02/11/16

Doce tradição


25 de outubro de 1972, no Estádio das Antas, foi dia do FC Porto se estrear a receber uma equipa da Bélgica nas competições organizadas pela UEFA. O adversário foi precisamente o Club Brugge que, numa eliminatória da Taça UEFA, perdeu por 3-0, iniciando aí uma tradição que até hoje se mantém: nunca um adversário do país famoso pelo chocolate foi capaz de sair da casa azul e branca com uma vitória nos sete jogos oficiais disputados até ao momento.
A equipa mais representativa da cidade de Bruges regressa 44 anos depois à Invicta para o jogo da quarta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, marcado para as 19h45 desta quarta-feira, no Estádio do Dragão. Será dirigido pelo árbitro espanhol Undiano Mallenco​.
São sete jogos os jogos disputados pelo FC Porto contra equipas belgas na condição de visitado, são cinco as vitórias e dois os empates - um com o Standard de Liège (2-2), nos quartos de final da Taça das Taças, em 1981/82, e outro com o Anderlecht (0-0), na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions, em 2000/01.
A formação da capital da Bélgica foi a que mais vezes defrontou os Dragões (quatro), sempre no Estádio das Antas. O único clube belga a visitar o Estádio do Dragão em jogos oficiais foi o Genk, em agosto de 2010, no início da caminhada para a conquista da Liga Europa, em Dublin - perdeu por 4-2, como manda a tradição.
O FC Porto vai procurar colocar um ponto final numa sequência de quatro jogos caseiros nas provas organizadas pela UEFA, e tentar juntar três aos quatro pontos no grupo que é liderado pelo Leicester, com nove. Do outro lado, o Club Brugge, ainda sem qualquer ponto somado, vai tentar pôr fim a uma série de sete jogos sem vencer na condição de visitante nos palcos europeus. O saldo do emblema belga em Portugal é de uma vitória e três derrotas.
A equipa orientada por Michel Preud’homme, que vem de um empate (0-0) em casa do Zulte Waregem, está no quinto lugar do campeonato belga e já não perde há três jogos. A última derrota foi consentida na receção ao FC Porto (1-2), na jornada passada da Liga dos Campeões.
Na conferência de imprensa de antevisão do jogo, Nuno Espírito Santo sublinhou a importância da conquista dos três pontos neste duelo com os campeões belgas para o apuramento para os oitavos de final da Champions. E convocou os adeptos: “O Dragão também vai jogar”​, sublinhou. Ao lado do treinador esteve o central Felipe, que assumiu que o FC Porto é favorito, mas que terá que estar em alerta máximo.

Sem comentários: