24/01/26

Dragões Diário 24-01-2026

Regressado da Chéquia diretamente para o Olival, o plantel principal já começou a preparar a recepção ao Gil Vicente, que será dirigida por António Nobre. Victor Froholdt realizou tratamento a um traumatismo no pé direito e juntou-se a Nehuén Pérez e a Luuk de Jong no boletim clínico do primeiro treino tendo em vista a 19ª jornada, que se irá jogar às 20h15 de segunda-feira no Estádio do Dragão.

No miniestádio, já sem Rui Monteiro - entretanto transferido para o Dinamo Tbilisi -, a equipa B prosseguiu o trabalho com o foco na recepção ao FC Vizela, marcada para as 11h de amanhã no CTFD Jorge Costa (Porto Canal). João Moreira treinou condicionado, Martim Cunha e Brayan Caicedo fizeram tratamento e trabalho de ginásio e João Brandão orienta mais uma sessão daqui a pouco.

Os juniores já estão nos Açores, onde, a partir das 13h, vão defrontar o Santa Clara no arranque do torneio de Apuramento de Campeão. Líder de um grupo motivado e com uma enorme vontade de jogar e de competir para ganhar, Sérgio Ferreira explica que vem aí mais uma fase óptima para o crescimento individual e colectivo e garante que os sub-19 estão prontos para ganhar todos os jogos, mas cientes de que só se pode ganhar um de cada vezQueremos ser muito competentes naquilo que já dominamos, mas também temos de estar disponíveis em termos competitivos.

No pavilhão, a semana terminou com o regresso às vitórias das líderes da Liga de voleibol, que foram a Braga derrotar o segundo classificado pela margem máxima (3-0) e aumentar a distância no topo da tabela. São já cinco os pontos que separam os dois conjuntos com seis jogos por disputar na fase regular. Antes de regressarem a casa para prosseguirem essa caminhada frente ao Castêlo da Maia (1 de fevereiro, 18h30), as azuis e brancas viajam até à Madeira para defrontarem o CE Levada nos oitavos da Taça de Portugal (terça-feira, 20h).

Mesmo com um vírus que tirou seis jogadoras da preparação para o jogo no Minho, as atletas foram magníficas e Miguel Coelho endereçou-lhes uns enormes parabéns pelo que fizeram. No rescaldo de uma partida em que a solidez defensiva foi essencial, tal como o serviço, o técnico salientou a grande resposta aos momentos de pouca energia e resumiu: Isto é representar bem o Clube.

Ao final da tarde, é a vez de a equipa de basquetebol disputar o primeiro de dois dérbis consecutivos frente ao Vasco da Gama. Antes da curta deslocação a Matosinhos (18h30, DAZN) para defrontar uma equipa supercompetitiva, aguerrida e com americanos que podem desequilibrar no um contra um, João Guerreiro afirma que a equipa está em ascensão, destaca a progressão em termos defensivos e ofensivos e assegura que se podem esperar grandes coisas até ao final da época.

Agenda da semana
Sábado, 15h: Santa Clara-FC Porto sub-19
Sábado, 18h30: Vasco da Gama-FC Porto em basquetebol 
Domingo, 11h: FC Porto B-FC Vizela
Domingo, 15h: SC Braga-FC Porto em voleibol
Domingo, 19h: CH Carvalhos-FC Porto em hóquei
Segunda-feira, 20h15: FC Porto-Gil Vicente
Terça-feira, 20h: CE Levada-FC Porto em voleibol
Qurta-feira, 21h: Vasco da Gama-FC Porto em basquetebol
Quinta-feira, 20h: FC Porto-Rangers FC
Sábado, 15h: FC Porto-Rio Ave sub-19
Sábado, 15h: FC Famalicão-FC Porto feminino
Sábado, 18h: SC Farense-FC Porto B
Sábado, 21h30: OC Barcelos-FC Porto em hóquei

Para saber
O FC Porto continua a crescer além-fronteiras e abriu a Dragon Force Black Bulls Mozambique, a terceira escola no continente africano. Estamos a executar o plano de expansão internacional a que nos propusemos, levando o conhecimento, a metodologia e os valores do FC Porto a diferentes geografias, através de parceiros credíveis, projetos sustentáveis e estruturas que garantam impacto real no desenvolvimento dos jovens, sublinhou André Villas-Boas na oficialização de uma parceria que marca o regresso do Clube a um projecto que ajudou a desenvolver em Moçambique entre 2017 e 2019, agora relançado com bases mais sólidas, infraestruturas consolidadas e uma visão estratégica de longo prazo.

Para ler
Em mais uma noite memorável no Estádio das Antas, a 20 de agosto de 1995, o relógio encostou aos 90 e o clássico decidiu-se num gesto que ainda hoje parece ter faísca: cruzamento de Secretário, toque de Drulović e Domingos a receber de pé esquerdo, a rodar num relâmpago e a finalizar de pé direito para virar tudo. Foi o 2-1 que abriu o campeonato a ganhar, pôs as bancadas em delírio e teve dedicatória com nome próprio: Bobby Robson, em convalescença, o homem que pedia futebol com golos e fazia dos treinos uma aula. Na estreia da rubrica Golo Rei, Domingos escolheu "o melhor golo" da carreira e contou a anatomia do instante, o contexto e a emoção de um minuto que mudou o jogo, o corpo e a época. https://www.fcporto.pt/pt/multimedia/20251007-pt-golo-rei-domingos-a-meia-volta-que-vira-tudo

Para ver
Às 14h30, a caminhada de Leonel Fernandes, Rui Silva, José Luís Ferreira e Ricardo Brandão no Europeu de andebol prossegue na RTP1 e, quando forem 18h30, a equipa de basquetebol defronta o Vasco da Gama em Matosinhos e na DAZN4. A partir das 19h15, reveja no Porto Canal o episódio de Vencedores Como Sempre com Tó Rocha, antigo campeão de hóquei em patins que continua a acompanhar de perto o Clube e a modalidade, mas no papel de comentador.

Sem comentários: