29/02/20

Aconteceu a 29 Fevereiro 1992

Neste dia, nas Antas, Kostadinov e Timofte faziam o resultado. Na tarde em que o FC Porto venceu o Farense com dois golos vindos de Leste, os azuis e brancos prosseguiam no caminho para o primeiro de dois títulos consecutivos conquistados com Carlos Alberto Silva e num campeonato em que Vítor Baía já tinha sido notícia por ter permanecido 1191 minutos sem sofrer qualquer golo.

Dragões Diário 29-02-2020

Confirmaram-se as suspeitas: Luis Díaz sofreu uma rotura muscular na face posterior da coxa direita durante o jogo com o Leverkusen e ontem não fez mais do que tratamento enquanto a equipa preparava a deslocação aos Açores, para depois de amanhã defrontar o Santa Clara no regresso à Liga portuguesa, que já tem árbitro nomeado. Mas hoje há mais, às 11h, outra vez no Olival.

Separados por seis horas de diferença e mais de 330 quilómetros de distância, Sub-17 e Sub-19 jogam já hoje. Os mais novos entram em campo às 11h, no Olival, frente ao Sporting de Braga, num jogo complicado e daqueles que Tiago Antunes gosta, e os mais velhos às 17h, no Seixal, perante o Benfica, com Gonçalo Borges focado naquilo que aí vem e seguro de que vêm aí coisas boas. O primeiro dos jogos tem transmissão na FC Porto TV e no Porto Canal. 

Brad Tinsley converteu três triplos, dois deles nos últimos 55 segundos, Sasa Borovnjak foi o melhor marcador da partida, à beira de um duplo-duplo (27 pontos e 9 ressaltos), e o FC Porto venceu o Barreirense por 85-77 depois de ter entrado no quarto decisivo a perder por seis pontos. Ontem à noite, no Barreiro, o jogo da 21ª jornada da Liga foi assim.

Já qualificada para os oitavos de final, a nossa equipa de andebol fecha hoje a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões a jogar na Bielorrússia, onde leva o projeto de manter o quinto lugar, o que, segundo Daymaro Salina, não é propriamente uma tarefa fácil, porque o Meshkov Brest é mais forte em casa, no Sportshall Victoria, de onde a FC Porto TV e o Porto Canal transmitem o encontro em directo a partir das 16h30.

Duas horas mais tarde, às 18h30, Gonçalo Alves vai patinar atrás do prejuízo para que o FC Porto se mantenha na luta pelo título. Vai fazê-lo em Braga, frente à única equipa a que ainda não marcou nesta época e seguro de que conquistar os três pontos é muito mais importante do que fazer qualquer golo. A dupla FC Porto TV/Porto Canal também vai lá estar.

28/02/20

Aconteceu a 28 Fevereiro 1962

Neste dia, chegou às bancas uma edição do jornal O Porto com uma entrevista a um jovem avançado chamado Artur Jorge de Melo Teixeira. Tratava-se, é claro, do homem que 25 anos depois, como treinador, conduziria os Dragões ao primeiro título de campeões da Europa.

Dragões Diário 28-02-2020

Acabou a Europa, por esta época. O FC Porto perdeu com o Bayer Leverkusen, por 3-1, e despediu-se das competições internacionais. Os alemães tornaram tudo muito difícil quando marcaram no princípio da primeira e da segunda parte, pelo que o golo de Marega acabou por ser insuficiente para anular a desvantagem que já vinha da primeira mão.

Sérgio Conceição elogiou a entrada da equipa no jogo, com muita vontade de fazer golo, frente a um adversário que é muito forte individual e colectivamente e candidato a vencer a Liga Europa. No grupo ficaram todos desiludidos, como é natural, mas agora estão focados em vencer os 13 encontros que faltam: Queremos títulos e temos dois ao nosso alcance

Alex Telles confirmou que os jogadores ficaram tristes com o resultado, até porque foram ousados, como se impunha, mas não eficazes, como também era obrigatório. Pepe acrescentou que a equipa lutou muito e perspectivou o futuro próximo: Temos uma deslocação difícil aos Açores, mas vamos para ganhar.

A eliminação da Liga Europa não foi a única má notícia que resultou do jogo de ontem. Luis Díaz teve de ser substituído ao minuto 29, por suspeitas de uma lesão muscular na coxa direita, e vai ser reavaliado hoje, quando o plantel regressar ao Olival para começar a preparar o encontro com o Santa Clara.

A equipa de basquetebol viaja hoje até ao Barreiro com o objectivo de dar continuidade ao bom momento e alcançar uma vitória no jogo da 21.ª jornada do campeonato. Francisco Amarante alerta que os Dragões terão de estar muito bem defensivamente e assume que este é o momento para dar um passo em frente que impulsione o grupo para o que falta da temporada.

27/02/20

Aconteceu a 27 Fevereiro 1983

Neste dia, o FC Porto recebia o Boavista no Estádio das Antas e vencia por claros 6-0, com um tal de Fernando Gomes a assinar um póquer em mais um dérbi da Invicta. António Sousa e Mike Walsh também colocaram os respetivos nomes na lista de marcadores.

Dragões Diário 27-02-2020

Hoje, a partir das 17h55 (Sport TV), no Estádio do Dragão, o FC Porto defronta o Bayer Leverkusen na 2ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa e já sabe que tem de responder à desvantagem mínima trazida da Alemanha (2-1). Em Leverkusen, Alario e Havertz marcaram para o Bayer, enquanto Luis Díaz fez o golo do FC Porto.

A preparação para o reencontro com a equipa alemã terminou ontem, no Olival, com um treino ao final da manhã. Ao fim da tarde, Sérgio Conceição projectou o ataque aos oitavos de final: Somos o FC Porto e estamos habituados a estes embates. Ao lado do treinador esteve Marchesín: Sabemos que em casa somos muito fortes.
O FC Porto Sofarma voltou a igualar o Sporting na liderança do Andebol 1 depois de receber e bater o Benfica (31-22), no Dragão Arena, no clássico da 24ª jornada do campeonato. André Gomes, autor de oito golos, foi o melhor marcador dos Dragões, que daqui a pouco viajam para a Bielorrússia, onde defrontam o Meshkov Brest.

Rawle Alkins é o mais recente reforço da nossa equipa de basquetebol e assinou até ao final da época. O extremo norte-americano, de 22 anos e 1,96m, é o substituto do compatriota Will Sheehey e chega ao FC Porto com experiência de NBA, pois jogou na principal liga de basquetebol dos Estados Unidos pelos Chicago Bulls.

O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, que se realizou ontem na sede da Federação de Patinagem de Portugal, colocou a Académica no caminho do FC Porto Fidelidade. Em caso de vitória em Coimbra, os Dragões defrontam o vencedor do Pessegueiro do Vouga-Paço de Arcos nos quartos da prova.

26/02/20

Aconteceu a 26 Fevereiro 1959

Neste dia, Manuel Veiga da Mota perdia a vida durante um treino ao sofrer uma queda numa descida junto à Igreja de Santa Rita, em Ermesinde. O ciclista do FC Porto tinha apenas 20 anos de idade.

Dragões Diário 26-02-2020

Depois de um merecido dia de folga, o FC Porto iniciou a preparação para a recepção ao Bayer Leverkusen, referente à 2ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa, que será dirigida pelo romeno István Kovács. A equipa volta a treinar ao final da manhã e, mais logo, Sérgio Conceição e um jogador projectam o jogo de amanhã (17h55).

O foco, como é óbvio, está em assegurar um lugar nos oitavos de final da Liga Europa, mas no futuro próximo está a viagem aos Açores, onde o FC Porto defronta o Santa Clara em jogo da 23ª jornada do campeonato. Os bilhetes para o encontro, que se realiza na próxima segunda-feira (19h30), já estão à venda na Loja do Associado.

Esta noite, a partir das 21h (Porto Canal e FC Porto TV), o Dragão Arena recebe mais um clássico do Andebol 1, entre FC Porto Sofarma e Benfica. Na antevisão do desafio, a contar para a 24ª jornada do campeonato, Miguel Alves apelou a uma forte presença dos adeptos portistas: Os jogos com casa cheia são sempre mais especiais.

25/02/20

Aconteceu a 25 Fevereiro 2004

Na noite em que o Estádio do Dragão recebeu pela primeira vez um jogo das competições europeias, só marcaram sul-africanos. E se Fortune pôs o Manchester United em vantagem, McCarthy tratou da reviravolta, selada com um cabeceamento assombroso. Duas semanas depois, com McCarthy outra vez no lance, Costinha punha Mourinho a correr e confirmava a qualificação para os quartos de final da mais bela edição da Liga dos Campeões.

Dragões Diário 25-02-2020

A partir de hoje, o Leverkusen volta a ser tema de análise e motivo de preocupação para Sérgio Conceição, que começa a preparar a reversão da vantagem alemã. Às 10h30, no Olival, o plano para seguir em frente na Liga Europa conhece o primeiro esboço e o desafio, da segunda mão dos 16 avos de final, joga-se depois de amanhã no Dragão (17h55).

Na verdade, a 19 de Março de 2003, Sérgio Conceição já tinha o Leverkusen na cabeça, mas eram os projectos do Inter que o moviam e o faziam correr, como num lance, em que assistiu Obafemi Martins para o primeiro golo dos nerazzurri na BayArena, de onde saiu com a vitória confirmada, perto do final, por Emre. O objectivo, agora, é claro e assumido: vencer o mesmo adversário desde o banco.
 
Por acaso, Peter Bosz até já perdeu nas Antas, a algumas centenas de metros do Dragão, quando, em outubro de 1993, era jogador do Feyenoord. Domingos Paciência, que entrou em cena depois do intervalo, resolveu o jogo e a eliminatória aos 90 minutos com este pontapé de fora da área. Lembra-se de há dias lhe termos falado dos golos de outro Paciência, o Gonçalo, que 27 anos mais tarde derrotaram o mesmo Peter Bosz, mas já treinador do Bayer?

Felizes coincidências. Muito mais do que aquela que envolve um dos gémeos Bender, o Sven, que já ganhou no Estádio do Dragão com o Dortmund em fevereiro de 2016. Mas há mais curiosidades a envolver os jogadores das duas equipas, como o facto de Wendell e Alex Telles terem sido companheiros de equipa no Grémio de Porto Alegre e de Aránguiz e Otávio terem jogado juntos no rival, o Internacional de Porto Alegre.
 
E por falar em Alex Telles, o golo, que até teve direito a uns passinhos de samba, foi o décimo do defesa brasileiro na temporada, deixando-o apenas a um remate certeiro dos 11 que conseguiu na soma das três épocas anteriores em que vestiu a camisola do FC Porto.

A final da etapa turca da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas foi uma espécie de duelo de Dragões. Em Antália, onde tudo se decidiu, ganhou Daniel Sánchez, por 50-35, mas sem tirar Dick Jaspers do primeiro lugar do ranking mundial. À custa da vitória de domingo, Sánchez ascendeu ao sexto posto e passou a integrar o grupo de seeded players, dado que lhe assegura um lugar no quadro final da etapa portuguesa da competição, a disputar em Junho no Dragão Arena.

24/02/20

Aconteceu a 24 Fevereiro 1974

Neste dia, Cubillas estreou-se a marcar pelo FC Porto.

Dragões Diário 24-02-2020

O melhor estava mesmo guardado para o fim: ao minuto 87, o pé esquerdo de Alex Telles chutou com a força de todos os que aguardavam no Dragão por um momento em que pudessem finalmente explodir e festejar. Este golo fabuloso valeu uma vitória por 1-0 sobre o Portimonense, três pontos e a liderança isolada da Liga à condição.

Tudo poderia ter sido mais tranquilo se o videoárbitro Bruno Esteves tomasse decisões iguais perante lances iguais. Num jogo em que houve três faltas dentro da área, o VAR só viu a que foi cometida por Uribe, tendo ignorado outra muito semelhante de Willyan sobre Zé Luís e nada dizendo sobre um puxão do mesmo Willyan a Soares.
 
São, portanto, dois penáltis por assinalar a favor do FC Porto, que se juntam a um rol que já vai longo desde o princípio da temporada. Não é que se pudesse esperar algo muito diferente de Bruno Esteves, ao ponto de até ser difícil assacar-lhe qualquer culpa…

Foi um jogo difícil, reconheceu Sérgio Conceição, que não deixou de destacar as mudanças que tornaram o adversário muito atento e muito consistente. O FC Porto esteve empre em cima dos algarvios e pecou na definição, mas a equipa quer muito ganhar e, no fim, impôs-se o carácter do grupo. Valeu pelos três pontos, concluiu.
 
Acreditar até ao fim foi o segredo, revelou Alex Telles, que partilhou os créditos do golo com todo o Mar Azul. Marcano recordou que o FC Porto tinha jogado três dias antes para a Liga Europa e que o calendário é difícil, mas destacou que a vitória era o mais importante. Marchesín não destoou: Estamos muito contentes pelo resultado.

Quinta-feira há mais e no mesmo sítio. Depois da derrota por 2-1 na Alemanha, o FC Porto vai lutar com o Bayer Leverkusen pela qualificação para os oitavos de final da Liga Europa. O apoio dos adeptos é fundamental e ainda há bilhetes disponíveis.
 
Eis o balanço da Volta ao Algarve. Amaro Antunes, que regressou à W52-FC Porto após dois anos na Polónia, foi o melhor ciclista da equipa e terminou a prova na décima posição, a um minuto e 57 segundos do vencedor. Na classificação geral colectiva, os azuis e brancos ficaram no oitavo lugar e foram a melhor formação portuguesa.
 
É muito raro, mas também acontece: a nossa equipa de voleibol feminino perdeu com o Porto Vólei num jogo em que, pela primeira vez nesta temporada, não venceu qualquer set (0-3). Ainda assim, as voleibolistas da AJM/FC Porto lideram isoladas o campeonato nacional, fruto de 17 vitórias em 19 jogos.

23/02/20

Aconteceu a 23 Fevereiro 2011

Neste dia, o FC Porto também disputava a Liga Europa e recebia o Sevilha no Dragão, depois de ter vencido por 2-1 na Andaluzia. Os azuis e brancos massacraram os espanhóis, mas os ferros e o guarda-redes Javi Varas travaram os golos quase certos de Falcao, Hulk e Guarín. Mesmo assim, e apesar do golo de Luís Fabiano, a equipa de André Villas-Boas seguiu em frente rumo à conquista do sétimo troféu internacional da história do clube.

Dragões Diário 23-02-2020

A preparação para a recepção ao Portimonense foi concluída no Estádio do Dragão, o palco do jogo da 22ª jornada do campeonato, que se disputa esta noite (20h30, Sport TV). Em caso de vitória, o FC Porto pode assumir a liderança, à condição, e é nisso que Sérgio Conceição pensa: Temos de fazer pela nossa vida para ganhar.

O jogo entre FC Porto B e Estoril, referente à 22ª jornada da LigaPro, terminou com um golo e um ponto para cada lado no Estádio de Pedroso. Os Dragões de Rui Barros até estiveram em desvantagem, mas conseguiram somar mais um ponto e aumentaram para seis o número de jogos consecutivos sem perder na prova.

Na manhã de ontem, os Sub-19 somaram novo desaire na fase final do campeonato ao perderem frente ao Rio Ave (2-0), no Olival. Os Sub-15, por sua vez, continuam em grande forma e venceram tranquilamente em casa do Boavista (4-1).

O HC Vardar não teve argumentos para resistir à chama europeia deste FC Porto Sofarma, que continua a fazer história depois de se qualificar para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Com mais uma exibição de grandíssimo nível, o coletivo comandado por Magnus Andersson bateu o detentor do troféu, por claros 30-22.

O FC Porto Fidelidade não deu espaço a surpresas nos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins e goleou a Juventude Pacense (12-2), no Municipal de Paços de Ferreira, garantindo um lugar nos oitavos da prova. Todos os jogadores de campo da equipa liderada por Guillem Cabestany assinaram a lista de marcadores.

À entrada para este domingo, o último dia da 46ª edição da Volta ao Algarve, Amaro Antunes é sexto classificado na geral individual, a 18 segundos do líder, o belga Remco Evenepoel. A Algarvia terminae com um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, em Lagoa.