12/01/09

Jesualdo Ferreira: «Dois penáltis por marcar»

Jesualdo Ferreira distingue na sua própria equipa a responsabilidade pelo empate frente ao Trofense, mas não deixa de apontar dois lapsos de arbitragem que poderiam mudar o rumo do encontro, sublinhando ainda a disparidade de critérios evidenciados numa só noite. Reconhece os efeitos nefastos pela perda do primeiro lugar, mas garante a preparação da equipa para uma série de seis jogos que, no seu entender, definirão o título.

Intensidade e dificuldade
«As dificuldades que sentimos para marcar explicam-se de duas formas. A incapacidade de dirigir a bola, de a fazer entrar na baliza, e a forma intensa como a equipa entra no jogo, que nos obriga a marcar um golo e a provocar a reacção na outra equipa. Não marcando, a outra equipa passa a acreditar e a defender ainda mais.»

Dominador
«O FC Porto foi dominador, criou um sem-número de oportunidades. O Trofense fez aquilo que o árbitro deixou fazer, envolvendo-se em perdas de tempo e simulações de lesões.»

Dois penáltis
«Ficaram dois penáltis claros por assinalar a favor do F.C. Porto. Convido-os a rever as imagens em que o Fucile e o Lisandro são derrubados na área. Ainda hoje, num jogo que envolveu um candidato ao título e outro que pode assumir essa condição, aconteceu precisamente o contrário. Não houve uniformidade de critérios nesta jornada, sentimo-nos penalizados, mas também sabemos que somos responsáveis por não termos conseguido vencer.»

Agressividade
«Parece que temos dificuldade em ganhar no Dragão. Aconteceu com o Marítimo e, agora, com o Trofense, embora hoje tenha sido diferente, pela forma mais intensa com que jogámos, embora a equipa, na segunda parte, não tenha sido tão agressiva quanto eu pedi.»

Ao ataque na Champions
«Fomos defensivos na Champions, disse o Tulipa? Certamente não viu os jogos do F.C. Porto, porque não se ganham quatro jogos com uma postura defensiva.»

Seis jogos decisivos
«Custa-nos perder o primeiro lugar, porque deixámos de estar na frente e porque isso afecta a equipa. O jogo em Braga vai ser muito complicado, mas sabemos que temos argumentos para vencer. As cinco ou seis jornadas que aí vêm vão definir o título e nós temos de estar preparados para eles. Vamos aprender com estas situações e trabalhar muito. Já superámos situações bem mais difíceis do que as provocadas por um empate em casa com o Trofense.»

Sem comentários: