29/11/18

Dragões Diário 29-11-2018

Aí vão cinco! Após a vitória do Lokomotiv sobre o Galatasaray, o FC Porto e o Schalke 04 entraram ontem em campo com presença garantida nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Em disputa estava, apenas, o primeiro lugar do grupo D, e os Dragões conquistaram-no com todo o brilhantismo ao vencerem por 3-1. É a quinta vez, em 23 participações e 15 apuramentos, que os campeões nacionais ganham o grupo.
 
A história do jogo é relativamente simples de contar: o FC Porto foi sempre superior ao Schalke, chegou a ser avassalador, e na segunda parte materializou uma vantagem sólida que justificava desde cedo. Éder Militão (52m), Corona (55m) e Marega (90m+4) foram os autores dos golos azuis e brancos; Bentaleb, da marca de penálti, assinou o golo alemão (89m).
 
Sérgio Conceição, que pode, como treinador, igualar o melhor registo do FC Porto na fase de grupos da Champions, a que esteve ligado como jogador (16 pontos, em 1996/97), desfrutou ontem de uma segunda parte de grande nível e de uma exibição consistente, conseguida à custa de uma diversidade grande de soluções no processo ofensivo. No fundo, considera o treinador, há um ambiente de confiança e isso nota-se dentro de campo.
 
Os jogadores que se pronunciaram foram unânimes ao destacar a felicidade com o triunfo e o apuramento. Felipe falou de uma vitória bem merecida, Danilo sublinhou que era importante garantir já o primeiro lugar, Óliver avisou que na última jornada os Dragões vão na mesma à Turquia para ganhar, enquanto Jesús Corona garantiu que já estão todos a pensar no jogo com o Boavista.
 
Essa partida da 11ª jornada do campeonato pode começar a ser preparada já daqui a pouco, a partir das 11h, no Olival. Mas antes de voltar a focar-se na Liga portuguesa, orgulhe-se com mais este facto sobre a Champions: concluída a 5ª jornada, o FC Porto é, a par do Bayern Munique e do Barcelona, o melhor clube da edição de 2018/19 da prova.

A equipa de Sub-19 repetiu no Olival o resultado que tinha alcançado frente ao Schalke na Alemanha, em setembro: vitória por 3-0. Desta vez, os golos que mantêm os Dragões na luta pelo primeiro lugar do grupo foram marcados por Romário Baró (dois) e Afonso Sousa. No final, o treinador Mário Silva recordou que o apuramento ainda não está feito, mas era importante vencer.

Sem comentários: