.C. Porto-Salgueiros, 1-0

Resultados das modalidades

O F.C. Porto garantiu este sábado mais um triunfo a contar para o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A equipa portista recebeu e derrotou, em Fânzeres, a Juventude Ouriense, por 3-1, em jogo da 10ª jornada da competição, e mantém-se na liderança da classificação, com 28 pontos.
O F.C. Porto Ferpinta apresentou-se muito forte na Figueira da Foz, onde venceu o Ginásio por um expressivo 59-81. O encontro da 7ª jornada do Campeonato da Liga de Basquetebol, que se disputou este domingo, foi inteiramente dominado pelos azuis e brancos que realizaram uma exibição de grande nível.
O F.C. Porto Vitalis recebeu este domingo, em Santo Tirso, o S. Bernardo, tendo vencido por 35-27. O conjunto de Carlos Resende regressou às vitórias no Campeonato da Liga de Andebol com uma exibição muito sólida, que lhe permitiu chegar ao triunfo com alguma tranquilidade.
Na primeira jornada dos Campeonatos Regionais de Natação, que se disputaram entre 24 e 26 de Novembro, em Felgueiras, o F.C. Porto alcançou dois recordes nacionais nas estafetas de 4x50 metros livres. Na estafeta feminina, a equipa azul e branca, composta por Cláudia Moreno, Marta Marinho, Sara Loureiro e Sara Oliveira, obteve o máximo nacional absoluto com o tempo de 1m48s37. Por sua vez, na estafeta júnior masculina, a formação portista, constituída por Daniel Pinto, Francisco Quintal, Paulo Santos e Tiago Costa, bateu o recorde nacional do seu escalão (1m35s76).
Fonte: Site oficial