25/06/08

Cebola é o terceiro maior investimento

Sete milhões de euros por 70 por cento do passe de Cristián Rodríguez foi quanto o FC Porto pagou aos empresários que detinham os direitos. O futuro encarregar-se-á de dizer se é muito ou não, dependendo, naturalmente, do rendimento dentro das quatro linhas. Do que não há dúvidas é que este foi um forte investimento da SAD azul e branca, ao nível dos grandes craques que passaram pelo Dragão nos últimos anos. Mais do que custou Quaresma, por exemplo. Aliás, só Lucho e Anderson obrigaram à assinatura de um cheque mais gordo.
Com o Benfica há muito a tentar segurar o jogador, o FC Porto sabia que tinha de abrir os cordões à bolsa se quisesse resgatar o uruguaio. Acenou-lhe com um contrato por objectivos, ao nível dos mais bem remunerados do plantel, e adquiriu 70 por cento do passe por sete milhões de euros, o que equivale a dizer que a totalidade de Rodríguez estará avaliada em 10 milhões. Um valor apenas pago, até à data, por Lucho e em duas parcelas. A primeira no Verão de 2005 e a última dois anos depois. No caso do argentino, a crítica tem sido unânime em considerar que não se trata de um jogador dispendioso.
O mesmo se aplica a Anderson, outro grande investimento, que resultou num enorme retorno, sobretudo financeiro já que esteve meia época impedido de jogar por lesão. A SAD portista terá gasto um total de 8,5 milhões de euros por 80 por cento do passe - valores nunca confirmados - tendo recebido a respectiva parcela dos 31,5 milhões pagos pelo Manchester United pela transferência.
Entre outras compras caras do FC Porto nos últimos anos estão ainda Diego, Lisandro López, Quaresma e Hélder Postiga.
Na verdade, o extremo não saiu directamente dos bolsos da SAD uma vez que o seu valor, seis milhões de euros, foi descontado no preço que o Barcelona pagou por Deco. Da mesma forma que, na prática, Postiga custou mais do que os 4,5 milhões que entraram nos cofres do Tottenham já que Pedro Mendes foi incluído no negócio e, na altura, foi avaliado em três milhões. Ou seja, se o FC Porto tivesse pago tudo em dinheiro, o internacional português seria o terceiro mais caro de sempre da história da SAD.


Fonte: O Jogo

Sem comentários: