14/07/07

Blogs Portistas: #FCPorto

Bem Vindo ao FCPorto o canal mais in da PTNET :D e quem tiver mal...que continue porque isto não é nenhuma farmácia.. divirtam-se :)

Assim se caracteriza o Blog do canal IRC dos socios, adeptos e simpatizantes da nossa grande instituição...

Treino de hoje

O verão chegou finalmente a Tegelen, de surpresa, sem aviso prévio ou período de adaptação, limpando um tecto carregado e reforçando a exigência dos trabalhos orientados por Jesualdo Ferreira. Esta manhã, o F.C. Porto cumpriu mais um treino nas instalações do SC Irene, uma sessão complexa, mas ligeiramente abreviada, uma vez que mais logo há jogo de preparação.
Bem cedo, logo pelas 9h30 locais, já depois de ter abastecido as reservas energéticas ao pequeno-almoço e pedalado desde o Château Holtemuhle até aos relvados, o Dragão entregou-se com empenho aos esquemas concebidos pelo treinador, sem por um instante pensar na resposta que terá de dar frente ao Den Bosch, a partir das 19h00.
Já depois do almoço, a equipa permanecerá em repouso até às 16h00. A viagem no autocarro do clube até s-Hertogenbosch está marcada para as 16h30.

"Desbaratar" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há coisa de três anos, mais mês, menos mês, o FC Porto foi acusado de desbaratar o plantel que tinha conquistado a Liga dos Campeões. É claro que, mesmo na altura, desbaratar era uma expressão forçada, até porque estavam em causa as transferências de Ricardo Carvalho para o Chelsea por 30 milhões de euros, a de Deco para o Barcelona por 15 milhões mais Ricardo Quaresma, subavaliado na altura em seis milhões de euros, e a de Paulo Ferreira, também para o Chelsea, por 20 milhões de euros. Contudo, foi isso que se disse. Que o FC Porto tinha desbaratado o plantel que conquistou a Liga dos Campeões. Aliás, dias mais tarde, as críticas foram um pouco mais longe, acusando o clube de ter desbaratado em aquisições falhadas o dinheiro que tinha recebido enquanto desbaratava a equipa campeã europeia. Entretanto, com essa mão-cheia de aquisições falhadas nas quais desbaratou os milhões da Liga dos Campeões, o FC Porto ganhou mais uma Taça Intercontinental, dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. Ora, nem de propósito, três anos depois, o FC Porto está outra vez a desbaratar. Desta vez, está a desbaratar o plantel construido com as aquisições falhadas em que desbaratou o dinheiro ganho a desbaratar a equipa campeã europeia. Confuso, não é? E ainda fica pior. Porque é inevitável perguntar como raios pode o FC Porto estar a desbaratar por 70 milhões de euros um plantel que já tinha sido desbaratado antes por 65 milhões, mais Ricardo Quaresma, essa pechincha? Como pode o FC Porto ser assediado desta forma por alguns dos gigantes europeus se tinha desbaratado os milhões ganhos na sequência da final de Gelsenkirchen numa série de contratações falhadas? Enfim, tantas perguntas, tão poucas respostas.
FALTA POUCO
Temos de chegar a Agosto fortíssimos
Nuno Espírito Santo, guarda-redes do FC Porto

13/07/07

"Desconhecido" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Algumas pessoas têm tanto medo, mas tanto medo do desconhecido, que preferem manter-se na ignorância e passar as passas do Algarve com aquilo que lhes é familiar em vez correrem alguns riscos. Em Madrid, pelos vistos, não conhecem Pepe e desconfiam. Desconfiam que o antigo central do FC Porto não valha os 30 milhões de euros que o Real pagou por ele, quando deviam desconfiar da sua própria ignorância em relação ao que se passa à sua volta. Se o tivessem feito, se tivessem sido um pouco cépticos em relação aos seus próprios conhecimentos de futebol, se tivessem alguma curiosidade em relação ao que se passa deste lado da fronteira em vez de passarem a vida com o rei na barriga e a cabeça enfiada na areia, talvez tivessem evitado gastar as fortunas que gastaram nos últimos anos à procura de um bom central. Se tivessem gasto 30 milhões de euros em Ricardo Carvalho há três anos, quando desconfiaram e torceram o nariz ao preço do central ao FC Porto, não teriam de o fazer agora. Ainda assim, era de esperar que, pelo menos, tivessem aprendido com o erro cometido nessa altura e que percebessem que, muitas vezes, o barato sai caro. O Chelsea, que arrebatou Ricardo Carvalho por 30 milhões de euros há três anos, nunca se arrependeu do valor gasto no central português e ainda durante a última temporada ressentiu-se, isso sim, da sua ausência numa mão-cheia de jogos. Pepe é um grande central, e embora talvez seja um exagero chamar-lhe o defesa perfeito, tem todas as condições para justificar cada um dos 30 milhões de euros que o Real pagou por ele. E, no processo, pode ser que finalmente abra os olhos a "nuestros hermanos". Por outro lado, quem não aprende com exemplos como os de Ricardo Carvalho ou até Deco, quem não aprende com exemplos desses talvez seja mesmo um caso perdido.
Grandes expectativas
Espero ganhar tudo
Lisandro Lopez, jogador do FC Porto

Arrumações da casa

Ibson prolongou o contrato com o FC Porto por mais duas épocas, até 2011, melhorou as condições salariais e foi cedido ao Flamengo até 30 de Junho do próximo ano. A decisão foi tomada ontem, na sequência de uma reunião entre o jogador, o seu pai, Laiz Silva, o seu empresário, Eduardo Uram e o administrador da SAD do FC Porto, Fernando Gomes e enquadra-se nos desejos manifestados pelo jogador depois de Jesualdo Ferreira ter tornado público que não contava com ele para a próxima temporada. Depois de duas temporada em que apenas foi utilizado de forma residual no FC Porto, Ibson espera poder relançar a sua carreira no Brasil ao serviço do Flamengo.
Lucas Mareque vai jogar no Independiente, da primeira divisão Argentina, na próxima temporada a título de empréstimo. Ao contrário do que chegou a ser noticiado, o lateral-esquerdo não vai para o Belgrano, como uma das contrapartidas pela transferência de Mário Bolatti para o Dragão. O JOGO sabe que o argentino já tem autorização para regressar ao seu país, mas com Buenos Aires como destino. Mareque apresentou-se ao serviço no dia em que a equipa seguiu para o estágio na Holanda e nessa altura já sabia que não tinha espaço no plantel de Jesualdo Ferreira, tendo ficado a treinar no Olival enquanto aguardava colocação. Contratado na época passada, este defesa nunca se conseguiu impor no FC Porto - perdeu o lugar para Fucile e Cech - terminando o primeiro ano na Europa com apenas quatro jogos (236 minutos) e longe de convencer os adeptos. Com a chegada de Lino aumentou a concorrência e diminuiu ainda mais o seu espaço no seio do grupo. Jesualdo Ferreira colocou-o na lista de dispensas, mas a ligação ao clube mantém-se.
Fonte: O Jogo

12/07/07

Ibson renovou contrato

A F.C. Porto – Futebol, SAD e Ibson acordaram prolongar o contrato do médio brasileiro por mais duas temporadas, alargando a sua duração até 2011. Ficou ainda definido que, durante a presente época, o atleta representará o Flamengo, do Brasil.

F.C. Porto abre Liga 2007/08 frente ao Sp. Braga

O F.C. Porto vai abrir o campeonato no Estádio Municipal de Braga, frente ao Sp. Braga. O sorteio da Liga 2007/08 realizou-se esta quinta-feira, em Oeiras, sendo que a primeira jornada da competição está agendada para o fim-de-semana de 18 e 19 de Agosto.
No que diz respeito aos clássicos, o F.C. Porto recebe o Sporting logo na 2ª jornada, no fim-de-semana de 25 e 26 de Agosto, e desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica na 12ª, no fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro.
Já na segunda volta do campeonato, os Dragões visitam o Sporting, em Alvalade, à 17ª jornada, no fim-de-semana de 26 e 27 de Janeiro, encerrando o ciclo de clássicos em casa, no Estádio do Dragão, diante do Benfica, na 27ª ronda, a realizar-se no fim-de-semana de 19 e 20 de Abril.

Bolatti e Lixa

«Podem esperar muito esforço e sacrifício», diz Mário Bolatti
Bolatti está a viver o sonho europeu com esforço e dedicação. Para já, nos primeiros passos no F.C. Porto, é comedido nos discursos, centrando todas as ideias no trabalho e no labor diário. Essa, de resto, é a base do sucesso que espera alcançar nos Dragões.




Lisandro Lopez: «Penso em ganhar tudo»
Ambição e altruísmo. Eis a síntese da conferência de Imprensa de Lisandro Lopez esta quinta-feira, em Tegelen. O avançado argentino assume a vontade de acumular mais títulos e destaca a importância da rápida integração dos novos atletas.

Bosingwa desenvolveu treino condicionado

O F.C. Porto realizou esta tarde mais um treino no estágio que está a realizar em Tegelen. A sessão foi marcada pela chuva e pela ausência de Bosingwa, que voltou a evoluir no relvado sob orientação do recuperador físico dos azuis e brancos.
De acordo com o Boletim Clínico conhecido após os trabalhos, o defesa cumpriu treino condicionado ao longo das duas sessões ministradas por Jesualdo Ferreira esta quinta-feira, em virtude da contusão no joelho direito que o impediu de defrontar o SC Irene, no primeiro amigável desta preparação em solo holandês.
Amanhã, os Bicampeões nacionais repetem o regime bidiário, com treinos às 9h30 e às 17h00. O apronto matinal decorrerá à porta aberta.
Fonte: Site oficial

"Ó pá" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Serei só eu ou estas OPAs sobre as acções da Benfica SAD cheiram a esturro ou ainda pior? Primeiro, aparece Joe Berardo, cheio de boas intenções, disposto a ajudar o clube e a contribuir para a sua afirmação nacional e internacional, sendo naturalmente recebido de braços bem abertos por Luís Filipe Vieira. As acções disparam na Bolsa de Lisboa, são transaccionadas aos milhares e alguém faz uma pequena fortuna em mais-valias. E qual é a proposta de Berardo para ajudar os encarnados? Começa por insultar nada menos que Rui Costa para logo a seguir oferecer uma fracção do valor pelo qual as acções do clube encarnado foram colocadas no mercado cerca de dois meses antes. Para não haver dúvidas sobre as suas intenções, esclarece desde logo que os accionistas que cometam a insensatez de aceitarem a sua proposta vão perder muito dinheiro. Aliás, poucas horas depois do Benfica ter oficialmente considerado a OPA inoportuna, o próprio Joe Berardo aparece a dizer que compreende a posição do clube, assim como quem admite que realmente propôs um mau negócio, um negócio que não podia querer alguma vez concretizar. Entretanto, aparece um empresário a dizer que há um grupo de investidores chineses interessados em concorrer com a OPA de Berardo, dobrando a oferta daquele por acção. As acções disparam outra vez na Bolsa de Lisboa, são transaccionadas aos milhares e alguém faz outra fortuna, não tão pequena como isso, em mais-valias. No dia seguinte, o Benfica esclarece não ter conhecimento de nenhuma proposta de nenhum grupo chinês e o próprio empresário responsável pelo anúncio original explica que o interesse dos orientais, tão real na véspera, se teria dissipado, talvez por influência do anticiclone dos Açores. Por outras palavras, alguém andou a brincar com a Bolsa de Lisboa e com as acções do Benfica, até ver, sem consequências, dando certamente um enorme contributo para a credibilidade do negócio futebol em Portugal enquanto toda a gente assobia para o lado. Gostava de saber como seria se tivesse acontecido com a SAD do FC Porto. Quantas procuradoras adjuntas é que um caso destes não mobilizaria?

11/07/07

"Crescimento" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há pelo menos 30 milhões de bons motivos para Pepe estar satisfeito com a anunciada transferência para o Real Madrid. Em boa verdade, pelas minhas contas, há pelo menos 30 milhões e uns bons motivos. Bem sei que pode parecer picuinhas falar de apenas um quando estão em causa 30 milhões, e também tenho a certeza que para qualquer um de nós, comuns mortais, os 30 milhões chegavam muito bem, mas sempre me disseram que no poupar está o ganho. Ora, o tal motivo de que falo não se pode depositar no banco como os outros, mas também dá crédito. Outro tipo de crédito. O crédito que Pepe finalmente vai merecer. Tal como aconteceu com muitos outros jogadores, treinadores e até cinesiterapeutas - aprendi a palavra ontem, mas ainda não sei bem o que significa - antes dele, Pepe está a caminho de se tornar, finalmente, consensual. Bastar-lhe-á sair do FC Porto para se livrar das paixões clubísticas e da cegueira histérica que impede o reconhecimento nacional a quem equipa de azul e branco e para que, finalmente, toda a gente possa admitir que, de facto, é um dos melhores do Mundo, tal como aconteceu com José Mourinho, para citar o exemplo mais conhecido. E que, sim, que já que está disposto a isso, talvez deva mesmo jogar na Selecção Nacional ao lado de Ricardo Carvalho, outro central transferido pelo FC Porto por 30 milhões de euros. Que diabos, a jogar no Real Madrid talvez até Dunga, o seleccionador brasileiro e um dos meus sete anões favoritos, finalmente perceba o que o Brasil tem andado a perder, tal como aconteceu há alguns anos com Deco. Mas, mesmo depois de tudo isso, Pepe vai saber que, como dezenas de jogadores, técnicos e até cinesiterapeutas antes dele, que entrou pequenino no FC Porto e saiu de lá enorme.
Despedida
O FC Porto foi de grande importância para o seu [ndr. de Pepe] crescimento
Jesualdo Ferreira, treinador do FC Porto

10/07/07

Tegelen: Espectáculo num treino intenso

Depois de ontem ter dado os primeiros pontapés nos relvados do SC Irene, o F.C. Porto reforçou esta terça-feira a intensidade dos trabalhos, cumprindo uma sessão matinal que durou cerca de duas horas. Sob um clima outonal e uma temperatura baixa, perfeita para esforços elevados e exercícios exigentes, a equipa de Jesualdo Ferreira desenvolveu um programa diversificado, dominado pelos esquemas com bola que desencadearam excelentes momentos de futebol, com remates excelentes, golos aparatosos e defesas impossíveis.
A manhã portista em Tegelen começou bem cedo, a pedalar entre o Bilderberg hotel e os campos de treinos, num percurso edílico ladeado por lagos e vegetação, capaz de despertar sonhos e ambições. Uma vez no tapete verde, os bicampeões nacionais entregaram-se no limite a todos os exercícios propostos por Jesualdo Ferreira, pulando mais uma etapa ruma aos objectivos finais desta fase da preparação.
Quaresma, que ontem se queixou de uma mialgia de esforço na face anterior da coxa esquerda, trabalhou na companhia do recuperador físico, num relvado secundário.
Após os trabalhos, os Dragões recolheram ao hotel, onde permanecerão em descanso até perto das 17h00, altura em que se realiza o segundo preparo do dia.
Fonte: Site Oficial

"Bosman" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Não é certo que o estágio holandês do FC Porto venha a ser tão tranquilo como a paisagem que rodeará o plantel portista nos próximos 10 dias. É que não sendo a lei da selva que impera, também não vigora um acordo de cavalheiros capaz de impedir que os bons jogadores sejam poupados à lei do mercado durante os estágios. O mais certo é que por estes dias tudo continue na mesma, haverá, por isso, meio mundo a perguntar o preço de Quaresma, outra metade a saber qual a possibilidade de Pepe valer menos do que fez por valer na bolsa de transferências e até quem desate a correr para surpreender o FC Porto e ficar com Lucho a um preço abaixo de mercado. Por culpa de um tal Bosman, de cujo nome já ninguém se lembra e de cujas fintas não haverá sequer registo – nem sequer no Youtube – a defeso tornou-se em época de ataque. Acabou o tempo em que cada equipa tinha apenas três estrangeiros, apenas dois podiam jogar em simultâneo e o Rui Barros era um deles. Hoje em dia basta ter plantel para que um clube se torne num alvo. Se, como no caso do FC Porto, não faltarem excelentes jogadores então tudo se multiplica: Bruno Alves, Bosingwa, Raul Meireles, Adriano, Postiga… Não há por isso forma de garantir paz absoluta, nem que o refúgio esteja cercado por água e escondido por entre árvores. Alguém saberá onde fica Tegelen? Os bons jogadores avistam-se de qualquer lado, pelo que o FC Porto bem pode vir a ser o responsável pela elevação da pequena localidade holandesa a praça-forte da pré-temporada.
Outra galáxia - SC Irene
O SC Irene, cuja equipa é formada por jogadores amadores, tem seis campos relvados. Do outro lado da rua o clube rival apresenta o mesmo património. Quantos clubes portugueses, das ligas profissionais, têm estruturas semelhantes para oferecer aos jogadores? FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães…

Estágio

O site oficial do FC Porto vai acompanhar ao pormenor o estágio de preparação que decorre na Holanda. Em www.fcporto.pt, os visitantes ficam a conhecer o dia a dia da equipa, as notícias dos treinos, as melhores galerias de imagens, as conferências de Imprensa, diversos conteúdos exclusivos e as crónicas dos jogos amigáveis.

Real Madrid e FC Porto confirmam contratação de Pepe

Tanto o Real Madrid como o FC Porto confirmaram já a mudança de Pepe para a capital espanhola, por 30 milhões de euros, pelas próximas cinco temporadas. O luso-brasileiro integrará a equipa de imediato, refere o clube espanhol em comunicado oficial. O clube merengue explica que o acordo foi feito na ontem. "O Real Madrid e o FC Porto chegaram a acordo ontem para a transferência do defesa central brasileiro Kléper Laveran Lima Ferreira (Pepe)", refere o comunicado oficial. Na sua página online, o Real Madrid refere que Pepe é considerado "o central perfeito" e que era "pretendido por meia Europa", tendo "acabado por aceitar a oferta do Real Madrid". "Chegou ao clube branco um dos melhores jogadores do Mundo, para muitos o defesa central perfeito, porque faz tudo bem: tem inteligência, táctica, ordem, colocação, força e uma impressionante qualidade técnica", refere o site, acrescentando: "chega ao Real Madrid um central que marcará uma época".O FC Porto também confirmou no seu site a transferência, e, segundo a Antena 1, o jogador abandonou já o estágio portista na Holanda para ser apresentado em Madrid.No FC Porto, Pepe esteve três temporadas, realizando 14 jogos na primeira e apontando um golo, na segunda jogou por 24 vezes e anotou outro tento, enquanto na última efectuou 25 jogos e marcou quatro golos.
Fonte: O Jogo

09/07/07

"Expectativa" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Aposto que Jesualdo Ferreira não se importaria de ter Kaká no FC Porto, acharia interessante trabalhar com Ronaldinho Gaúcho e arranjaria a melhor maneira de aproveitar ao máximo o que Drogba pode oferecer a qualquer equipa.Nem que fosse preciso mudar de sistema, até mesmo um suplente como Shevchenko seria bem vindo. Mesmo assim, nunca seria o plantel de Jesualdo Ferreira. Os treinadores desejarão sempre o que de melhor houver à superfície da terra, mas a maioria deles também sabe que acaba a trabalhar com aqueles que o clube lhes pode oferecer. Sem milionários, o FC Porto tira Anderson e nem sequer pode garantir que não apareça quem rebente com a blindagem que guarda Quaresma, Pepe e Lucho González. Ainda assim há razões para desconfiar que este é também o plantel de Jesualdo Ferreira, até porque há muito em Bolatti, Kazmierczak e Edgar que não rimando, encaixa no conceito de novo jogador do FC Porto que o treinador pediu na ressaca do bicampeonato: alto, forte e robusto. Por isso, não sendo o plantel de Jesualdo, é pelo menos um grupo formado com o seu conhecimento, o que não sucedeu a época passada. Quando chegou a uma semana do início da temporada, Jesualdo herdou uma equipa e um sistema que não eram seus. Mas, porque foi campeão e alcançou os oitavos-de-final da Liga dos Campeões aumentou a exigência para esta época. O que está longe de significar mais pressão, porque para o FC Porto o segundo lugar nem sabe a pouco. Não sabe a nada.

08/07/07

"Emprestados" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Não será caso para assustar o Diabo, ou seja qual for o nome por que responde Lúcifer, mas há uma nova personagem para o universo das figuras demoníacas: o jogador emprestado pelo FC Porto. Pelos vistos, há todas as razões para acreditar que se trata de pessoas que, no mínimo, não são tão honestas como os jogadores do Benfica e do Sporting que acabam a rodar em outros clubes. Ou seja, Paulo Machado será de todo diferente de Fonte e de Varela, mas exactamente igual a Vieirinha, Diogo Valente e Ezequias, só para apontar aqueles que foram "estrategicamente" colocados no Leixões. O que nos leva para uma outra novidade, a de que, de facto, o FC Porto tem uma estratégia cuja existência era questionável ao saber-se da oferta de bilhetes e camisolas a árbitros, quando, pelos vistos, bastaria emprestar um jogador a quase todos os clubes. É que, recordo, os emprestados pelo Benfica são 100% honestos e os do Sporting nem falar, mas os do FC Porto nunca esquecem o dono. O que fica de fora da ironia é a derrota do FC Porto em Leiria no início de 2007 e o facto de os portistas terem deixado escapar uma pequena fatia de títulos desde que descobriram que podiam emprestar jogadores. O que até parece mentira num clube que acumula campeonatos ao mesmo ritmo com que voam bilhetes e camisolas do Estádio do Dragão. E, já agora, também se podia falar do estúpido fim das equipas B, mas isso não não faz sentido numa história de demónios.
APOSTAR NOS REFORÇOS - Estrelas
Com uma lista de reforços sem estrelas, este FC Porto volta a correr o risco de acabar o ano a revelar mais uma. Aconteceu, por exemplo, com Anderson. Desta feita, há Leandro Lima, quem sabe Edgar ou Bolatti. Ou então Kaz. E há ainda Luis Aguiar, que parece possuir uma característica rara no futebol português: a vontade de rematar. Ontem, bisou no jogo-treino.