19/08/20

Dragões Diário 19-08-2020

Estamos em contagem decrescente para o regresso ao Olival. A cinco dias do arranque da nova temporada, o plantel dos campeões nacionais já conta com duas caras novas. Tanto Carraça como Cláudio Ramos assinaram um contrato de quatro anos e mostraram muita ambição na chegada à Invicta. Com grande combatividade, que lhe valeu a alcunha pela qual é conhecido no futebol, o ex-Boavista é um jogador polivalente que ora actua a lateral direito ora desempenha funções no meio-campo, tendo sido em 2019/20 o segundo mais utilizado dos axadrezados. Já o antigo guarda-redes do Tondela, que tem na agilidade uma das principais qualidades, completou na última época 103 jogos consecutivos ao serviço do clube beirão, batendo um recorde nacional. A FC Porto TV traçou o perfil das primeiras aquisições portistas.    

Também há reforços no basquetebol. Eric Anderson Jr é a quarta contratação dos azuis e brancos para 2020/21, juntando-se a João Torrié e aos compatriotas Larry Gordon e Jonathan Fairell. Formado na Universidade de New Haven, o poste norte-americano de 2,06 metros representava o Maccabi Haifa de Israel, tendo já passado por clubes alemães, luxemburgueses, japoneses e argentinos. Segundo Moncho López, o basquetebolista de 27 anos terá um papel importante no aspecto ofensivo, mas será também uma peça crucial na estrutura defensiva. Para Eric Anderson Jr, estar num clube muito grande e muito respeitado como o FC Porto é emocionante, além de uma grande oportunidade na carreira. Vem para vencer o maior número possível de jogos.

Depois do basquetebol na semana passada, foi a vez de a equipa principal de natação dar início à preparação dos desafios que se avizinham. Terminado o período de duas semanas para férias e manutenção das instalações da modalidade, os nadadores portistas voltaram à acção na Piscina de Campanhã. Seguem-se treinos diários para dar continuidade ao trabalho que está a ser levado a cabo desde o começo do verão e que foi travado durante dois meses por causa da propagação do novo coronavírus.

Sugerismos-lhe uma viagem ao passado, até 1955/56, época da primeira dobradinha azul e branca. A história da temporada das glórias de Yustrich, como lhe conta um trabalho publicado na Dragões, é fértil em articulações curiosas entre o FC Porto e a situação política do país. Peripécias não faltaram: umas eleições democráticas no clube, amplamente participadas e disputadas, que incomodaram o regime; directores denunciados por serem comunistas; um presidente, Cesário Bonito, irradiado por se insurgir contra o centralismo; e contactos discretos entre esse presidente e o clandestino Partido Comunista Português. Tudo esclarecido por um conjunto de documentos inéditos que até há pouco repousavam na penumbra dos arquivos.
 
De regresso ao presente e com os olhos postos no que aí vem, os campeões nacionais de hóquei em patins arrancaram anteontem a preparação da nova temporada. Depois de uma época atípica por causa da pandemia, o director da secção Eurico Pinto revela que as expectativas para o futuro são muito boas e confia que a equipa vai apresentar-se ao melhor nível desde o início.
 
Entretanto, a época de 2019/20 da natação foi concluída no fim de semana com a realização do Open de Loulé. Em termos colectivos, o FC Porto foi quarto e apenas ficou atrás das três selecções nacionais absolutas que participaram nas provas. Ao nível individual, destacou-se o nadador Porfírio Nunes, que bateu dois recordes pessoais na primeira competição realizada desde Fevereiro.

Sem comentários: