29/03/19

Aconteceu a 29 Março 1998

Neste dia, no Estádios das Antas, Sérgio Conceição marcava dois dos quatro golos com que o FC Porto venceu o Braga e aproximava os Dragões do quarto título consecutivo. Com a vitória (4-0) na 27ª jornada da Liga, para a qual Capucho e Rui Barros também contribuíram de forma decisiva, os azuis e brancos ampliavam para dez pontos a vantagem sobre o Benfica, que perdia com o Boavista na Luz.


Dragões Diário 29-03-2019

O FC Porto B-Mafra de amanhã à tarde é só o primeiro de oito jogos para ganhar. Oleg Reabciuk garante determinação para vencer, para vingar a derrota da primeira volta e para dar um salto na classificação da Ledman LigaPro. O encontro está marcado para as 16h e o Porto Canal vai lá estar.

Com um parcial favorável de 12-0 no início do terceiro período, seis jogadores a atingir pontuações de dois dígitos e Will Graves a somar mais um duplo-duplo, a equipa de basquetebol do FC Porto deu a volta ao jogo de ontem, em Ovar, venceu a Ovarense por 80-73 e aproximou-se do segundo lugar ao final da segunda jornada da segunda fase da época regular.

Marcou 11 golos em Águas Santas na noite de quarta-feira, renovou por mais dois anos na manhã de ontem e à tarde foi convocado para o duplo confronto de Portugal com a seleção francesa: ele, António Areia, e mais sete. Mas antes, lembra Miguel Martins, há um jogo da Taça EHF para ganhar. Às 18h de amanhã, frente ao Constanta, no Dragão Caixa e com transmissão em direto no Porto Canal.

28/03/19

Aconteceu a 28 Março 2010

Neste dia, no Restelo, Hulk regressava à Liga depois de cumprir um imerecido e escandaloso castigo de 17 jogos e 99 dias. O FC Porto bateu o Belenenses por 3-0, na 24ª jornada do campeonato 2009/2010, e Hulk não podia ter sido mais decisivo: um golaço, à Hulk, e duas assistências para Rolando e Falcao.

Dragões Diário 28-03-2019

A edição 388 da revista Dragões já está disponível e dedica 18 páginas ao trajecto do FC Porto na Liga dos Campeões, lançando as bases para o duplo duelo com o Liverpool. Os 100 golos marcados em pouco mais de sete meses e o campeonato do Calabote recordado por Pinto da Costa, bem como a conquista da 14ª Taça de Portugal de basquetebol, são alguns dos destaques desta edição.

Ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival e Sérgio Conceição teve todos os internacionais à disposição, pelo que já integraram a preparação para o jogo em Braga, agendado para o próximo sábado (15h30), a contar para a 27ª jornada do campeonato. Bruno Costa, Corona e Aboubakar continuam no boletim clínico, enquanto os bês Diego Landis, Musa Yahaya e Rui Pires trabalharam com a equipa principal. Hoje há novo treino, a partir das 18h no sítio do costume.

O FC Porto Sofarma venceu o Águas Santas (28-25), na Maia, na 2ª jornada da 2ª fase do Andebol 1, e continua a dividir a liderança da prova com o Sporting, ambos com 43 pontos somados. António Areia, autor de 11 golos, foi o melhor marcador do coletivo comandado por Magnus Andersson, que olha agora para a receção ao Constanta (sábado, 18h), no Dragão Caixa, referente à 6ª e última jornada do Grupo C da Taça EHF.

O FC Porto Fidelidade, por sua vez, continua a ser líder isolado do Campeonato Nacional de hóquei em patins depois de vencer em casa do HC Braga, por 6-4, na 21ª jornada da prova. Reinaldo García, Gonçalo Alves, Rafa (2) e Hélder Nunes (2) foram os marcadores de serviço na equipa portista, que volta a entrar campo no próximo domingo (15h), no Dragão Caixa, frente ao Marinhense, em jogo da 22ª jornada do campeonato.

27/03/19

Aconteceu a 27 Março 1996

Neste dia, Petér Lipscei contraiu uma grave lesão durante um treino e teve de se submeter a um longo programa de recuperação. O médio húngaro não voltaria a vestir a camisola do FC Porto, terminando precocemente uma temporada com números bastante interessantes sob o comando técnico de Bobby Robson: 28 jogos e 6 golos marcados, o primeiro dos quais ao Benfica, no Estádio das Antas (3-0). Petér Lipscei deu um contributo importante para a conquista do Bicampeonato, a caminho do Penta.

Dragões Diário 27-03-2019

Sérgio Conceição foi distinguido pelo jornal O Gaiense como o Treinador do Ano e partilhou o mérito com uma estrutura que empurra o FC Porto para o sucesso. Somos apenas 10 por cento do iceberg visível à superfície, salientou o treinador portista, recordando que o dia a dia dos campeões nacionais é de muita exigência, muito trabalho, muito rigor e de muita paixão.

É com esse espírito que o plantel principal do FC Porto continua a preparar no Olival o jogo frente ao Sporting de Braga (sábado, 15h30), para a 27ª jornada da Liga, ainda sem os jogadores convocados para as respectivas selecções e com a presença de três jovens da equipa B. Entretanto, já esgotaram os bilhetes disponibilizados no Dragão para o jogo no Estádio Municipal de Braga, mas os adeptos portistas ainda podem adquirir ingressos na cidade minhota.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto joga ao início da noite (19h45, TVI24) no Pavilhão das Goladas, frente ao Hóquei Clube de Braga, na 21ª jornada do Campeonato Nacional. É uma das seis finais que temos, lembra Poka. Os Dragões lideram a tabela classificativa, com três pontos de vantagem sobre o Sporting e a Oliveirense.

A noite desta quarta-feira reserva ainda um Águas Santas-FC Porto, para a 2ª jornada da fase final do Andebol 1. A equipa de Magnus Anderson contabiliza 40 pontos, tal como o Sporting. Temos de ganhar todos os jogos, sentencia Fábio Magalhães. O encontro tem início marcado para as 21h e será transmitido em directo pelo Porto Canal.

Os jogadores dos escalões de formação do FC Porto assistiram nas últimas semanas a palestras sobre temas importantes para o seu desenvolvimento, como a educação financeira, o perigo das apostas desportivas e a gestão de redes sociais. O Porto Canal acompanhou essas etapas do contínuo processo educativo dos nossos jovens.

26/03/19

Aconteceu a 26 Março 1933

Neste dia, era inaugurada a nova sede do FC Porto, na Praça do Município, que acompanhou o crescimento do clube portista e ficou ligada a diversos momentos históricos. Foi ali, por exemplo, que os vencedores da primeira edição do campeonato nacional de futebol em formato de Liga foram alvo de uma recepção com Porto de Honra, em 1935. (O edifício, propriedade do FC Porto, será convertido a breve prazo num hotel de charme.)

Dragões Diário 26-03-2019

O plantel principal do FC Porto regressou ao Olival para dar continuidade à preparação para a próxima final na Liga, frente ao Sporting de Braga, no Minho (sábado, 15h30). Os campeões nacionais trabalham sem nove internacionais e com três nomes no boletim clínico. Jesús Corona é um deles e a situação do extremo mexicano motivou um esclarecimento do Departamento Médico do FC Porto.

O FC Porto-Liverpool realiza-se apenas a 17 de Abril mas a venda de bilhetes segue a bom ritmo, com 25 mil ingressos já vendidos para o jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Fica uma vez mais a nota: os detentores de Lugar Anual têm o respectivo lugar reservado até 5 de Abril.

Depois do guarda-redes Francisco Meixedo, o FC Porto renovou contrato com mais um talento da equipa de Sub-19: Levi Faustino, de 17 anos, passa a estar vinculado ao clube até 2021. O defesa-central é opção regular de Mário Silva no Campeonato Nacional de Juniores A e na Youth League, prova em que os Dragões se preparam para receber o Midtjylland (2 de abril, 15h), em jogo dos quartos de final.

Will Graves fez o primeiro jogo pela equipa de basquetebol do FC Porto a 2 de Março, a par do compatriota Brad Tinsley, e tem comprovado a sua qualidade. O norte-americano destacou-se na vitória frente ao Lusitânia (103-70) e foi eleito o MVP da primeira jornada da segunda fase da Liga graças a um registo de 22 pontos, 10 ressaltos, cinco assistências e um desarme de lançamento.

Foram colocados à venda os bilhetes para a recepção do FC Porto Sofarma ao Constanta, na última jornada da fase de grupos da Taça EHF. Os Dragões já garantiram o primeiro lugar no Grupo C e o consequente apuramento para os quartos de final da prova, procurando no sábado (18h) a sexta vitória em igual número de jornadas nesta fase. Antes, a equipa de Magnus Andersson desloca-se a Águas Santas (quarta-feira, 21h) para a 2ª jornada da fase final do Andebol 1.

25/03/19

Aconteceu a 25 Março 1995

Neste dia, nas Antas, na recta final para o primeiro de cinco títulos consecutivos, o FC Porto recebeu e venceu o Chaves por 2-0. Domingos abriu o marcador e Secretário fechou as contas do jogo ainda na primeira parte. Jogava-se a 26ª jornada da Liga.

Dragões Diário 25-03-2019

Sem vários internacionais e depois de dois dias de folga, o plantel do FC Porto regressa esta tarde ao Olival, onde retoma a preparação do jogo da 27ª jornada da Liga, frente ao Sporting de Braga, marcado para sábado à tarde (15h30) na Pedreira. O treino começa às 16h e os bilhetes já estão disponíveis no Dragão.

Casemiro, Alex Sandro e Danilo Luiz regressaram ao Dragão, Alex Telles estreou-se pelo escrete e Éder Militão voltou a vestir a canarinha. No final do Brasil-Panamá, o Miguel Marques Monteiro recolheu as reacções e as emoções de quatro deles.

Os Sub-15 abriram ontem a fase final da campeonato nacional a vencer em Guimarães (4-0). Jorge Meireles (2), Jorge Carvalho e Eurichano fizeram os golos da equipa orientada por Sérgio Ferreira, que recebe o Benfica na segunda jornada.

Quando entrou no El Sargal, em Cuenca, a equipa de andebol do FC Porto já tinha a qualificação garantida para os quartos de final da Taça EHF. Quando de lá saiu, com a quinta vitória (29-26) em cinco jogos, Yoan Balásquez, com seis golos, era o melhor marcador dos Dragões. Agora só falta receber o Constanta, no próximo sábado, para cumprir calendário.

Depois da vitória na Taça de Portugal de basquetebol, o FC Porto iniciou a segunda fase da época regular a ultrapassar a centena e a vencer o Lusitânia por 33 pontos de diferença (103-70). No Dragão Caixa, onde converteu quatro triplos em seis tentados, Will Graves foi o melhor marcador da partida, fez um duplo-duplo de 22 pontos e 10 ressaltos e distinguiu-se como o MVP da partida.

João Rodrigues, que tinha conquistado a camisola amarela no final do contrarrelógio de Castelo de Vide, venceu ontem a Volta ao Alentejo, ao terminar a última etapa no sétimo lugar e a apenas um segundo do vencedor do dia. Depois da chegada ao sprint a Évora, o ciclista da W52-FC Porto, que também ganhou por equipas, só tinha palavras de agradecimento para os companheiros: Parece que estive numa bolha, sempre protegido do vento. Raúl Alarcón, o duplo vencedor da Volta a Portugal, fechou o pódio da Alentejana.

24/03/19

Aconteceu a 24 Março 1994

Neste dia, Valentim Loureiro deposita uma garantia bancária que permite levantar a penhora da retrete das Antas. O expediente de Valentim, então presidente da Liga de Clubes e militante destacado do PSD, partido no governo, permite reabrir as negociações com o ministério das Finanças, já que o FC Porto se mantinha fiel à promessa de não pagar enquanto houvesse penhora.

Dragões Diário 24-03-2019

Pela primeira vez desde que foi estreado o novo formato da Taça EHF, na época 2012/13, o FC Porto qualificou-se para os quartos de final da prova. A derrota do Constanta frente ao Holstebro faz com que nenhum dos adversários no Grupo C tenha a possibilidade de alcançar a equipa portista, que joga apenas hoje, frente ao Cuenca, em Espanha (11h, Porto Canal). Os Dragões somam quatro vitorias em quatro jogos até agora.

O FC Porto Fidelidade está em vantagem nos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins depois de bater o Forte dei Marmi (5-1), em Itália, na 1ª mão da eliminatória que dá acesso à Final 4 da prova. Gonçalo Alves (2), Giulio Cocco (2) e Hélder Nunes foram os marcadores de serviço na equipa portista. A 2ª mão está agendada para dia 6 de abril (18h30), no Dragão Caixa.

Foi em casa que Alex Telles se estreou com a camisola do Brasil. Em pleno Estádio do Dragão, o lateral-esquerdo do FC Porto foi titular no empate da selecção brasileira com o Panamá (1-1), em jogo de carácter particular. Alex Telles, tal como Éder Militão, cumpriu os 90 minutos do encontro. Lucas Paquetá (32m) fez o golo do Brasil, enquanto Adolfo Machado (36m) marcou para o Panamá.

A jornada inaugural da fase final do Campeonato Nacional de Juniores C vai levar a equipa de Sub-15 do FC Porto até Guimarães, onde defronta o Vitória. Na antevisão da partida que se disputa hoje, a partir das 11h, o treinador Sérgio Ferreira afirmou que a equipa está com muita vontade de começar. O defesa Marco Cruz e o médio Gabriel Brás, por sua vez, apontam a um arranque vitorioso.

Ontem correu-se a 4ª etapa da 37ª edição da Volta ao Alentejo, dividida em dois sectores, e o Dragão João Rodrigues é o camisola amarela da prova à entrada para o último dia, que reserva uma tirada entre Portalegre e Évora (152 quilómetros). João Rodrigues tem dois segundos de vantagem sobre Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) e quatro sobre o companheiro de equipa Raúl Alarcón. A W52-FC Porto lidera também a geral colectiva.