04/12/06

F.C. Porto-Boavista, 2-0

Um derby em futebol encerra em si uma boa dose de emotividade, muita intensidade na disputa dos lances e muito, muito querer. No derby da Invicta assistiu-se a um jogo com estes ingredientes, mas assente em pressupostos completamente diferentes, um confronto entre obra e demolição. Em suma, uma noite em que o futebol venceu a contenção, tendo em punho o engenho azul e branco.
Jesualdo Ferreira apostou em três estreias no onze portista para defrontar o Boavista. João Paulo, Bruno Moraes e Ibson foram as caras novas na equipa inicial do F.C. Porto, que cedo demonstrou a sua vontade e veia criativa. Desde os minutos iniciais o perigo rondou a área do conjunto de Jaime Pacheco, que tinha montado uma estrutura que revelava cautelas e uma única direcção: anular o futebol que os Campeões Nacionais eram capazes de arquitectar. Durante o primeiro tempo, o edifício azul e branco não encontrou forma de passar do desenho à construção de um triunfo que valia uma liderança ainda mais isolada.
No segundo tempo, o treinador dos Dragões arriscou em Lisandro, reforçando a sua equipa em agressividade e capacidade de trabalho atacante, retirando uma opção mais defensiva que constituía a presença de João Paulo em campo. De facto, as inúmeras e constantes faltas que o Boavista utilizava para parar o jogo exigiam uma abordagem mais incisiva. Minutos depois do recomeço, o futebol, como arte e festa, saiu a ganhar com o golo de Quaresma. O extremo rematou à entrada da área, com a bola a embater no poste e enganando o guardião axadrezado. Era o prémio merecido pelo labor portista, o primeiro bloco na edificação da vitória.
O Boavista, obrigado a abrir o seu jogo, revelava contínuas dificuldades em pensar na partida de outra forma. O ritmo mantinha-se vivo, as oportunidades sucediam-se em tons azuis e brancos e, num desses momentos, Hélder Postiga selou o derby com mais um golo, após primeiro remate de Bruno Alves.
Merecidíssimo o resultado para o Campeão, que, não só saboreou mais três preciosos pontos, como tentou sempre proteger as melhores características do futebol.
FICHA DO JOGO:
Liga 2006/07 (12ª jornada – 02 de Dezembro 2006)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.729 espectadores
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)
Assistentes: Bernardino Silva e Sérgio Lacroix
4º árbitro: Cosme Machado
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Cech; João Paulo, Lucho «cap.» e Ibson; Quaresma, Postiga e Bruno Moraes
Substituições: João Paulo por Lisandro (46m), Bruno Moraes por Raul Meireles (65m) e Hélder Postiga por Adriano (76m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Tarik e Jorginho
Treinador: Jesualdo Ferreira
BOAVISTA: Khadim; Lucas, Ricardo Silva, Cissé e Mário Silva; Zé Manel, Tiago «cap.», Kaszmierczak, Grzelak e Ricardo Sousa; Linz
Substituições: Ricardo Silva por Hugo Monteiro (58m), Tiago por Essame (80m) e Linz por Fary (88m)
Não utilizados: William, Paulo Sousa, Zairi e Hélder Rosário
Treinador: Jaime Pacheco
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Quaresma (51m) e Hélder Postiga (73m)
Disciplina: Cartão amarelo a Kaszmierczak (21m), Lucas (65m) e Linz (86m)
Fonte: Site oficial

Sem comentários: