20/07/19

Aconteceu a 20 Julho 1992

Neste dia, o FC Porto dava início à preparação da época 1992/93, que ficou marcada pela conquista do bicampeonato, o 13º título dos Dragões na principal prova futebolística portuguesa. No primeiro dia de trabalho do plantel liderado pelo brasileiro Carlos Alberto Silva, destacou-se o regresso do jovem defesa Jorge Costa, na altura com 20 anos, depois de dois anos de empréstimos a Penafiel e Marítimo. Seria a primeira de 12 épocas e meia na equipa principal de um dos mais carismáticos capitães portistas. Ao serviço dos azuis e brancos, Jorge Costa fez 383 jogos e marcou 25 golos.

Dragões Diário 20-07-2019

O FC Porto ganhou ontem à noite, no Estádio Municipal de Portimão, o segundo jogo particular deste início de temporada ao impor-se face ao Bétis de Sevilha por 5-4 nas grandes penalidades, após o 1-1 verificado no período regulamentar, para garantir o acesso à final da primeira edição da Copa Ibérica. Zé Luís, pouco depois da meia hora, empatou a partida, respondendo ao golo de Juanmi aos 13 minutos. Na marcação dos castigos máximos, os Dragões foram totalmente eficazes e Diogo Costa defendeu o penálti de Bartra.

Danilo e Fábio Silva deram voz à satisfação dos jogadores azuis e brancos após o encontro. O médio de 27 anos, que substituiu o lesionado Loum, sublinhou o bom momento dos Dragões em termos físicos e anímicos, acrescentando que está quebrado o enguiço dos penáltis. Já o jovem avançado realçou que o FC Porto teve várias ocasiões para decidir o jogo antes das grandes penalidades e mostrou-se feliz por juntar o útil ao agradável com a estreia como titular no dia do 17º aniversário. O treinador-adjunto Vítor Bruno disse que a equipa está no caminho certo.

Magnus Andersson, treinador da equipa de andebol, aceitou o desafio de responder a perguntas de adeptos do FC Porto, no âmbito do passatempo #askMagnus. Os campeões nacionais continuam a trabalhar no Dragão Arena e partem na próxima sexta-feira para um estágio de dez dias na Alemanha, que engloba a participação na Sparkassen Cup e jogos de preparação frente a TVB 1898 Stuttgart, o HSG Wetzlar e o Frisch Auf Goppingen.

19/07/19

Aconteceu a 19 Julho 2004


Neste dia, Vítor Baía foi eleito pela UEFA o melhor guarda-redes da Europa, depois de o FC Porto ter conquistado nesse ano o segundo título na principal prova futebolística de clubes do velho continente, ao derrotar o Mónaco por uns concludentes 3-0 na cidade alemã de Gelsenkirchen. A distinção resultou de uma votação conjunta por parte do Grupo de Estudos Técnicos da UEFA, de que faziam parte individualidades como Roy Hodgson ou Gérard Houllier, e dos cibernautas no site oficial do organismo que supervisiona o futebol europeu. Baía sucedeu ao italiano Gianluigi Buffon nessa restrita lista de guardiões.

Dragões Diário 19-07-2019

O FC Porto, que cumpriu mais um dia de trabalho no estágio em Lagos, realiza hoje o segundo jogo amigável da nova temporada perante a equipa espanhola do Bétis (20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Portimão. O embate faz parte da primeira edição da Copa Ibérica, torneio quadrangular que inclui ainda mais uma formação portuguesa, o anfitrião Portimonense, e outra do país vizinho, o Getafe. Amanhã (20h30), estes dois conjuntos decidem qual será o adversário do vencedor do duelo entre Dragões e Verdiblancos na final de domingo (20h30). O desafio de atribuição do terceiro e quarto lugares está agendado igualmente para domingo (11h30).

São boas as memórias portistas face ao Bétis. A 7 de Julho de 1935, no velho campo do Ameal, na cidade invicta, o FC Porto bateu este clube andaluz por 4-2, com três golos de Pinga e um de Pocas, para conquistar a primeira edição da Taça Ibérica e garantir ao futebol português o primeiro troféu além-fronteiras. Na actualidade, tal como na ocasião, são as proezas do clube azul e branco que continuam a dar maior prestígio ao futebol português no estrangeiro.

O FC Porto B continua a preparar intensamente a participação na LigaPro 2019/20. Neste fim-de-semana, a formação orientada por Rui Barros vai disputar o Torneio António Assunção Barral, na Póvoa de Varzim, começando por defrontar os Sub-23 do Portimonense amanhã, às 11h. A 24 de Julho, os Dragões jogam na Marinha Grande frente ao AC Marinhense (19h45), estando a apresentação aos sócios e adeptos do FC Porto agendada para 3 de Agosto, no Estádio de Pedroso, frente ao RC Celta B (17h).

18/07/19

Aconteceu a 18 Julho 2009

Neste dia, Pedro Emanuel colocava o ponto final numa brilhante carreira como jogador. O defesa-central e ex-capitão do FC Porto representou os azuis e brancos desde 2002 e conquistou, no plano internacional, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental, assumindo papel decisivo no desempate por grandes penalidades frente ao Once Caldas. A despedida ficou marcada por um sentido abraço de Raul Meireles, que passou a ostentar o nº 3 de Pedro Emanuel: Fiquei com o número 3 em tua homenagem. Serás sempre o meu capitão.

Dragões Diário 18-07-2019

Tiquinho Soares avança para a quarta temporada ao serviço do FC Porto e garante que os jogadores pretendem chegar ao final com motivos para sorrir. O sentimento do grupo é de ambição. Queremos recuperar o que é nosso, como os outros jogadores já falaram anteriormente. Estamos todos focados nos objectivos do clube, disse o avançado brasileiro entre as duas sessões de trabalho que o plantel realizou ontem, em Lagos.

Nauel Ferraresi é reforço do FC Porto B para a temporada 2019/20. O defesa-central venezuelano foi vice-campeão do Mundo de Sub-20 em 2017 e já chegou à selecção principal do seu país. O esquerdino está com vontade de começar e espera poder ajudar a formação orientada por Rui Barros, que ontem bateu o Recreio de Águeda no segundo treino com jogo realizado no Estádio de Pedroso, com um golo de Tony Djim (1-0).

Na próxima semana, o Museu FC Porto volta a levar história para fora de portas através da iniciativa Nesta Casa Mora um Dragão. A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, estará patente uma exposição de objectos, fotografias e muitas outras curiosidades com o passado azul e branco. Entretanto, o Museu FC Porto foi considerado um caso de estudo pelo TripAdvisor, num artigo sobre a forma de potenciar as vendas através da melhoria da experiência do visitante.

17/07/19

Aconteceu a 17 Julho 1932

Neste dia, em Coimbra, o FC Porto venceu o Campeonato de Portugal pela terceira vez, superando o Belenenses no jogo de desempate. O primeiro duelo, a 26 de Junho, terminou com um sensacional empate (4-4). No reencontro, os Dragões garantiram o triunfo por 2-1, com os golos portistas a serem apontados por Pinga e Acácio Mesquita. Eis a equipa vencedora: Siska; Avelino Martins, Pedro Themudo; Álvaro Sequeira, Álvaro Pereira e Castro; Lopes Carneiro, Waldemar Mota, Acácio Mesquita, Pinga e Carlos Mesquita.

Dragões Diário 17-07-2019

A equipa principal do FC Porto realizou um bom teste frente ao Fulham, no Estádio Municipal de Albufeira, garantindo o triunfo por 1-0 graças a um golo acrobático de Otávio, que pode ver ou rever aqui. Sérgio Conceição utilizou os cinco reforços (Saravia, Marcano, Nakajima, Luis Díaz e Zé Luís) e os jovens provenientes dos escalões de formação do clube, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na pré-época.

Tem havido muita determinação, muita vontade de fazer bem as coisas, salientou o treinador do FC Porto, no final da partida. Otávio, o autor do golo decisivo, diz que é sempre positivo vencer: Queremos ganhar sempre, mesmo nos jogos amigáveis. Os Dragões preparam-se para disputar a Copa Ibérica e têm encontro marcado com o Bétis de Sevilha na sexta-feira (20h30), em Portimão. Getafe e Portimonense disputam a outra meia-final, no dia seguinte. A final do torneio realiza-se no domingo (20h30), assim como o jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares (11h30).

Luís Mata renovou contrato com o FC Porto até 2021 e vai representar a equipa B dos Dragões depois de um período de cedência ao Cartagena, de Espanha: Fiz aqui a minha formação, já fui muito feliz no FC Porto e estou muito contente por prolongar a minha estadia no clube, garante o jogador de 22 anos. Entretanto, no futebol de formação, os Sub-17 deram o pontapé de saída para a temporada 2019/20 no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, sob o comando técnico de Ricardo Malafaia.

A equipa de andebol regressou ao trabalho depois de uma temporada que ficará na história do clube, com a dobradinha interna e o terceiro lugar na Taça EHF. O FC Porto iniciou a preparação no Dragão Arena e segue a 26 de julho para um estágio de dez dias na Alemanha. É fundamental não pensar demasiado na Liga dos Campeões, penso que temos de nos concentrar mais no campeonato português. Temos de ser cuidadosos porque vamos ter um calendário apertado, avisa o técnico Magnus Andersson.

16/07/19

Aconteceu a 16 Julho 2005

Neste dia, a equipa do FC Porto sagrava-se campeã nacional de bilhar às três tabelas com os contributos de Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa, Alípio Jorge e Santos Oliveira. Catorze anos mais tarde, o quarteto continua ligado ao bilhar portista e contribui para o contínuo sucesso da secção. Nas últimas semanas, o FC Porto foi o anfitrião da Taça da Europa de Clubes, da Taça do Mundo e da Final Six do Campeonato Nacional, sagrando-se vice-campeão europeu e tetracampeão nacional, para além de contar com o vencedor da 4ª etapa da Taça do Mundo, Dick Jaspers.

Dragões Diário 16-07-2019

O plantel principal do FC Porto está desde ontem em Lagos para um estágio que se vai prolongar até ao dia 24. A comitiva azul e branca seguiu para o Algarve ao final da manhã, com 29 jogadores, e Sérgio Conceição orientou a primeira sessão de trabalho a sul durante a tarde. Hoje realiza-se o primeiro jogo particular, frente ao Fulham, no Estádio Municipal de Albufeira (20h30, Sport TV1).

Iker Casillas estreia-se no Algarve como elemento do staff directivo da equipa de futebol. Enquanto recupera do problema de saúde, o internacional português vai assegurar a ligação entre os jogadores, o treinador e a direcção. Que todos juntos possamos fazer uma grande época e que possamos conquistar o campeonato, as taças e fazer o melhor possível na Europa, deseja Casillas.

Os Sub-19, campeões nacionais e europeus, realizaram ontem o primeiro treino da temporada 2019/20. Depois de orientar a sessão de trabalho no Olival, Tulipa falou sobre o futuro da equipa. São atletas diferentes, staff diferente, mas o objetivo é igual, garante o técnico, secundado pelo médio Bernardo Folha.

A equipa de basquetebol já conhece o calendário da Liga para a temporada 2019/20. Na primeira jornada, agendada provisoriamente para 5 de Outubro, o FC Porto vai ao Barreiro defrontar o Galitos. Antes do início do campeonato, a formação orientada por Moncho López vai lutar pela conquista da Supertaça de Portugal, frente à Oliveirense, a 28 de Setembro.

15/07/19

Aconteceu a 15 Julho 1940

Neste dia, os sócios do FC Porto elegem Augusto Pires de Lima para a presidência do clube. A tomada de posse seria uma semana depois, resolvendo dessa forma a irradiação do presidente Ângelo César Machado, devido à contestação à proteção aos clubes de Lisboa. Num acto simbólico, os associados elegem César Machado para a presidência da Assembleia Geral.

Dragões Diário 15-07-2019

O FC Porto parte daqui a pouco para o Algarve, onde vai realizar um estágio em Lagos até ao dia 24 deste mês. Depois de duas semanas e muitos treinos no Olival, o grupo comandado por Sérgio Conceição viaja para o sul do país para prosseguir os trabalhos de pré-época. Amanhã já há jogo com o Fulham (20h30), seguindo-se a participação na primeira edição da Copa Ibérica, que se realiza em Portimão.
 
Estamos preparados para continuar a trabalhar forte. Danilo vai fazer a quinta época como jogador do FC Porto e é uma das vozes mais experientes do plantel azul e branco. Numa retrospectiva das primeiras duas semanas de trabalho, o médio internacional português confessa que a pré-temporada tem sido exigente, mas este grupo é como uma família: Estamos juntos e vamos remar todos para o mesmo lado.
 
Aí vão quatro títulos consecutivos. A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto sagrou-se tetracampeã nacional depois de vencer o Sporting, por 3-1, no decisivo clássico da 5ª e última jornada da Final Six do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que teve como palco a Academia de Bilhar do Estádio do Dragão. A excelência do bilhar portista traduz-se na contínua conquista de troféus nacionais e internacionais.
 
Portugal sagrou-se campeão do Mundo de hóquei em patins, conquistando um título que fugia desde 2003. Na final do Mundial disputado em Barcelona, Portugal venceu a Argentina de Reinaldo García nos penáltis. Os Dragões Rafa e Gonçalo Alves, bem como os ex-Dragões Renato Garrido, Edo Bosch, Nélson Filipe, Hélder Nunes, Telmo Pinto e Jorge Silva, e a restante equipa portuguesa, estão de parabéns. Foi o 16º título mundial para Portugal.
 
Gustavo Veloso terminou em quinto o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, cuja 3ª e última etapa se realizou ontem entre a Foz do Arelho e o Alto de Montejunto (179,3 quilómetros). O ciclista espanhol da W52-FC Porto vestia a camisola amarela desde o primeiro dia, mas acabou por perdê-la para Henrique Casimiro. Segue-se a Volta ao Lago Qinghai, na China, até dia 27.

14/07/19

Aconteceu a 14 Julho 1993

Neste dia, Mário Jardel era anunciado como reforço do FC Porto. O ponta de lança brasileiro assinou um contrato válido por quatro temporadas com os Dragões e em todas elas foi o melhor marcador da Liga portuguesa. No FC Porto, marcou 168 golos em 175 jogos.

Dragões Diário 14-07-2019

Ontem a noite foi de festa no coração da cidade do Porto. Um tremendo Mar Azul, com mais de 10 mil adeptos, encheu a Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade do Porto, para ver de perto a apresentação dos novos equipamentos para 2019/20. Muita música, muitos aplausos e muitos sorrisos, que fizeram jus ao mote Dragões Juntos. Foi uma noite à Porto.

Antes da festa, o plantel principal do FC Porto realizou mais um treino com jogo no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Os Dragões receberam e venceram o Penafiel por 1-0, com o golo solitário a ser apontado por Marcano (89m). Hoje é dia de folga para os azuis e brancos, mas amanhã começa um estágio em Lagos, no Algarve, que se vai prolongar até dia 24.

O dia de ontem foi duplamente vitorioso para a equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto, que bateu o Benfica e o Leça por 3-1. À entrada para a 5ª e última jornada da Final Six do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, FC Porto e Sporting somam os mesmos 12 pontos. O clássico de hoje entre as duas equipas (16h, Porto Canal), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, é absolutamente decisivo.