01/10/17

Dragões Diário 01-10-2017

Na sua obra ‘Animal Farm’ (traduzida em português como ‘O Triunfo dos Porcos’), George Orwell escreveu que todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros. O mesmo se poderia dizer sobre os jogos de futebol: todos são iguais – porque todos são para vencer –, mas alguns são especiais. É o caso do desafio de hoje. Às 19h15, o FC Porto entrará em campo em Alvalade para enfrentar o Sporting no primeiro clássico da temporada do futebol português. André André é a única baixa no grupo.

O treinador azul e branco sente-se preparado para um confronto que sabe que vai ser difícil: É um dos nossos rivais que tem, como nos últimos anos, uma equipa cheia de qualidade individual e coletiva. Vai ser um jogo difícil, como são todos. Uns mais difíceis do que outros, mas nós estamos prontos. Sérgio Conceição espera que o seu grupo consiga aproveitar um ambiente potencialmente adverso para se motivar: A equipa que joga em casa tem sempre uma percentagem a mais de favoritismo porque tem os seus adeptos. Muitas equipas sentem esse desconforto de jogar fora, mas eu acho que isso deve ser uma motivação. Jogar em Alvalade ou na Luz tem que ser tão grande quanto jogar no Dragão. O público e os assobios são um desafio e os jogadores têm que ter esse caráter e essa personalidade.

Os bilhetes para a deslocação a Leipzig (17 de outubro), cuja venda era exclusiva a sócios, estão agora disponíveis para o público em geral. Os ingressos têm o valor unitário de 40 euros. Recorde-se que os adeptos residentes na Alemanha ou noutros países estrangeiros podem reservá-los por email ou pelo telefone e levantá-los em local e data a anunciar, já em Leipzig. 

A série de cinco vitórias consecutivas do FC Porto B foi ontem interrompida no Estádio do Fontelo, onde a equipa comandada por António Folha perdeu por 4-1, num jogo em que passou a maior parte do tempo em inferioridade numérica, devido à expulsão de André Pereira (34m). O capitão Rui Moreira marcou o único golo azul e branco. A equipa tentará regressar aos triunfos apenas a 22 de outubro, quando receber o Varzim em Pedroso.

Uma vitória por 4-0 em Moreira de Cónegos valeu à equipa de sub-19 a liderança isolada na Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Os golos dos jovens portistas foram marcados por Pedro Justiniano, Paulo Estrela, Jorge Teixeira e Vasco Paciência. A sétima jornada desta competição disputa-se daqui a duas semanas, cabendo ao FC Porto receber o Cesarense.

A equipa de sub-17 teve de esperar pelo tempo de compensação para assegurar que continua a somar por vitórias todos os jogos disputados na Série B do Campeonato Nacional de Juniores B. Aos 84 minutos, Valente marcou o golo solitário do desafio frente ao Leixões, que valeu um reforço da liderança isolada da competição: o Anadia está a cinco pontos, mas a Académica, que tem um jogo a menos, pode subir ao segundo posto a quatro pontos de distância.

Também imaculado é o registo da formação de sub-15, que ontem bateu o Feirense por 5-1. Marcaram Ruben Ferreira (que bisou), Tiago Carvalho, Martim Tavares e Ricardo Rei. No final, Tulipa era um técnico satisfeito: Foi um bom jogo entre duas boas equipas, com boa intensidade para este escalão. Na primeira parte, soubemos como ferir o nosso adversário, soubemos encontrar sempre espaço e controlámos bem o jogo. O registo foi diferente na segunda, porque fizemos algumas alterações, que fez com que o nosso jogo perdesse em qualidade e também porque deixámos que o adversário fizesse aquilo que pretendia, um jogo de transições.

A equipa de hóquei em patins bateu o Correggio Hockey por 7-0, com golos de Gonçalo Alves, Reinaldo Garcia (2), Hélder Nunes, Alvarinho (2) e Rafa, e conquistou o Torneio Internacional Cidade do Porto. Na próxima semana, o conjunto treinado por Guillem Cabestany participará na Elite Cup, que reúne as oito melhores equipas da primeira divisão na temporada passada.

Sem comentários: