05/05/13

FC Porto vence na Choupana (3-1)

Os dragões resolveram a partida nos primeiros 22 minutos, com golos de James, Mangala e Lucho. O Nacional ainda reduziu, mas não evitou o triunfo dos bicampeões nacionais, que reduziram a desvantagem em relação ao Benfica para um ponto. Veja os principais lances do jogo.
Com a vitória na Madeira, o F. C. Porto coloca mais pressão no Benfica que, segunda-feira, recebe o Estoril, ainda na ressaca do apuramento para a final da Liga Europa. A equipa de Vítor Pereira entrou ao ataque e só precisou de dez minutos para marcar o primeiro golo, com o esforço de Varela e de Jackson a permitir a conclusão fácil de James.
O melhor momento do jogo surgiu aos 19 minutos, num passe longo para as costas da defesa do Nacional onde surgiu João Moutinho a assistir, de cabeça, Mangala, que marcou com um fantástico toque de calcanhar. Pouco depois, o árbitro assinalou grande penalidade por falta de Miguel Rodrigues sobre Varela e Lucho não desperdiçou o castigo máximo, fazendo o 3-0.
Foi também de penálti - por mão de Mangala e concretizado por Candeias -, que o Nacional reduziu a desvantagem aos 27 minutos, lançando alguma emoção no jogo. Mesmo em cima do intervalo, um momento de inspiração de Varela ofereceu uma grande defesa a Gottardi.
O Nacional bem procurou reentrar na discussão dos pontos na segunda parte, mas as melhores oportunidades acabaram por pertencer ao FC Porto, nomeadamente num corte de Miguel Rodrigues que bateu no poste e num remate de Lucho que Gottardi defendeu. O triunfo portista estava garantido e os dragões já podem começar a pensar no clássico do próximo fim-de-semana com o Benfica.

Vítor Pereira, treinador do FC Porto:
«Fizemos um jogo de grande qualidade. Na primeira parte tivemos várias oportunidades e ao intervalo o resultado não expressava o que aconteceu. Na segunda parte podíamos ter feito mais dois ou três golos e mesmo o golo de Candeias não assustou a equipa».
“[Sobre as contas do título] Temos de fazer o nosso trabalho. Somamos três pontos e vamos preparar o próximo jogo.”
“Jogamos o próximo jogo em casa [contra o Benfica]. Vamos abordá-lo para ganhar e depois as contas fazem-se no final.”
“As vitórias são todas importantes, para continuar na luta pelo título.”

O extremo James realçou que depois de terem superado o Nacional (3-1) querem vencer o Benfica e lutar até ao último minuto pelo título de campeão.
«Nós ganhamos frente ao Nacional e precisamos de ganhar o próximo para continuarmos na luta», afirmou James, em declarações à Sport TV.
O extremo colombiano espera agora por um deslize do Benfica: «Fizemos o nosso trabalho e agora temos esperar para ver o que acontece com eles».
James garante que não vão desistir: «Somos um grande clube e vamos lutar até ao último jogo».

Repasto antes das emoções fortes. As Direções de Nacional e FC Porto reuniram-se na tarde deste sábado para um almoço. O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim e o vice-presidente do Governo regional, João Cunha e Silva, também participam nesta confraternização.
O presidente Rui Alves e o presidente da Mesa da Assembleia-geral, Miguel Sousa, representaram os insulares.
Pinto da Costa, Angelino Ferreira, Adelino Caldeira, Joaquim Pinheiro foram as altas patentes que ‘vestiram’ as cores dos bicampeões nacionais.
Durante o convívio, que começou às 13.30 horas num restaurante localizado na estrada monumental do Funchal, Rui Alves entregou uma placa aos dirigentes dos dragões.

O médio Izmailov foi ontem admoestado com o quinto cartão amarelo da temporada e, por via disso, vai ter de cumprir castigo no próximo jogo do campeonato, isto é, vai falhar a receção do FC Porto ao Benfica.
O médio russo, de 30 anos, não tem tido uma passagem muito feliz pelo FC Porto, pois foi utilizado apenas em 525 minutos, sendo que foi titular em quatro jornadas. A última vez foi na 21.ª jornada, em Alvalade, frente ao seu anterior clube, o Sporting.
Na próxima jornada, Izmailov não será, por isso, uma opção para o treinador do FC Porto, no clássico que poderá ser determinante para as contas do título desta temporada.

Sem comentários: