29/12/20

Dragões Diário 29-12-2020

Seis dias depois da conquista da Supertaça, o FC Porto não vê no jogo desta noite, em Guimarães, menos do que uma final. No regresso à maratona da Liga, Sérgio Conceição espera da equipa que lidera uma prova de maturidade e de carácter, enquanto vai carregando nas teclas do psicológico e da exigência, até porque, lembrou ainda o treinador, o Vitória é comprovadamente um adversário com qualidade e muito talento individual.

Na antevisão do jogo com que o FC Porto se despede de 2020 e que a Sport TV1 transmite em directo a partir das 21h, o treinador dos Dragões admitiu que as probabilidades de poder contar com Mbemba são diminutas, garantiu que Marega não teme o regresso ao palco onde foi alvo de insultos racistas na época passada e aproveitou para dar os parabéns a Jorge Nuno Pinto da Costa, que ontem completou 83 anos, manifestando o desejo de o poder ver à frente do clube durante muitos anos, com muita saúde, com muitos momentos felizes e com muitas conquistas.

Horas mais tarde, no Museu, onde confessou sentir-se pequenino no meio de tanta história e até na presença do aniversariante, Sérgio Conceição teve a oportunidade de transmitir pessoalmente os parabéns ao presidente numa cerimónia discreta, mas carregada de simbolismo, da entrega da Supertaça, em que também participaram os capitães Pepe e Sérgio Oliveira. Entre tantos números e conquistas, Jorge Nuno Pinto da Costa mostrou ter apenas três certezas perante o mais recente troféu, que reforça e acrescenta um certificado de superioridade às vitórias na Liga e na Taça de Portugal. A primeira: sei que é o quinto título do Sérgio Conceição como treinador e sei que não é o último. A segunda: quem tem Sérgio Conceição e este plantel tem tudo. A terceira: todos vocês são a garantia de que este não será o último troféu da época.

Em entrevista ao jornal O Jogo, publicada em dia de aniversário, Pinto da Costa já tinha garantido que não sairá ninguém em janeiro do núcleo base da equipa, reiterando, antes disso, as críticas ao Governo - que não se fez representar no jogo da Supertaça - pelas medidas restritivas aplicadas e às quais o futebol não vai sobreviver. Em resumo, concluiu o presidente, a ausência de público nos estádios é lamentável, incompreensível e estúpida.

Estranho, sobretudo pelo timing inusitado da comunicação, é o castigo de dois jogos de suspensão aplicado a Otávio, que já não poderá jogar esta noite em Guimarães, por declarações proferidas após a vitória na final da Taça de Portugal com mais de quatro meses de apreciação. Numa prova refinada de tempo e oportunidade, o Conselho de Disciplina da FPF notificou o FC Porto na noite de 23 Dezembro, dia em que os azuis e brancos venceram a Supertaça, véspera de tolerância de ponto e antevéspera de feriado seguido de fim de semana. Por isso mesmo, o FC Porto informou em comunicado que aguardará com expectativa o que poderá chegar pelo correio nos dias – ou nas noites – anteriores aos jogos que preenchem o muito apertado calendário da equipa de futebol durante as próximas semanas”.

Nesta noite, ainda antes do desafio de Guimarães, joga-se a liderança da Liga de basquetebol, quando, a partir das 19h (RTP2), FC Porto e Sporting, as únicas equipas sem derrotas na prova, se encontrarem em Lisboa, de onde João Soares pretende regressar ainda na frente, mas já sem companhia. O extremo crê que a equipa está mais preparada para o jogo físico do adversário e em condições de poder vencer, mesmo sem o influente Max Landis.

Sem comentários: