27/05/13

Pinto da Costa reeleito para 13.º mandato com marca histórica

Candidato único ao ato eleitoral, Jorge Nuno Pinto da Costa foi este sábado reconduzido na presidência do FC Porto, para o triénio 2013-2016, com mais de 99 por cento dos 1.258 votos que elegeram os órgãos sociais do clube.
Trata-se da maior marca de sempre desde que Pinto da Costa assumiu os destinos do emblema azul e branco em abril de 1982, superando o resultado da eleição anterior, em 2010, quando o presidente dos dragões reuniu cerca de 98 por cento dos votos dos associados.
Onze boletins nulos impediram o pleno no ato eleitoral.
A cerimónia de tomada de posse está marcada para esta tarde, às 19 horas, no Estádio do Dragão, onde marcarão presença todos os órgãos sociais do clube.

A nova Direção do FC Porto assume-se com três novas caras e Pinto da Costa decidiu incluir no elenco um dos homens mais ricos em Portugal entre os eleitos: Américo Amorim. O empresário tem ligação histórica aos dragões, nomeadamente através dos investimentos nos papéis da SAD e de ter aprovado o projeto da sociedade desde início, mas nunca desempenhou um cargo directivo de relevo.
O antigo hoquista Vítor Hugo, figura incontornável das modalidades do clube, também passa a constar entre os 14 vice-presidentes de Direção, bem como Antero Henrique, outra das principais novidades no elenco para o triénio 2013/16. O diretor-geral da SAD passa agora a ocupar lugar de relevo também na Direção presidida por Pinto da Costa, estando numa primeira análise designado para liderar o projeto do museu do FC Porto, que está a ganhar projeção nas traseiras da bancada poente do Estádio do Dragão.


Direcção
Presidente: Jorge Nuno Pinto da Costa.
Vice-presidente: Adelino Sá e Melo Caldeira, Alípio Jorge Calisto Fernandes, Álvaro José Pereira Pinto Júnior, Angelino Cândido Sousa Ferreira, Antero José Gomes da Ressurreição Henrique, Eduardo Jorge Tentugal Valente, Fernando Alberto Pires Póvoas, Fernando Manuel Santos Gomes, Ilídio Borges Pinto, Joaquim Costa Teles Pinheiro, Joaquim Manuel Machado Faria e Almeida, José Américo Amorim Coelho, Reinaldo Costa Teles Pinheiro, Vítor Hugo Barbosa Carvalho da Silva.

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Fernando Arnaldo Sardoeira Pinto.
Vice-presidente: Miguel Ângelo Abreu Bismarck.
1.º Secretário: Fernando Maria Novo Sardoeira Pinto.
2.º Secretário: Delfim de Sousa Barbosa.

Conselho Fiscal
Presidente: José Paulo Sá Fernandes Nunes de Almeida.
Vice-presidente: Jorge Luís Moreira de Carvalho Guimarães.
Secretário: José Manuel Taveira dos Santos.
Relator de contas: Armando Luís Vieira de Magalhães.
Relator de Contas: José Augusto dos Santos Saraiva.
Relator de contencioso: André Ferreira Antunes.
Relator de sindicância: José Pedro Busano de Sousa Vieira.

Sem comentários: