31/08/25

Dragões Diário 31-08-2025

O FC Porto apresentou-se na capital tão destemido como desfalcado e bateu o Sporting por 2-1 na quarta jornada de um campeonato que já lidera de forma isolada só com vitórias. Três pontos separam agora os rivais da Invicta (12) e de Alvalade (9).

Francesco Farioli fez questão de dedicar a vitória ao Jorge Costa, porque houve muitos aspectos do jogo que honraram o seu legado. No rescaldo de um jogo muito maduro e sólido em que foi notório dos jogadores, o técnico lembrou que a temporada é longa, faltam muitos jogos e toda a gente vai ser precisaFoi um passo importante, mas é só mais um passo.

Esta foi uma vitória para todos os portistas. Os adeptos foram fantásticos
, acrescentou antes de relembrar que o campeão nacional já não perdia em casa há 24 jogos e só perdeu uma vez nos últimos 42. Trata-se, portanto, de um resultado especial, mas há que virar a página e continuar a trabalharA partir de amanhã este jogo é passado e nós só pensamos no futuro, reforçou já na sala de imprensa, onde alertou para a necessidade de manter a mentalidade.

Autor de um golaço num momento de inspiração, William Gomes afirmou que a vitória é fruto de muito trabalho de um grupo muito unido que só pensa em manter os pés bem assentes no chão para mostrar o que é o FC Porto. O treinador deles disse que eles eram favoritos, mas no campo é diferente e mostrámos que, com humildade, podemos vencer qualquer jogo, atirou o brasileiro ciente de que ainda há muito campeonato pela frente.

Luuk de Jong estreou-se a marcar com a camisola azul e branca, Pablo Rosario vestiu-a pela primeira vez e Gabri Veiga ficou fora da convocatória devido a um episódio de lombalgia aguda. O Clube voltará a atualizar o estado clínico do médio espanhol nos próximos dias.

Imediatamente antes do clássico, os juniores golearam o FC Famalicão por 5-1 e alcançaram o quinto triunfo noutras tantas jornadas. Eduardo Ferreira (dois), Francisco Fernandes, Mateus Mide e Tiago Silva assinaram os golos portistas em Pedroso. Vale a pena rever o pontapé do capitão.

Pequenos detalhes e algum azar na parte final ditaram a derrota do andebol frente ao Barça, uma grande equipa que soube aproveitar os erros cometidos na meia-final da Supertaça Ibérica (25-28). É sempre difícil perder, mas Magnus Andersson viu momentos muito bons na defesa e no ataque e sente que os jogadores estão no caminho certo. Indicações para confirmar a partir das 13h30 em Matosinhos, na atribuição do 3º e 4º lugares contra o Ademar Léon (A Bola TV).

O Estádio do Dragão reabre portas daqui a pouco para acolher o jogo de apresentação do futebol feminino frente ao FC Famalicão (11h, Porto Canal). A entrada é livre para todos os sócios e adeptos e a primeira bancada disponível será a Nascente, do lado da estação do Metro.

À mesma hora, os juvenis recebem o Rio Ave e os iniciados defrontam o mesmo adversário em Vila do Conde. Os sub-17 de José João querem fazer um jogo competente para conquistar mais três pontos depois do triunfo na ronda inaugural e os sub-15 de Manuel Prata estreiam-se com a mesma vontade de ser autoritários e entrar para competir, jogar e ganhar.

Depois de uma semana de muito trabalho, a equipa B visita um dos grandes candidatos à subida de divisão, mas João Brandão só pensa em agarrar a oportunidade de conseguir a primeira vitória no campeonato. Em sintonia com o treinador e desejoso de dar a volta a esta situação, António Ribeiro diz que os adeptos podem esperar uma equipa com vontade e paixão no Municipal do Fontelo, casa do Académico de Viseu (14h, Sport TV+). Há quatro nomes no boletim clínico.

Agenda da semana
Hoje, 11h: FC Porto-FC Famalicão feminino
Hoje, 11h: FC Porto-Rio Ave sub-17
Hoje, 11h: Rio Ave-FC Porto sub-15
Hoje, 11h30: CB Breogán-FC Porto em basquetebol
Hoje, 13h30: FC Porto-Ademar Léon em andebol
Hoje, 14h: Académico-FC Porto B
Amanhã, 18h: Obradoiro CAB-FC Porto em basquetebol
Domingo, 11h: FC Porto-Paços de Ferreira sub-15

Para saber
A UEFA divulgou o calendário da Liga Europa e o FC Porto ficou a saber que arranca a fase de liga dia 25 de setembro em Salzburgo. Seguem-se Estrela Vermelha (casa), Nottingham Forest (fora), FC Utrecht (fora), OGC Nice (casa), Malmö FF (casa), Viktoria Plzeň (fora) e Rangers FC (Rangers FC) nas oito jornadas disputadas até 29 de janeiro.

Para ver
A emissão do Porto Canal dedicada à apresentação do futebol feminino arranca às 9h30, prossegue às 11h com a transmissão do encontro e prolonga-se até às 14h, altura em que o jogo dos bês começa a ser transmitido em sinal aberto na Sport TV+. O andebol passa às 13h30 n’A Bola TV.

Sem comentários: