04/11/19

Dragões Diário 04-11-2019

Um excelente golo de Marcano valeu ontem uma vitória por 1-0 sobre o Desportivo das Aves. Foi à passagem do minuto 13 que o central espanhol rematou de primeira com o pé esquerdo, na sequência de um cruzamento de Otávio, mas esse foi apenas o segundo grande momento da noite: quatro minutos antes, o Dragão levantou-se para ovacionar o bibota Fernando Gomes.

Em alguns momentos, para Sérgio Conceição, a equipa complicou o que era fácil, mas teve o mérito de não permitir nada ao adversário e criou muitas oportunidades. O treinador garantiu que o FC Porto está na luta por todos os objectivos e vai dar uma boa resposta nos próximos desafios.

Marcano reconheceu que as coisas não saíram como a equipa queria, mas salientou que o Aves também esteve bem e que o mais importante foi a vitória. O companheiro do espanhol no centro da defesa, Pepe, reforçou a mesma ideia: Foi uma semana muito intensa para nós e era extremamente importante voltar a ganhar.

Entre os aspectos negativos do jogo, contam-se duas decisões absurdas do VAR: ainda na primeira parte, o árbitro assinalou um penálti por falta sobre Bruno Costa, que foi erradamente revertido na sequência da intervenção do videoárbitro Rui Costa; pouco depois, Adi Mehremic jogou a bola com o braço de forma clara e intencional dentro da área, mas esse gesto passou em claro.

Rui Costa fica assim associado a duas decisões com impacto no resultado, ambas em prejuízo do FC Porto, que foi privado de duas grandes penalidades. Curiosamente, quando o árbitro tomou uma decisão correcta, Rui Costa tornou-a errada. E depois, quando era Rui Costa quem tinha melhores condições para assinalar um penálti claro, não agiu e cometeu um erro grave.

A leitura necessariamente negativa destas decisões torna-se ainda pior se recordarmos o histórico de Rui Costa com o FC Porto. Quem é que já esqueceu, por exemplo, os penáltis por assinalar em jogos frente ao Feirense (2016/17) e ao Desportivo das Aves (2017/18), que resultaram em perda de pontos para o FC Porto? A conclusão é óbvia: Rui Costa não tem condições para ser árbitro ou videoárbitro de jogos do FC Porto. 

Entre os mais novos, foram mesmo os mais jovens de todos que tiveram o domingo mais agradável: a equipa de sub-15 bateu o Sporting de Espinho por 7-1 e somou a décima vitória em dez jogos; já o FC Porto B perdeu com o Leixões, por 3-1, e tem dez pontos em dez jornadas.

Os campeões nacionais de hóquei em patins perderam por 3-0 no pavilhão do Sporting. O treinador Guillem Cabestany reconheceu que a equipa tem menos pontos do que gostaria nesta altura, lamentou a falta de eficácia na finalização e anunciou que o FC Porto protestou o jogo, na sequência de um erro técnico da equipa de arbitragem.

A equipa de voleibol feminino bateu o Belenenses por 3-0, em Lisboa, e manteve a invencibilidade total em jogos e sets disputados no campeonato. Até agora, são cinco triunfos noutros tantos jogos, aos quais se junta a conquista da Supertaça frente ao Leixões, logo no arranque da temporada.

Sem comentários: