23/04/21

Dragões Diário 23-04-2021

O sétimo golo de Marega no campeonato valeu ontem a sétima vitória consecutiva do FC Porto na prova. Os três pontos alcançados frente ao Vitória de Guimarães permitiram uma nova aproximação ao primeiro classificado: no início deste mês, o Sporting estava a dez pontos de distância; depois desta jornada, quando ainda há seis por disputar, está a quatro.
 
Com a franqueza habitual, Sérgio Conceição reconheceu que a primeira parte da equipa que dirige não foi boa, ao contrário da segunda, que esteve em linha com o que tinha sido preparado. Os campeões nacionais foram, por isso, justíssimos vencedores, num encontro que teve como aspeto negativo a prestação do videoárbitro.
 
A propósito de um lance em que um remate de Francisco Conceição foi defendido com o braço por um defesa do Vitória, o treinador foi perentório: “Quem está sentado numa cadeira tem de ver que é penálti”. O objetivo do FC Porto, reafirmou, “é ser campeão”, e é muito importante que daqui até ao fim “toda a gente esteja bem, para que o título seja decidido dentro das quatro linhas”.
 
É por isso, também, que os jogadores só pensam numa coisa: “Fazer o nosso trabalho e ganhar todos os jogos”. Quem o afirma é Francisco Conceição, que até lamentou o golo que lhe foi negado por um braço adversário, mas também sublinhou que “ganhar é o que interessa”. E como o FC Porto ganhou, o extremo manifestou-se “muito satisfeito”.
 
A próxima final na luta pelo título acontece já na segunda-feira frente a mais uma equipa do concelho de Guimarães, o Moreirense. Até lá, aguardamos que os especialistas se pronunciem sobre lances como estes.
 
Um dos compromissos eleitorais de Jorge Nuno Pinto da Costa foi a criação de uma revista que substituísse o jornal O Porto. A 25 de abril de 1985 chegou às bancas o primeiro número da Dragões, que desde aí perpetuou milhares de páginas de glória que o clube tem sabido escrever sob esta liderança. Na edição deste mês, a 413.ª, contamos-lhe as histórias paralelas de um presidente e de uma publicação que são indissociáveis.
 
Para revisitar 39 anos de glórias e olhar para a atualidade, Jorge Nuno Pinto da Costa vai participar na emissão de hoje da Noite Informativa do Porto Canal. Arranca às 22h00, logo a seguir a mais uma edição do Universo Porto. Mais cedo, às 18h30, a equipa de basquetebol enfrenta o CAB Madeira no Dragão Arena. Pedro Pinto considera que está a começar “o momento mais importante da época”, e poderá acompanhá-lo em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.

Sem comentários: