08/04/18

Dragões Diário 08-04-2018

Eles ainda não foram presos. E porque eles ainda não foram presos, Setúbal ontem pareceu Mogadíscio. E porque eles ainda não foram presos, a verdade desportiva da Liga portuguesa continua a ser uma miragem. E porque eles ainda não foram presos, o FC Porto terá de entrar hoje em campo com o brio de sempre, com o orgulho de sempre, com a força de sempre, e sobretudo com o sentimento de revolta de quem sabe que é melhor e de quem tem a certeza de que terá de continuar a lutar contra tudo e contra todos por um título que, em qualquer país menos em Portugal e na Somália, já seria seu por direito há muito tempo.

Hoje é dia de Dragão. O FC Porto recebe, a partir das 18h00, o Desportivo das Aves, um adversário que suscita memórias agridoces: se é certo que os Dragões, em 2007, se sagraram campeões na sequência de uma vitória caseira sobre os avenses (4-1), também é verdade que o último confronto entre as duas equipas resultou num empate (1-1) manchado pela atuação da equipa de arbitragem. Hoje é para ganhar e para dedicar os três pontos ao lesionado Danilo.

Um rival a tentar dificultar ao máximo a tarefa do FC Porto é o que perspetiva Sérgio Conceição, que ontem dirigiu a última sessão de preparação para esta partida. O treinador exige uma equipa a assumir o jogo e a responsabilidade de ganhar e acredita que é isso que vai acontecer: Temos confiança e consciência de que somos uma equipa forte, com capacidade e qualidade para ganhar este jogo. O papel dos adeptos, como sempre, será fundamental: Eles mostram e demonstram que estão a lutar connosco.

A equipa de hóquei em patins esmagou ontem o Benfica no Dragão Caixa, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europeia. A desvantagem trazida da Luz (3-2) foi anulada logo aos dois minutos, por Gonçalo Alves, e daí para a frente assistiu-se a um verdadeiro massacre azul e branco, que só em parte é traduzido pelo resultado: 9-2. Os golos dos Dragões foram assinados por Gonçalo Alves (cinco), Reinaldo García (dois), Hélder Nunes e Jorge Silva.

Este triunfo sobre o Benfica por sete golos de diferença dispensou os azuis e brancos de quaisquer contas de cabeça sobre a eliminatória: os Dragões estão apurados para a final four que, a 12 e 13 de maio, definirá o campeão europeu da modalidade. O adversário no jogo das meias-finais será o Sporting.

Na sequência desta goleada, o Benfica queixou-se do facto de uma parte dos seus adeptos não ter podido aceder ao Dragão Caixa. O FC Porto emitiu um comunicado, que pode ler aqui, em que esclareceu que os benfiquistas que se apresentaram à porta do pavilhão puderam assistir ao jogo, e que foi uma decisão das autoridades, por razões de segurança a que o clube é alheio, que impediu outro grupo de adeptos de se aproximar do recinto.

Um golo de Musa e outro de Madi garantiram ontem a vitória do FC Porto B sobre o União da Madeira, por 2-1, em jogo da 32.ª jornada da Ledman LigaPro. A formação secundária dos Dragões passa agora a somar 52 pontos e a ocupar o quinto lugar do campeonato. A tarde da equipa de Sub-19 foi menos feliz: perdeu por 2-1 frente ao Leixões, em Matosinhos, com o golo azul e branco a ser assinado por Paulo Estrela. 

No quarto jogo da final six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, o FC Porto bateu o Ginásio Clube do Sul por 4-0, o que lhe permite continuar na liderança isolada da competição. Para hoje estão agendadas mais duas partidas, ambas disputadas em Lisboa: às 11h, o adversário é o Benfica; às 16h, o Sporting.

Sem comentários: