16/02/21

Dragões Diário 16-02-2021

A Liga dos Campeões está de volta. Por isso mesmo, o FC Porto continua a trabalhar tendo em vista a receção à Juventus. Ao final da tarde de ontem, no Olival, os Dragões voltaram a treinar com a roupagem europeia – e com Francisco Conceição - na preparação do embate diante da esquadra de Andrea Pirlo. Hoje, Sérgio Conceição antevê o único duelo dos oitavos de final entre dois emblemas campeões europeus.

Amanhã, quando o relógio marcar 20 horas, o apito de Carlos del Cerro Grande irá dar início ao confronto entre azuis e brancos e bianconeri. O juiz de 44 anos nomeado pela UEFA lidera uma equipa de arbitragem cem por cento espanhola que terá Alejandro Hernández Hernández encarregue do VAR. As últimas notícias vindas de Itália indicam que Cuadrado e Arthur são ausências confirmadas na formação de Turim. Em contraponto, Ramsey e Dybala regressaram ontem aos treinos após lesão.

Muito se pode dizer sobre o histórico portista na maior competição de clubes do planeta. Além de serem o melhor representante português em número de vitórias na história da principal prova europeia, os Dragões são o único emblema de fora dos Big Four (Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália) a ter erguido uma orelhuda no século XXI.

Há quase três décadas, quando a Taça dos Campeões deu lugar à Liga dos Campeões, a UEFA decidiu criar um logótipo que prestasse homenagem aos membros fundadores do novo formato. Assim nasceu o icónico símbolo com oito estrelas que subsiste até aos dias de hoje. Como pode ler na página 7 desta publicação do Museu da UEFA, a eight-pointed starball representa os clubes que disputaram a fase de grupos da edição 1992/93 da Champions. E o FC Porto é um deles.

Na segunda jornada da presente edição, Pepe atingiu uma centena de presenças na liga milionária. O capitão do FC Porto - que se estreou em 2004 frente ao CSKA de Moscovo - conversou com a UEFA na antecâmara da eliminatória frente à vecchia signora e prometeu: vamos tentar fazer o nosso melhor, ser fiéis ao que o treinador nos pede e competir nos dois jogos para podermos passar esta eliminatória.

Do lado de lá estarão dois inseparáveis portistas. Danilo e Alex Sandro jogaram juntos no Santos, no FC Porto e agora representam a Juventus. Também em declarações à UEFA, os laterais brasileiros recordaram os bons momentos vividos durante a estadia de ambos na Invicta. Ainda temos uma grande ligação ao clube e à cidade, declarou Alex. Por sua vez, Danilo deu voz ao que todos pensamos: dava tudo para ter o Dragão cheio.

Antes disso volta a jogar a nossa equipa de andebol. Mais logo, quando forem 21h30 (FC Porto TV/Porto Canal), os azuis e brancos tornam a entrar em campo, desta feita no reduto do Póvoa. Na antevisão da ronda 19, Djibril M’Bengue confidencia que o conjunto de Magnus Andersson não teve muito tempo de analisar este adversário devido à sobrecarga do calendário em fevereiro. Ainda assim, o encontro vale três pontos como qualquer outro, pelo que o alemão avisa: é importante para nós porque queremos ser novamente os campeões de Portugal e para isso precisamos de vencer todos os encontros.

Sem comentários: