28/07/18

Aconteceu a 28 Julho 1977

Neste dia, Luís César foi nomeado secretário-técnico do plantel principal do FC Porto, função que desempenhou durante 32 anos. Esta escolha enquadrou-se numa reformulação do departamento de futebol portista encetada por Jorge Nuno Pinto da Costa e José Maria Pedroto, que resultou no regresso do clube aos títulos após uma longa travessia do deserto. Já reformado, Luís César continua um portista de primeira água e é um coleccionador ávido de objectos relacionados com o clube.

Dragões Diário 28-07-2018

6 de maio de 2018. Há quase três meses, o plantel principal do FC Porto subiu ao relvado do Dragão já com o estatuto de campeão nacional, bateu o Feirense por 2-1 e, no fim, ergueu o troféu da Liga portuguesa, que coroou uma grande temporada. As emoções dessa noite ainda estão frescas e são um bom ponto de partida para 2018/19, que está aí à porta. O objectivo é voltar a senti-las. Hoje é o dia do regresso a casa.

A festa de apresentação, como de costume, incluirá atuações musicais, animação fora do estádio e a chamada individual dos jogadores, mas o momento mais alto do dia será o jogo com o Newcastle (20h). Sabe quantas vezes o FC Porto enfrentou este clube histórico? Lembra-se de todos os jogadores que representaram os dois conjuntos? Conhece bem o percurso de Bobby Robson nas duas equipas? João Queiroz conta-lhe tudo nas páginas 24 a 27 da Dragões, que pode consultar livremente aqui ou adquirir na FC Porto Store antes do jogo.

Também de festa foi o clima que se viveu ontem na Afurada, onde esteve Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente dos Dragões foi recebido na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, na Junta de Freguesia da Afurada e na Casa do FC Porto daquela localidade, conviveu com os portistas locais, discursou sobre as manobras dos rivais e deixou uma garantia aos adeptos: São o vosso espírito e a vossa força que fazem do Dragão um vencedor.

Na véspera da festa de apresentação, o plantel voltou a treinar à porta fechada no Olival. A sessão foi dupla e os jogadores ausentes ou limitados foram os mesmos dos últimos dias:  Mbemba, que fez tratamento, Danilo e José Sá, que realizaram treino condicionado e trabalharam no ginásio.

Já é conhecido o calendário da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. O FC Porto arranca a competição no Dragão Caixa, frente ao Imortal Basket, e termina-a com a receção ao CAB Madeira. O primeiro clássico está agendado para a quinta jornada, no Pavilhão da Luz, contra o Benfica. Pode consultar aqui o calendário completo.

O primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de natação, que se disputam em Oeiras, rendeu seis medalhadas para o FC Porto: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Siga a ligação para conhecer os resultados dos nadadores azuis e brancos.

27/07/18

Aconteceu a 27 Julho 2003

Em 2003, Nélson Évora, que cinco anos depois viria a conquistar uma medalha de ouros nos Jogos Olímpicos de Pequim, era atleta do FC Porto. Neste dia, em Tampere (Finlândia), tornou-se campeão europeu de triplo salto na categoria de juniores, dois dias depois de também ter sido o melhor no salto em comprimento. Foram os primeiros grandes feitos na carreira de um dos mais importantes atletas portugueses de sempre.

Dragões Diário 27-07-2018


É já amanhã o grande dia da festa de apresentação do FC Porto para 2018/19. As portas do Estádio do Dragão abrem às 17h00, mas a animação começa bem mais cedo, às 14h. Entre outras atrações, está confirmada a presença do Draco e haverá música ao vivo e pinturas faciais gratuitas. O jogo frente ao Newcastle United arranca às 20h.

Se é detentor de Lugar Anual, já tem entrada garantida na festa de amanhã (para quem não é, já só há 3000 bilhetes). Se não tiver oportunidade de estar presente, pode sempre ceder a sua cadeira a outra pessoa. Uma vez mais, esta época o Lugar Anual é pessoal, mas transmissível, desde que cumpridas as condições.

Enquanto não chega o dia de pisarem pela primeira vez nesta temporada o relvado do Dragão, e após uma semana e meia de trabalho no Algarve, o plantel principal do FC Porto regressou ontem aos treinos no Olival. O boletim clínico mantém-se inalterado e, por isso, continua a contar com três nomes inscritos.

O primeiro grande objectivo no horizonte da equipa é a conquista da Supertaça, que se disputa a 4 de agosto, frente ao Desportivo das Aves, em Aveiro. Ontem esgotou a segunda tranche de bilhetes disponibilizada para essa partida nas bilheiteiras do Dragão, mas há uma boa notícia: segunda-feira há mais ingressos. 

Outra boa notícia, especialmente para os portistas de Vila Nova de Gaia, é esta: Jorge Nuno Pinto da Costa estará hoje na Casa do FC Porto da Afurada. A festa arranca às 18h30.

A seleção portuguesa de Sub-19 qualificou-se ontem para a final do Europeu de futebol da categoria, graças a uma vitória por 5-0 sobre a Ucrânia. A equipa de que fazem parte os portistas Diogo Costa (que ontem foi titular) e Diogo Queirós vai enfrentar a Itália no jogo decisivo, agendado para domingo (17h30).

26/07/18

Aconteceu a 26 Julho 1951

Faltavam dez meses para a inauguração do Estádio das Antas quando, neste dia, foi semeada a relva do novo estádio. Norman Hall, ex-jogador de classe da década de 1920 e sócio honorário, dirige todos os trabalhos, ele que foi a Inglaterra fazer a seleção das melhores sementes.

Dragões Diário 26-07-2018

Terminou ontem o estágio que o FC Porto realizou em Lagos, no Algarve, e a equipa já está de volta à Invicta. Os campeões nacionais realizaram um treino de conjunto com o Farense, da parte da manhã, e venceram por 2-0, com golos de Corona e Hernâni. No boletim clínico, o nome de Mbemba (entorse no joelho esquerdo) juntou-se aos de Danilo Pereira (treino condicionado e trabalho de ginásio) e José Sá (tratamento). Hoje é dia de regressar ao Olival.

Sir Bobby Robson diz-nos muito. E é também o grande elo de ligação entre FC Porto e Newcastle, que se vão defrontar no próximo sábado (20h), no Estádio do Dragão, na Apresentação 2018/19 dos campeões nacionais. Falecido a 31 de julho de 2009, o antigo treinador sentou-se no banco portista entre 1993 e 1996, conquistando dois Campeonatos (os primeiros da série do Penta), uma Taça de Portugal e duas Supertaças. No domingo, será recordado no Estádio do Dragão, mas a marca que deixou na história do FC Porto e do futebol mundial é eterna.

A partir de hoje, está alargada ao público a venda de bilhetes para a Apresentação 2018/19 do FC Porto, agendada para o próximo sábado. O evento inclui o jogo particular entre FC Porto e Newcastle, com início marcado para as 20h, no qual, como já referimos, será recordado Sir Bobby Robson. No sábado, as portas do Estádio do Dragão abrem às 17h00 e já estão vendidos 44 mil bilhetes.

A nossa equipa de andebol continua a preparar 2018/19 e está em São Pedro do Sul, onde se encontra a realizar um estágio até ao próximo sábado. Em jeito de balanço do trabalho que começou há pouco mais de uma semana, os guarda-redes Alfredo Quintana e Hugo Laurentino falaram sobre o novo treinador, Magnus Andersson, sobre as caras novas no plantel e sobre a amizade que os une desde 2011, ano em que o destino os juntou na baliza do FC Porto.

25/07/18

Aconteceu a 25 Julho 1956

Neste dia, o FC Porto anunciou em comunicado a saída do treinador Dorival Yustrich, que tinha chegado um ano antes do Brasil e conduzido os Dragões à primeira dobradinha da sua história. Uma das contratações exigidas pelo técnico brasileiro foi Gastão, um médio ofensivo que se distinguia pelo requinte técnico e que representaria o FC Porto até ao final da carreira, em 1960. Gastão faleceu recentemente, a 25 de maio de 2018.

Dragões Diário 25-07-2018

O FC Porto despede-se hoje do Algarve, onde tem estagiado desde o início da semana passada. Ontem realizaram-se mais dois treinos, em Lagos, e, como tem sido habitual, houve dois nomes inscritos no boletim clínico: Danilo, que fez treino condicionado e trabalhou no ginásio, e José Sá, que fez tratamento. Chancel Mbemba foi a principal novidade das sessões.

Maxi Pereira participou no Mundial da Rússia e por isso só se juntou aos companheiros no sábado. O lateral uruguaio falou ontem ao Porto Canal e a fcporto.pt e mostrou-se feliz e ambicioso por continuar de dragão ao peito: Estou muito contente que isto tenha acontecido [a renovação]. Temos novos objectivos, novas oportunidades. Esta é mais uma oportunidade de demonstrar valor e atingir os objectivos que temos.

Estão a voar os bilhetes para os próximos dois jogos do FC Porto. Para a apresentação com o Newcastle, no sábado, já foram vendidas 42 mil entradas. Para a Supertaça, uma semana depois, esgotou o primeiro conjunto de ingressos disponibilizado no Estádio do Dragão. Se quer ir a Aveiro e ainda não tem bilhete, não desespere: há mais, e a partir de amanhã a venda é alargada ao público em geral. 

O cavaleiro Roberto Brasil, que representa o FC Porto, e a égua Fürstin P ocupam atualmente o segundo lugar no ranking dos Estados Unidos de Young Horse Dressage National Championships Five-Year-Old Division. A dupla parte para a final do campeonato nacional, que se realiza em agosto, com o objectivo de alcançar o topo.

24/07/18

Aconteceu a 24 Julho 2011

Neste dia, o jogo de apresentação da versão 2011/12 do FC Porto foi disputado no Estádio do Dragão, e foi uma reedição da partida da Taça Intercontinental de 1987, frente aos uruguaios do Peñarol. Como tinha acontecido há 30 anos, os Dragões venceram, desta vez por 3-0, com golos de Kléber, Hulk e Walter.

Dragões Diário 24-07-2018

O plantel principal do FC Porto conta desde ontem com mais um defesa central. Trata-se de Chancel Mbemba, internacional congolês de 23 anos contratado ao Newcastle, de Inglaterra, que também conta no currículo com uma passagem pelo Anderlecht, da Bélgica. O capitão da seleção da República Democrática do Congo assinou até 2022.
 
Em exclusivo ao Porto Canal e a fcporto.pt, o defesa expressou uma grande felicidade por ingressar num clube que toda a gente conhece”. De resto, as memórias que tem do FC Porto até já têm alguns anos: Lembro-me do FC Porto que ganhou a Liga dos Campeões, com José Mourinho. Nessa altura, não pensava que um dia poderia jogar nesta grande equipa.
 
Quem também prestou declarações exclusivas ao Porto Canal e ao site foi João Pedro, que trabalha na Europa há menos de um mês e considera que a adaptação está ser muito boa. O lateral destacou que o futebol que agora tem de jogar é muito diferente do que praticava no Brasil, mas Sérgio Conceição, que ontem dirigiu mais um treino em Lagos, tem sido um ótimo professor: Ele trabalha muito acima da média, passa-me muitas coisas e tem-me ajudado muito.
 
A formação de Sub-15 iniciou hoje os trabalhos de pré-temporada, no Olival. O novo treinador deste escalão é Sérgio Ferreira, que transita dos Sub-14 da Dragon Force e que aproveitou o primeiro dia nas novas funções para abordar o futuro: O plano colectivo é superior a tudo.
 
Esta equipa de Sub-15, tal como as de Sub-17 e Sub-19, vai ter estampada nas camisolas de 2018/19 o logótipo da Panike, marca de panificação que se tornou parceira do FC Porto para as próximas três épocas, no âmbito de um acordo que vai muito para além da publicidade.

22/07/18

Aconteceu a 22 Julho 1997

Neste dia, João Pinto anunciou o final de uma carreira extraordinária de um dos melhores laterais-direitos da história do FC Porto. De azul e branco, João Pinto sagrou-se campeão nacional em todos os escalões jovens, conquistou nove Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Pelos títulos, mas também pelo exemplo, pela garra e, sobretudo, pelo portismo, João Pinto é eterno.

Dragões Diário 22-07-2018

Maxi Pereira, que renovou contrato com o FC Porto, Herrera e Corona juntam-se hoje ao plantel, em Lagos, que ontem recebeu mais dois treinos dos campeões nacionais. Entre os jogadores à disposição de Sérgio Conceição não estiveram Danilo Pereira (treino condicionado e trabalho de ginásio) e José Sá (tratamento), bem como Saidy, Ewerton, Oleg, Paulinho, Waris e Mikel, que deixaram o estágio da equipa no Algarve. Mais logo, a partir das 20h (Sport TV), há jogo frente aos ingleses do Everton, a contar para a Algarve Football Cup, mas daqui a pouco também há treino.

Os bilhetes para a Apresentação 2018/19 do FC Porto, agendada para 28 de julho (sábado), serão colocados à venda amanhã, a partir das 10h00, em exclusivo para sócios. O evento inclui o jogo particular entre FC Porto e Newcastle, com início marcado para as 20h00, no qual será recordado Sir Bobby Robson, um grande elo de ligação entre os dois clubes. Nesse dia 28, as portas do Estádio do Dragão abrem às 17h00.

O FC Porto B bateu ontem o Ontinyent, por 5-1, em jogo de caráter particular disputado no Complexo Soccer Inter-Action, em Enguera, Valência (Espanha), onde os Dragões estão a realizar um estágio de pré-temporada. Rui Moreira, Rúben Macedo, Inácio, Fede Varela e Christopher apontaram os golos da equipa comandada por Rui Barros.

Portugal e Espanha são os finalistas do Europeu de hóquei em patins, que termina este domingo na Corunha, em Espanha. Ontem disputaram-se as meias-finais e a seleção portuguesa levou a melhor sobre a Itália de Giulio Cocco, por 4-2, com golos dos Dragões Gonçalo Alves e Rafa. Na outra meia-final, a Espanha bateu a França, por 8-2, e tem duelo marcado com Portugal às 18h30.

Raúl Alarcón mantém-se na liderança da geral individual do Grande Prémio Portugal Nacional 2, cuja quarta etapa se realizou ontem, entre Montargil e Aljustrel (159,7 quilómetros). O ciclista espanhol da W52-FC Porto, que lidera a geral coletiva, continua com 2m39s de vantagem sobre Mário González (Sporting-Tavira) e 2m43s sobre David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli). Hoje corre-se a quinta e última etapa, e vai ligar Ferreira do Alentejo a Faro (142,8 quilómetros).