18/04/21

Dragões Diário 18-04-2021

Vamos fazer de tudo para ganhar estes oitos jogos, a começar pelo próximo. O próximo é já hoje e frente ao Nacional, na Madeira (17h30, Sport TV 1). Nas palavras de Sérgio Conceição, o embate diante dos alvinegros na Choupana vai ser complicado, como qualquer jogo no campeonato, mas o objectivo do FC Porto é claro: Ganhar e trazer para o continente os três pontos.
 
A nossa liga é sempre difícil, ir jogar à Madeira é sempre uma deslocação difícil, mas depende de nós, enquanto equipa, fazermos tudo para termos menos dificuldades. Numa altura em que faltam oito jornadas para o término da Liga, Sérgio Conceição ressalva a importância de dar tudo todos os dias: Focamo-nos em cada treino e em cada jogo para ganhar.
 
Porque parte do trabalho passa por impedir que os jogadores sintam uma pressão extra quando jogam a Champions e relaxem em demasia numa competição que é o foco principal, este é um momento importante e que proíbe o colectivo de baixar a guarda. Entre os avisos à navegação, o mister aproveitou ainda para salientar a grande moral de Pepe, uma figura do futebol mundial que ganhou três Ligas dos Campeões, que foi treinado pelos melhores do mundo e que disse que gostava de se ter cruzado com Sérgio Conceição no auge da sua grande carreira.
 
No último treino antes do voo rumo ao arquipélago, Otávio apresentou fadiga muscular e o seu nome juntou-se ao de Mbaye no boletim clínico. O médio recém-naturalizado português actuou em 35 encontros na presente temporada, soma 851 minutos nos últimos dez jogos e, por isso mesmo, não integrou a comitiva de 23 jogadores que seguiu viagem rumo ao Funchal.
 
Os patins da nossa equipa de hóquei continuam bem oleados. Ontem à tarde, em Oliveira de Azeméis, os detentores do título nacional deram por encerrada a primeira etapa do campeonato com uma grande vitória. Frente à Oliveirense - próximo adversário nas meias da Liga Europeia - a formação de Guillem Cabestany triunfou por 5-2 e fechou com chave de ouro a 26ª e última ronda da fase regular. Nos quartos de final, à melhor de 5, os líderes da prova irão defrontar a Juventude de Viana, que terminou no oitavo posto.
   
Também o nosso andebol soma e segue. De volta a casa depois de três encontros seguidos fora de portas, os azuis e brancos bateram o Vitória de Setúbal por 37-28 e mantiveram o registo imaculado no campeonato. Disputadas 24 jornadas do Andebol 1, o conjunto orientado por Magnus Anderson alcançou a 24ª vitória e prepara-se agora para defender o título noutra competição. Na próxima quarta-feira (20h), o ABC desloca-se de Braga ao Dragão Arena em partida referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

Por sua vez, a equipa de basquetebol concluiu a fase regular com um desaire que em nada alterou a classificação final. Ao cabo dos 40 minutos regulamentares, o marcador do Municipal de Albufeira registava uma igualdade a 93 entre Imortal e FC Porto. No prolongamento o triunfo acabou por sorrir aos algarvios que ascenderam ao terceiro lugar, atrás dos Dragões. A partir do dia 22 jogam-se os play-offs e os comandados de Moncho López têm encontro marcado com o CAB Madeira nos quartos de final, disputados à melhor de cinco.

Duarte Castro alcançou o ouro em Kiev. O nadador do FC Porto ao serviço da selecção nacional foi o mais rápido nos 200 metros costas realizados durante o dia de ontem na capital ucraniana. Na primeira sessão do Multinations Junior Swimming Meet 2021, o atleta portista - já apurado para os Campeonatos Europeus de Juniores – bateu a concorrência e subiu ao degrau mais alto do pódio para ouvir A Portuguesa.

Antes dos graúdos entram em campo os miúdos. A partir das 15 horas (FC Porto TV/Porto Canal) a nossa equipa B tem em mãos mais uma tarefa difícil. Desta feita a turma de António Folha recebe a visita do Estoril, líder isoladíssimo da Liga Portugal 2. Rodrigo Valente perspectiva um jogo muito complicado numa altura em que o cerco está a apertar, porém não se mostra minimamente intimidado e fala como um verdadeiro Dragão: O facto de jogarmos no FC Porto já nos motiva por si só. Carregar este símbolo ao peito motiva-nos a 100%.

Sem comentários: