05/12/08

Entrevista de Jesualdo Ferreira ao jornal O Jogo

"Contra factos também há argumentos" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

O rendimento de Lucho tem sido irregular, diz a maioria dos leitores que participaram no inquérito online de O JOGO. Perguntou-se o mesmo a Jesualdo Ferreira e não se estava à espera que ele concordasse, porque, como é óbvio, não lhe compete sublinhar o lado lunar das coisas. Seja no caso de Lucho, no das bolas paradas ou na inconsistência defensiva. Jesualdo fez o que devia: rebateu essas questões, uma a uma, carregando nas atenuantes. Lucho não está pior, está, isso sim, a jogar de forma diferente - e foi pena que não a tenha explicado melhor para percebermos a diferença; sofrer cinco golos de bola parada, de um total de 18, não é um mau sintoma, porque dois deles foram de penálti; e a apregoada inconsistência defensiva não é mais do que um mero reflexo das mexidas no sector. Nada contra estes argumentos, que são válidos. Todos. Mas, repare-se na ironia das coisas: sublinhar as atenuantes é também uma forma de reconhecer os factos que estiveram na origem das perguntas e dos trabalhos que foram sendo publicados...

04/12/08

Muitos regressos em dia de mais um ensaio

O F.C. Porto realizou, esta quinta-feira, mais um apronto para o jogo frente ao V. Setúbal, agendado para as 20h30 de sábado, no Estádio do Bonfim. Jesualdo Ferreira já pôde contar com os nove jogadores que ontem participaram na Liga Intercalar, bem como com Helton e Raul Meireles.
Pedro Emanuel e Sapunaru permanecem sob a orientação do Departamento Médico. O central continua a desenvolver treino condicionado e o lateral mantém-se em tratamento.
Os Dragões voltam e reunir-se amanhã, novamente no CTFD PortoGaia, naquela que será a última sessão de preparação para o encontro da 11ª jornada da Liga.
O ensaio, após o qual será divulgada a lista de convocados para o desafio em referência, principia às 10h00 e é fechado à comunicação social.

Fonte: Site Oficial

"Adriaanse continua a render" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Não é novidade, mas há mais um milhão de motivos para reforçar a ideia: Adriaanse é bem capaz ter sido um dos mais rentáveis treinadores de sempre no FC Porto. Descontando o apuramento para os oitavos da Champions, que falhou, foi sempre a somar. Vejamos: fez a transição na baliza, que se adivinhava delicada pelo estatuto de Vítor Baía; lançou as sementes de Bosingwa a lateral; fez de Pepe uma fortaleza defensiva; apostou num Raul Meireles que estava interrogado no plantel; consolidou Paulo Assunção e, cereja das cerejas, conseguiu domar a irreverência de Quaresma. Ainda ganhou campeonato e Taça. Haverá sempre quem lembre que desbaratou Diego ou aconselhou Sonkaya, entre outras loucuras. Porque, claro, havia aquele pequeno detalhe de ter o coração perto da boca, contrastando com a postura discreta que FC Porto não dispensa. Mas, repare-se, até nisso houve lucro: foi graças a esse feitio que decidiu bater com a porta. Antes do tempo, o que lhe custou quase um milhão de euros.