26/01/08

Hélder Barbosa estreia-se nas convocatórias

Hélder Barbosa foi convocado por Jesualdo Ferreira para a visita ao Sporting, numa lista em que regressam, em relação ao jogo da Taça de Portugal, Bosingwa, Helton, Bruno Alves, Paulo Assunção e Raul Meireles, e em que saem Castro, João Paulo, Rui Pedro, Kazmierczak e Ventura.
Concluída a semana de trabalho, este sábado de manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o F.C. Porto concentra-se ainda hoje, a meio da tarde, no Estádio do Dragão, de onde parte para estágio.
O jogo frente ao Sporting, relativo à 17ª jornada da Liga, para o qual foram convocados Adriano, Bolatti, Bosingwa, Bruno Alves, Cech, Farías, Fucile, Hélder Barbosa, Helton, Lino, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma, Raul Meireles e Stepanov, realiza-se amanhã, às 20h00, no Estádio de Alvalade.

Fonte: Site oficial

"Quebrar enguiços" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Pelos vistos, Jesualdo Ferreira nunca ganhou ao Sporting em Alvalade. Curiosamente, antes do clássico da primeira volta, no Dragão, alguém tinha descoberto que Jesualdo Ferreira nunca tinha ganho a Paulo Bento. Aparentemente, há sempre alguma coisa que Jesualdo Ferreira tem a oportunidade de fazer pela primeira vez a cada clássico que passa e isso não deixa de ser um privilégio muito grande para um treinador tão experiente como é o actual campeão nacional. De resto, este tipo de contabilidade dá sempre muito jeito em vésperas de clássicos, quando a actualidade informativa nem sempre corresponde às necessidades de espaço dos jornais. De qualquer forma, se faltassem estímulos ao treinador do FC Porto para vencer o clássico, e certamente não faltam, a hipótese de quebrar mais um enguiço poderia servir de motivação. De resto, há mais coisas que Jesualdo Ferreira nunca conseguiu antes e que pode conseguir no jogo de Alvalade. Por exemplo, Jesualdo Ferreira nunca antes teve a oportunidade de deixar o Sporting a 17 pontos de distância. Ou de atirar a equipa de Alvalade para o quinto lugar da classificação. Há coisas que só acontecem uma vez na vida das pessoas, outras que estão sempre a acontecer, e se a primeira vez é a mais difícil, também costuma ser a que sabe melhor.

Em casa
Sinto-me muito confortável no FC Porto.
Jesualdo Ferreira, Treinador

24/01/08

Rabiola e convocados da Intercalar de volta aos treinos

Regressado da Selecção Portuguesa de sub-19, Rabiola já treinou, esta quinta-feira de manhã, com o plantel do F.C. Porto, ao qual se juntaram igualmente Bolatti, Castro, Hélder Barbosa, Kazmierczak, Lino, Stepanov e Ventura, que ontem também não participaram na sessão de trabalho, devido ao compromisso dos Dragões na Liga Intercalar.
Jesualdo Ferreira prepara assim, praticamente na máxima força, o desafio frente ao Sporting, que volta a ser ensaiado pelos Bicampeões Nacionais amanhã, às 10h00, à porta fechada, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em cujo auditório o treinador do F.C. Porto fará, pelas 12h30, em conferência de imprensa, a antevisão deste jogo da 17ª ronda da Liga 2007/08.

Fonte: Site oficial

Raul Meireles: «Vamos entrar com o objectivo de ganhar»

Feliz por ter renovado com o F.C. Porto, Raul Meireles quer retribuir a confiança do clube no seu valor com a conquista de mais vitórias, a começar já no próximo domingo, sobre o Sporting, no Estádio de Alvalade, em jogo da 17ª jornada da Liga 2007/08, agendado para as 20h00.
O www.fcporto.pt transcreve, nos parágrafos seguintes, as declarações proferidas pelo número 16 azul e branco, na «super flash» de antevisão deste desafio, realizada esta quinta-feira de manhã, no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.
«Vamos entrar contra o Sporting com o objectivo de ganhar, que é o que fazemos em todos os jogos. Sabemos que é um jogo grande e que o Sporting, embora não venha a atravessar um bom momento, é uma excelente equipa, mas estamos preparados para ir a Alvalade fazer um bom resultado.»
«Estou muito feliz com a renovação. É um sinal de que as pessoas que estão neste clube confiam no meu trabalho. Todos sabem aquilo que sinto pelo F.C. Porto e o facto de saber que o clube também sente carinho por mim tornou a renovação nalgo muito fácil de concretizar.»
«Este é o tipo de desafio que qualquer atleta gosta de jogar. No F.C. Porto, estamos habituados a jogos grandes e vamos fazer de tudo para conquistar os três pontos.»
«As renovações são um sinal de que as pessoas que estão no clube apoiam os jogadores e confiam neles e no seu valor. A nós, cabe-nos tentar demonstrá-lo, dentro do campo, com as vitórias.»
«Já estamos habituados a estudar os adversários, mas o mais importante é preocuparmo-nos com o nosso trabalho e treinarmos o nosso sistema.»
«Treinar a finalização é algo que fazemos todas as semanas e não apenas quando jogamos contra o Sporting.»
«Marcar golos é sempre bom e é verdade que tem sido uma das minhas melhores épocas nesse domínio, tendo também a regularidade como ponto forte.»

Fonte: Site oficial

Fucile chamado à selecção uruguaia

Jorge Fucile foi uma vez mais convocado pelo seleccionador nacional do Uruguai, Óscar Tabarez, integrando o lote de escolhas para o encontro particular entre a equipa nacional uruguaia e a Colômbia, agendado para 6 de Fevereiro.
O lateral portista tem marcado presença regular nas convocatórias uruguaias, nomeadamente nos encontros da fase sul-americana de qualificação para o Mundial 2010, voltando agora a ser chamado para o jogo amigável face à congénere colombiana.

Fonte: Site oficial

"Perfeição" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há poucas coisas mais irritantes do que um bom exemplo. Como aquele puto insuportável lá da escola. Sim, aquele que tirava excelentes notas e que tinha sempre a resposta para as perguntas dos profes na ponta da língua e que ainda por cima era muito bem comportado e que nos assombrou toda a maldita infância passada a perder na comparação com o seu malfadado exemplo. Ufa! Tenho de tomar os comprimidos. Em contrapartida, há poucas coisas tão genuinamente satisfatórias como a descoberta de uma imperfeição num bom exemplo. É essa imperfeição que qualquer mulher procura com uma minúcia de relojoeiro nas fotos das modelos das páginas centrais de qualquer revista masculina e que eu procurei, em vão, durante anos, naquele maldito puto. E é por isso que percebo a excitação e o alívio que tomou conta de uma certa crítica perante as declarações de Quaresma no final do jogo entre o FC Porto e o Aves. Afinal, suspiraram, o FC Porto não é perfeito e isso é um enorme alívio para quem tem de levar com o bom exemplo dos bicampeões nacionais na cabeça todo o santo dia, há mais de 20 anos. É claro que qualquer pessoa com uma perspectiva mais distanciada lhes podia ter diminuído o sofrimento, explicando-lhes que estavam a confundir grandeza com perfeição desde o início, mas percebe-se que à distância as duas coisas se confundam, especialmente quando estão em causa estados avançados de ansiedade. O FC Porto, tal como Quaresma, não é perfeito. Ambos têm é menos imperfeições do que os outros.

"A leitura política" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Se a leitura política contar para alguma coisa no futebol, se for verdade que um jogo é mais do que 22 jogadores que correm atrás de uma bola, se existir mais do que a leitura dessa corrida, então o FC Porto devia ser estudado pelo Governo. Se perante o "crash" da bolsa Sócrates limita-se ao discurso dos optimistas, o FC Porto deu o exemplo de como se faz quando o Mundo ameaça desabar debaixo dos pés. Em semana de clássico e em plena fase de mercado de transferências aberto, a opinião de Quaresma fez estremecer o universo portista. Até porque houve quem lesse nas entrelinhas do desabafo do "mustang" um discurso de despedida em passo de corrida. E é aqui que o Governo podia pôr os olhinhos no FC Porto. Se for preciso leva-se cartolina e marcadores de cor para que não percam nada da explicação. Mas é simples: menos palavras e mais acção. Ou em linguagem mais política, menos promessas e mais trabalho. Não fosse a opinião de Fernando Póvoas e não haveria palavras a lamentar entre o que Quaresma disse e o anúncio - aqui pode ler-se também acção - de que o seu contrato foi ampliado e que passou a pertencer em exclusivo ao FC Porto. Percebeu, Sócrates? Acção sim, palavras não. Acrescente-se ainda o nome de Raul Meireles para que nada falhe na resposta à pergunta: como falar menos e trabalhar mais? É claro que, se o Governo não se importar e sobrarem cadeiras na sala de aulas, pode igualmente convidar-se Luís Filipe Vieira, candidato a um mestrado sobre "ciclos", onde aprenderia que um campeonato não é um ciclo vitorioso. É um campeonato isolado.

Aposta - Hélder Barbosa
Há cinema, há teatro e até uma data de exposições. Pode até recomendar-se um bom livro, um restaurante de criar água na boca. Mas, graças à ideia da Associação de Futebol do Porto, hoje há futebol. Para os portistas há também a oportunidade de ver Hélder Barbosa a jogar na Intercalar. A não perder, às 15, no Olival. E mais barato do que ir ao cinema.

22/01/08

Castro pediu para rodar mas deve ficar no plantel

O médio queria jogar mais e até conseguiu entrar na última convocatória de Jesualdo para o jogo da Taça, com o Aves.
Castro mostrou-se interessado em rodar noutro clube para jogar com assiduidade, mas essa é uma hipótese que dificilmente se concretizará. Apesar de ter entrado na convocatória para a recente eliminatória da Taça de Portugal, o médio tem apenas a Liga Intercalar para acrescentar minutos ao currículo, até porque encontrar espaço na equipa principal não tem sido - e dificilmente será - fácil. O facto de já estar integrado no plantel desde a época passada permitiu-lhe adquirir um capital de experiência importante. Apesar do desejo natural do jogador, os responsáveis portistas preferem encarar este ano como o ano zero da profissionalização dos jogadores que transitaram da equipa júnior. Um eventual empréstimo, acredita-se, só deverá ser equacionado na próxima época, obedecendo a uma planificação mais estruturada. O mais certo é que Castro continue a evoluir no principal plantel do FC Porto e a jogar na Liga Intercalar, competição que abriu uma bolsa de oxigénio para os jogadores menos usados.


Fonte: O Jogo

"Assobiando" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Se fosse verdade que Quaresma pediu desculpa à SAD e ao treinador pelas declarações no final do FC Porto-Aves não lhe perdoaria. Não lhe perdoaria a atitude de pedir desculpa. Porque não precisa. Até porque Quaresma não discutiu com um companheiro de equipa. Queixou-se, apenas, de estar a ser injustiçado pelos adeptos do seu clube. Há quem o faça só porque o café veio em chávena fria. Do que pode ser acusado é de ter exagerado no passado, o exagero que originou a estrondosa ovação que ouviu quando entrou a 30 minutos do final do jogo de sábado. É tudo uma questão de expectativa: de Quaresma espera-se demasiado e demasiado, até para quem apenas observa, é que ele perca a bola três vezes seguidas. No que pensarão os que assobiam? Nas expectativas criadas por apoiarem um clube que há menos de quatro anos foi campeão da Europa e do Mundo (ou venceu a Intercontinental, se é isso que Joseph Blatter prefere). Não aceitam nada que não seja, no mínimo, brilhante. E esquecem que Quaresma foi o único jogador do campeonato português que foi a votos para a melhor equipa da UEFA. Ficou no segundo lugar, atrás do médio-esquerdo do Milan campeão da Europa. Assobiar, garante Quaresma, torna-o decisivo. Uma promessa que deixa os adeptos do Sporting perante um dilema. Assobiam o "miúdo" da formação que se fez jogador no FC Porto - ainda acho que a universidade é mais importante no desenvolvimento do que a escola primária - ou dedicam-lhe o tratamento que deram à traição de Cristiano Ronaldo? Palmas, muitas palmas. Pode ser que Quaresma não seja decisivo como tem sido. Como foi no empate do ano passado no clássico de Alvalade.

Ironia: Póvoas
Pegue-se no assunto com ironia que abunda no caso: Fernando Póvoas entrou no papel de vice-presidente do FC Porto referindo-se à necessidade de clube ter uma nova política de comunicação. Aqui entra a ironia a toda a força: meses depois o médico vê-se envolvido num mal-entendido ao nível da comunicação.

21/01/08

"Assobiar para o ar" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Ninguém censura a falha, mas talvez falte a parte dos adeptos do FC Porto ler mais. Pelo menos, ter lido o "Bloco de Notas", que apesar de não ter sido escrito pelo próprio é conhecido por ser um livro de Laszlo Boloni. Entre os apontamentos está uma opinião sobre Quaresma, prognosticando que a carreira do extremo dificilmente seria alguma vez desassociada dos assobios. Boloni acertou em cheio, ainda que lhe tivesse faltado o cálculo do nível de decibéis. Quaresma prefere o risco ao cálculo. Eu prefiro, Rijkaard não apreciava a opção, os primeiros treinadores dele no FC Porto tinham mais com que se preocupar, Co Adriaanse optou por o corrigir e Jesualdo herdou um Quaresma mais auto-disciplinado. Para os adeptos que pagam bilhete para ver um espectáculo, dispensar o virtuosismo de Quaresma é o mesmo que ir ouvir Bob Dylan cantar em playback. Quaresma tem melhorado, refinou-se e isso nota-se na linha ascendente da sua carreira. É isto que torna mais absurdas as vaias. Os assobios compreendem-se - Quaresma é capaz de confessar que não gosta de tudo o que faz -, o que não faz sentido são as vaias monumentais. Ou será que alguém pagaria para ver uma equipa de carregadores de piano? Se respondeu sim mude-se para a Escócia e pasme-se com o campeonato de lá. Se optar por ficar por cá, prepare-se para aturar um pianista que gosta de alterar a partitura para que a melodia não seja sempre a mesma. Eu prefiro ver o Quaresma a falhar três fintas, mas marcar um golo de trivela. Os adeptos portistas não se importarão que ele decida jogos.

Sem sentido - Festa da Taça, pois...
A segunda pior assistência do Estádio do Dragão foi mais do dobro dos números alcançados na Luz e Alvalade na 5ª eliminatória da Taça de Portugal. O jogo das palavras é, por isso, capaz de ser tramado. O importante seria perguntar o que andam clubes profissionais a fazer na competição organizada pelo "amadorismo" da FPF, tendo até prejuízo com uma festa que faria mais sentido se fosse na casa dos mais fracos...