17/02/20

Dragões Diário 17-02-2020

Não podemos falar do Vitória de Guimarães-FC Porto sem começar pelos insultos racistas de que Marega foi vítima no Estádio D. Afonso Henriques e que fizeram com que o avançado maliano deixasse o relvado. O episódio a que todos assistimos ontem deve envergonhar aqueles que o perpetraram, o futebol português e Portugal enquanto país.

O FC Porto está solidário com Marega e repudia todas as manifestações racistas, como se pode ler no comunicado emitido após o final do jogo. Ainda no balneário, onde se deslocou o presidente Pinto da Costa, todo o grupo de trabalho manifestou solidariedade ao nosso atleta. O repúdio estendeu-se ao Governo, à FPF, à Liga, a diversos clubes, jogadores e foi notícia um pouco por todo o mundo.

Antes de se fartar do racismo de que foi alvo desde o período de aquecimento, Marega assumiu um papel preponderante no triunfo do FC Porto em Guimarães, por 2-1, que deixou os Dragões a um ponto da liderança do campeonato. Pois é, há pouco mais de uma semana o título nacional estava entregue, mas connosco é até ao fim.

Sérgio Conceição foi um dos elementos mais activos no momento de tentar demover Marega de abandonar o relvado, mas nem o treinador do FC Porto o conseguiu. Após o encontro, o técnico portista considerou lamentável o que se passou em Guimarães e falou do grupo que dirige: somos uma família, independentemente da cor da pele.

Aí vão cinco jogos sem perder para o FC Porto B, que ontem foi ao Estádio Pina Manique bater o Casa Pia, por 3-1, na 21ª jornada da LigaPro. Mor Ndiaye, Rodrigo Valente e Fábio Vieira assinaram mais um triunfo da equipa comandada por Rui Barros, que passa a somar 28 pontos e está cada vez mais tranquila na tabela.

Num domingo repleto de futebol, os Sub-15 deram o mote logo de manhã e triunfaram em casa do Vitória de Guimarães, por 2-1. À tarde, os Sub-17 também saíram vitoriosos de Tondela, por 3-0, enquanto os Sub-19 não tiveram a estreia desejada na fase final do campeonato, ao perderem no terreno do Estoril (2-1).

Tendo em conta o percurso da equipa em 2019/20, era de esperar que a AJM/FC Porto assinalasse a estreia no Dragão Arena com uma vitória. E assim foi. As jogadoras portistas continuam líderes isoladas depois de baterem o GC Vilacondense, por 3-0, na 20ª jornada da 1ª fase do Nacional da 1ª divisão feminina de voleibol.

Sem comentários: