20/11/06

"Acto de contrição" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

"Diz-me com quem te sentas e dir-te-ei quem és" não é mais o lema do estilo presidencialista sul-americano de Luís Filipe Vieira. Anunciara-o ainda a época despertava, momentos depois de ter votado em Valentim Loureiro para a Assembleia Geral da Liga e de ter deixado em branco os boletins destinados à Direcção; dias antes de ter descoberto, graças a um envelope anónimo, que também devia ter deixado o boletim do Major em branco.
Em Braga era suposto fazer de Veiga, mas acabou sentado na tribuna ao lado de um presidente que apoiou o presidente sentado do outro lado. Pouco preocupado com o jogo a partir do momento em que percebeu que, afinal, aquilo não era o Braga-Benfica, mas um género de Arsenal vs rapazinhos a correr, LFV aproveitou para marcar uma reunião com quem estava a seu lado, Hermínio Loureiro. Ainda antes de revelar o assunto que o leva a reunir-se com alguém a quem reconheceu o dom da palavra mas de cuja palavra duvidava, o presidente do Benfica garantiu que a conversa será longa. Como será à porta fechada imaginámos que vá dar "o dito por não dito" e achar que esta Liga está a fazer um bom trabalho. Pouco mais se saberá do encontro, a não ser que o presidente da Liga poderá ler o conteúdo do envelope anónimo deixado à soleira da porta da casa que apenas os amigos do presidente do Benfica conhecem. Quem sabe se, para acompanhar os movimentos circulares que derretem o açúcar no café, far-se-á a conversa em volta do Apito Dourado, sempre a jeito para a ressaca de uma derrota em que equipa andou às voltas, incapaz de encontrar uma boa saída. E, será nessa fase da conversa, que Vieira, conforme anunciou, vai querer falar sobre telefonemas a pedir árbitros e assistentes. Sinceramente, acho que um acto de contrição fica bem, até ao presidente do Benfica.
Podia explicar Scolari
Joga amanhã em Moscovo o melhor marcador do campeonato português, opção de Scolari quando a baliza lhe surgia como uma miragem, suplente eterno, nesta fase de qualificação, do jogador que fora terceira opção no Mundial, atrás de... Hélder Postiga.

Sem comentários: