07/03/19

Dragões Diário 07-03-2019

O FC Porto é uma das oito melhores equipas da Europa. Ponto.

O FC Porto é uma das oito melhores equipas da Europa porque bateu a Roma por 3-1, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A qualificação para a próxima fase da prova mais difícil do mundo foi alcançada perto do fim do prolongamento, ao minuto 117, quando Alex Telles converteu o penálti que definiu o 4-3 na eliminatória.

Nas quase duas horas anteriores, os Dragões estiveram por cima durante a maior parte do tempo. Aos 26 minutos, Soares colocou os campeões nacionais em vantagem no jogo e nos oitavos de final, mas De Rossi empatou 11 minutos mais tarde, contra a corrente do jogo. Aos 52’, foi Marega que marcou o golo que levou o encontro para prolongamento.

Foi um jogo a roçar a perfeição e uma prova de grande maturidade, de grande tranquilidade, resumiu Sérgio Conceição. Na conferência de imprensa, o treinador não se estendeu, uma vez que tinha acabado de receber a notícia da morte de um cunhado de quem era muito próximo. O FC Porto e toda a família portista estão, naturalmente, solidários com a dor de Sérgio Conceição e dos seus familiares, a quem enviam sentidas condolências.

Do dever cumprido de Soares ao orgulho de Marega, da necessidade de continuar a sonhar de Corona à vontade de desfrutar de Felipe e à justiça sublinhada por Herrera, os jogadores do FC Porto irradiavam felicidade no final do jogo. Alex Telles, que marcou o golo decisivo, optou por citar Óliver: Não fui só eu a marcar o penálti, foi toda a equipa, toda essa energia do Estádio do Dragão.

E fazem muito bem os jogadores ao destacar os méritos desta façanha, uma vez que o mais certo, tendo em conta aquilo a que estamos habituados, é que grande parte da imprensa e da opinião pública venham a desvalorizá-los.

Contudo, os factos são os factos: o FC Porto é o primeiro classificado no ranking da UEFA de 2018/19; os Dragões acabam de eliminar uma equipa que na temporada passada atingiu as meias-finais da Champions, goleou o Barcelona e o Liverpool e investiu mais de 100 milhões de euros na contratação de jogadores.

Felizmente, para além do nosso treinador e dos nossos jogadores, há muitos adeptos que têm bem noção do feito protagonizado pelo FC Porto. Desde logo, os que ontem encheram o Dragão e nunca vacilaram no apoio à equipa. Mas também alguns mais conhecidos, que aproveitaram as redes sociais para partilhar mensagens de apoio. André Villas-Boas, Benni McCarthy, Deco e Gonçalo Paciência são só três exemplos.

Impõe-se uma nota sobre a arbitragem: o golo decisivo da eliminatória foi marcado através de um penálti assinalado após intervenção do videoárbitro, que alertou Cüneit Çakir para a falta sobre Fernando Andrade. O árbitro viu as imagens e decidiu bem, sem medo. Como deve ser. Como nem sempre acontece nas competições nacionais.

Os quartos de final da Champions serão disputados em meados de abril, mas o adversário do FC Porto será conhecido a 15 de Março. Já com presença garantida no sorteio, para além dos campeões nacionais, estão o Ajax, o Manchester United e o Tottenham.

No que ao andebol diz respeito, a noite acabou por ser mais infeliz. O FC Porto até esteve grande parte do jogo na frente, mas acabou por perder por 26-23 frente ao Sporting, no Pavilhão João Rocha. António Areia, autor de sete golos, foi o melhor marcador azul e branco.

Sem comentários: