12/02/19

Dragões Diário 12-02-2019

A Champions está de volta e com ela o FC Porto está em Roma. Sérgio Conceição, que não se deixa embalar por aquilo que foi em Itália na viragem do século, diz que só o jogo de hoje interessa e até concorda com Lorenzo Pellegrini, médio dos giallorrossi. De facto, o FC Porto não é um clube de topo europeu, admite. É um clube de topo mundial. A ideia é demonstrá-lo a partir das 20h.

Sérgio Conceição, que não conta com Marega nem Corona na primeira mão dos oitavos de final, decompôs a estratégia em dois momentos, sem, contudo, revelar demasiado sobre ela: A chave passa precisamente por sermos uma equipa coesa defensivamente. Depois, cabe-nos ir à procura da baliza adversária e fazer golos, o que seria igualmente importante. No meio da abordagem ao jogo, ainda sobrou um recado para Totti.

O jogo no Olímpico de Roma marca também o regresso de Pepe à Liga dos Campeões, competição que já venceu com o Real Madrid e que agora volta a disputar com a camisola de um clube pelo qual nutre imenso carinho e respeito. O projecto do central é fazer tudo para ganhar e, para o conseguir, só vê uma solução: Temos que ser uma equipa unida dentro do campo e com níveis de paixão muito grandes.

Jorge Nuno Pinto da Costa está confiante num resultado positivo. Disse-o ontem ao Porto Canal, em declarações sustentadas nos métodos de trabalho do treinador, que cuida ao mais pequeno pormenor de qualquer jogo, e no facto de Sérgio Conceição já ter sido feliz em Roma: Ele viveu aqui dias de glória e espero que amanhã tenha mais um como treinador.

Sérgio Conceição e Eusebio Di Francesco nunca se defrontaram como treinadores, mas têm contas a ajustar desde Novembro de 1998, quando o italiano fez o segundo golo da Roma, antes de Totti marcar pela primeira vez no dérbi e fechar o resultado (3-3). Com a Lazio, Sérgio ganhou mais troféus, mas no histórico de confrontos persiste um empate técnico.

Depois da alucinante experiência europeia na Taça EHF e da vitória por números expressivos sobre o Cuenca, o Andebol 1 redireciona a atenção de Leonel Fernandes para a receção de amanhã à noite (20h30) ao Belenenses, um adversário teoricamente mais fácil, mas que merece ser encarado com a mesma seriedade e o mesmo respeito. O objectivo, diz o ponta esquerda, é ganhar pela maior margem possível.

Sem comentários: