09/08/21

Dragões Diário 09-08-2021

Fechando os olhos, parecia que o Dragão estava cheio. Não estava, mas a observação de Sérgio Conceição não podia ser mais certeira: os adeptos que ocuparam 33% das cadeiras do Estádio do Dragão agigantaram-se e ajudaram o FC Porto a vencer a Belenenses SAD por 2-0 na primeira jornada do campeonato.
 
Os golos foram marcados por Toni Martínez e Luis Díaz, um em cada parte, e foram os momentos mais altos de uma tarde que teve o conjunto dos portistas como protagonista. 519 dias depois, alguma normalidade foi reposta. Até os detractores habituais da Cofina tiveram de enfiar a viola no saco: ao contrário do que previam com notória satisfação, os bilhetes esgotaram.
                                                  
Foco total, capacidade de dar continuidade à boa pré-época e uma equipa muito intensa e muito dinâmica estiveram entre os fatores-chave enunciados por Sérgio Conceição para explicar esta vitória. Além dos adeptos, claro, a quem o treinador reconhece uma exigência incrível a que o grupo quer corresponder com um bom campeonato. Por outras palavras: lutar pelo que já nos pertenceu: o título.
 
A marcar pelo quarto jogo oficial consecutivo e a três dias de ser pai, Toni Martínez era obviamente um homem muito feliz no final na receção à Belenenses SAD, em que pela primeira desfrutou do “ambiente incrível” do Dragão com público. O outro marcador, Luis Díaz, enquadrou o golo que assinou no “bom verão” que começou com a prestação na Copa América ao serviço da Colômbia e a que quer dar continuidade no clube.
 
Os autores dos golos não foram os únicos jogadores em destaque. João Mário, que coroou uma excelente exibição com uma assistência, foi distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto e afirmou que “é muito bom começar assim”, a dar a “imagem de uma equipa muito forte que quer muito ganhar”. E o capitão Pepe, que ontem passou a ser o jogador mais velho a alguma vez ter envergado a camisola do FC Porto, deu voz a uma regra de ouro do clube: “O importante é o espírito de grupo” e dar tudo para honrar “um clube histórico mundialmente”.
 
O campeonato prossegue no próximo domingo com uma deslocação ao sempre complicado terreno do Famalicão. Será já com esse jogo no horizonte que os jogadores e a equipa técnica entrarão hoje no centro de treinos do Olival, onde às 10h30 arrancará a primeira sessão de trabalho da semana.
 
Foi com um dérbi que conta mais de um século de história que a equipa de sub-17 arrancou a campanha no nacional. Na receção ao Salgueiros, em Pedroso, os jovens Dragões venceram por 3-0, com golos de Luís Gomes, Tiago Sousa e Tiago Andrade que pode ver ou rever aqui.
 
Domingo foi dia de recuperação para a W52-FC Porto na Volta a Portugal. Na chegada à Guarda, Amaro Antunes foi segundo com o mesmo tempo do vencedor e colocou-se a cinco segundos do camisola amarela, Alejandro Marque (Tavira). Joni Brandão (quarto) e João Rodrigues (oitavo) são os outros dois ciclistas azuis e brancos que integram o top-10 da geral individual. Hoje é dia de descanso e amanhã a Volta transfere-se para o Norte, com uma ligação entre Águeda e Santo Tirso.

Sem comentários: