21/08/21

Dragões Diário 21-08-2021

Ontem voltou a ser dia de trabalho para o plantel principal do FC Porto, que continua a preparar o desafio que se segue na Liga Portugal Bwin. Sérgio Conceição orientou uma sessão matinal no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, ainda com dois nomes no boletim clínico e com Wendell em estreia absoluta. Os Dragões voltam a treinar hoje, às 10h30, antes de Sérgio Conceição projectar o jogo com o Marítimo, agendado para amanhã (18h), na Madeira, a contar para a terceira jornada do campeonato.
 
À terceira é para ser de vez. Depois de um empate e uma derrota, o FC Porto B está de regresso a casa para tentar somar a primeira vitória na Liga Portugal 2. Na terceira ronda da prova, os Dragões de António Folha recebem o Nacional, no Olival, e o guarda-redes Ricardo Silva garante que o grupo está preparadíssimo para fazer um grande jogo. Confira no site do fcporto as informações sobre a venda de bilhetes para o encontro com os madeirenses, agendado para amanhã, às 15h30, com transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.
 
Com duas vitórias nos dois primeiros jogos oficiais da temporada, a equipa de Sub-19 do FC Porto entrou com tudo na zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Depois de triunfar em Santa Maria da Feira (4-1) e na recepção ao Famalicão (2-1), o colectivo comandado por José Tavares tem neste sábado um desafio difícil frente ao Rio Ave, em Vila do Conde. Os Dragões, que dividem a liderança da zona Norte com o Tondela, ambos com seis pontos, defrontam o quarto classificado, que tem três, a partir das 17h.
 
O FC Porto fechou a participação no Torneio Internacional de Viseu com uma vitória por 32-26 frente ao Chekhovskiye Medvedi, campeão da Rússia há 20 anos consecutivos. Os Dragões de Magnus Andersson, que em 2020/21 juntaram o título nacional à Taça de Portugal, reagiram com categoria ao desaire sofrido na véspera, diante dos franceses do Chambéry SH, e tiveram em Victor Iturriza (6 golos) a grande figura. Segue-se o Torneio Internacional de Gaia na pré-temporada do andebol azul e branco.
 
A partir das 12h, acompanhe a conferência de imprensa de Sérgio Conceição em directo na FC Porto TV e no Porto Canal. Enquanto não chega a hora, veja como foi o primeiro dia de Wendell no Estádio do Dragão, que incluiu um passeio pela Galeria e a subida ao relvado.

Aí está a quinta cara nova da versão 2021/22 do FC Porto. Aos 28 anos, Wendell chegou à cidade que deu nome a Portugal para reforçar o corredor esquerdo da defesa dos Dragões e rubricou um vínculo válido até 2025. Depois de sete anos na Alemanha, passados ao serviço do Bayer Leverkusen, o canhoto natural de Fortaleza vai equipar de azul e branco ao longo das próximas quatro temporadas.
 
Acabado de passar para o papel a ligação ao emblema da Invicta, o novo camisola 22 mostrou-se grato pela oportunidade de representar um emblema com tanta história, um gigante como o FC Porto. Ansioso por dar seguimento ao legado dos compatriotas Alex Sandro e Alex Telles – seu amigo e antigo colega de equipa no Grémio – o atleta de 1,76 metros confidenciou: acompanhei o último jogo frente ao Famalicão e vi jogadores de grande qualidade, como o Pepe e o Otávio. São jogadores que dão tudo dentro de campo. O Pepe é um exemplo a seguir. Sempre que eu o vejo a jogar, motivo-me.
 
Já Jorge Nuno Pinto da Costa aproveitou o momento para destacar o comportamento exemplar durante todo o processo negocial por parte da mais recente contratação: até há poucos minutos houve pessoas a tentar desviá-lo com ofertas para inglês ver, como se costuma dizer, para tentar estragar o negócio. Quero realçar a vontade que o Wendell demonstrou em preferir o FC Porto a outro clube e salientar a maneira exemplar como cumpriu com a palavra dada ao FC Porto, salientou o Presidente, visivelmente satisfeito por assinar com um jogador de quem recolheu óptimas referências.
 
Horas antes deste anúncio, Marchesín foi submetido a uma artroscopia ao joelho direito para corrigir um problema no menisco interno. A operação, liderada pelo professor José Carlos Noronha, teve lugar na Ordem de São Francisco e correu bem, mas mesmo assim o guardião argentino é baixa para Sérgio Conceição. Tal como Marko Grujic, que ainda treina condicionado.
 
Os bicampeões nacionais de andebol começaram a nova época de forma atípica. No primeiro encontro de preparação para a temporada que se avizinha, o FC Porto perdeu por três (26-29) diante do Chambéry SH e arrancou com o pé esquerdo a participação no Torneio Internacional de Viseu. Entre os atletas chamados à acção por Magnus Andersson destacam-se os reforços Sebastian Frandsen, Pedro Cruz, Diogo Oliveira e Pedro Valdés, autor de três golos. Com quatro, os pivôs luso-cubanos Victor Iturriza e Daymaro Salina foram os maiores artilheiros do final de tarde na Beira Alta.
 
O Keravnos será o primeiro adversário do FC Porto nas rondas de qualificação para a fase de grupos da FIBA Europe Cup. No próximo dia 29 de Setembro, os basquetebolistas azuis e brancos defrontam a formação cipriota nas meias-finais do torneio de qualificação para a FEC. Caso ultrapassem o conjunto de Strovolos, numa eliminatória decidida em partida única, os Dragões disputarão a final contra os israelitas do Ironi Ness Zion, os austríacos do GGMT Viena ou os estónios do BC Pärnu Sadam.

Sem comentários: