30/04/18

Dragões Diário 30-04-2018

Um ponto. Um ponto é tudo o que separa o FC Porto de um título que ninguém merece mais do que este clube, este treinador, estes jogadores e estes adeptos (como a receção apoetótica à equipa no aeroporto voltou a provar). Ontem, num terreno difícil e frente a um adversário com muita qualidade, os Dragões venceram o Marítimo por 1-0. Foi um cabeceamento potente de Marega, ao minuto 89, que permitiu, pela primeira vez em seis anos, resgatar os três pontos dos Barreiros para a Invicta.

As contas do título são fáceis de fazer. O FC Porto tem mais cinco pontos do que Benfica e Sporting e tem vantagem no confronto direto com os dois adversários. Como faltam disputar seis pontos, os Dragões precisam de apenas um para conquistarem o campeonato. Se houver empate, no sábado, no dérbi da capital, os azuis e brancos fazem a festa no conforto do sofá, na véspera de receberem o Feirense no Dragão.

Jorge Nuno Pinto da Costa falou no final do jogo e alertou: Ainda não ganhámos nada. Fala-se das coisas depois de acontecerem, não antes. O presidente reconheceu, de qualquer forma, que ficou feliz pela vitória: Sempre que ganhamos fico satisfeito, em qualquer terra. Na Luz de uma maneira especial, mas é mais normal ganhar na Luz do que aqui.

Jogar na Madeira nunca é fácil, mas os jogadores tiveram um espírito fantástico e fizeram o que se impunha até Marega marcar o golo merecidíssimo. É assim que Sérgio Conceição resume uma partida que não valeu mais do que três pontos: Isto ainda não acabou, ainda nos falta um ponto para sermos campeões. Até porque, no FC Porto, não há festas antecipadas.

Iker Casillas concorda com o treinador: Falta dar um pequeno passo. O guarda-redes reconhece que o título está mais fácil do que antes, mas deixa um alerta: Já vi muitas coisas no futebol. O caminho passa por trabalhar para vencer o Feirense, apesar de o espanhol até preferir festejar mais cedo: Prefiro ganhar o quanto antes. Cabe-nos preparar o jogo de domingo da melhor forma. Se der para festejar no sábado, melhor.

O FC Porto B perdeu ontem por 4-0 frente ao Sporting de Braga B, em Pedroso. Dois golos encaixados em cada parte ditaram o resultado que deixa a formação secundária dos Dragões no oitavo lugar da Ledman LigaPro, com 52 pontos.

A equipa de basquetebol também enfrentou ontem um adversário madeirense, o CAB Madeira, e venceu por 96-78 no Dragão Caixa. Sasa Borovnjak (21 pontos, seis ressaltos e duas assistências) e Will Hanley (14 pontos, sete ressaltos e quatro assistências) foram os portistas em maior destaque na terceira vitória consecutiva na Liga Portuguesa de Basquetebol.

Ricardo Mestre venceu a última etapa da Volta às Astúrias em bicicleta e alcançou o terceiro lugar na classificação geral da prova. Além do corredor algarvio, mais quatro portistas terminaram a prova asturiana: César Fonte foi décimo (a 2m), Rui Vinhas 13.º (a 2m37s), José Fernandes 45.º (a 12mm25s) e João Rodrigues 52.º (a 16m23s).

Sem comentários: