14/08/25

Dragões Diário 14-08-2025

Partiu o Homem, ficou a lenda. Já está disponível, em formato digital, a edição especial da revista Dragões que homenageia Jorge Costa. A publicação faz uma viagem pelos momentos mais marcantes de uma carreira de sucesso, desde os tempos em que o Capitão mais titulado da história do FC Porto era apenas um jovem central a correr atrás de um sonho até ao regresso a casa enquanto Diretor do Futebol Profissional.

No editorial, André Villas-Boas recorda o amigo exigente como alguém que nunca desistia e que vivia o Clube como poucos e promete honrar o seu legado diariamente sem nunca o deixar esmorecer. Para o presidente, a melhor forma de reagir às enormes perdas dos últimos meses é celebrar a vida de quem tanto deu ao FC Porto e dar início a um novo ciclo de conquistas com Francesco Farioli ao leme, apoiado na crença inabalável de uma nação que quer reencontrar o rumo das vitórias.

André Franco foi cedido a título de empréstimo ao Chicago Fire, emblema que disputa a Liga norte-americana de futebol, a Major League Soccer (MLS). O acordo, válido até dia 1 de janeiro de 2026, inclui uma opção de compra de 50% dos direitos económicos do atleta por 1,1 milhões de euros. O FC Porto deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da carreira.

Ontem foi uma rara quarta-feira de folga para o plantel principal, mas hoje é dia de regressar ao trabalho e de continuar a preparar o duelo com o Gil Vicente que será apitado por Ricardo Baixinho (segunda-feira, 20h15). O FC Porto B, por sua vez, treinou ontem no Olival com o foco na deslocação a Vizela (sábado, 14h).

Fernando Jorge assinou contrato de formação e vai continuar a vestir de azul e branco, pelo que se prepara para cumprir a terceira temporada no Clube. Antes de ingressar nos escalões de formação portistas, o guarda-redes de apenas 14 anos representou o SC Espinho e a Elite de Aveiro. Orgulhoso pela confiança que lhe é dada, o jovem guardião não esconde que chegar à equipa A é sempre um dos objectivos.

No basquetebol, eis o terceiro reforço para 2025/26: depois de Javian Davis e Márkó Filipovity, Jhonathan Dunn é a mais recente cara nova do plantel portista. O base/extremo norte-americano, de 27 anos, chega à Invicta com muita experiência acumulada nos Países Baixos, na Alemanha, na Polónia e no México, sendo que em 2024/25 vestiu a camisola dos South Bay Lakers, a equipa satélite dos Los Angeles Lakers.

Prometendo dar o máximo em todos os jogos Jhonathan Dunn garante que fará o que for preciso para ajudar a equipa a ganhar, até porque o objetivo esta temporada é vencer o maior número de jogos, ir o mais longe possível em todas as competições e formar um grupo forte para que a época seja memorável. Na bagagem, o basquetebolista de 1,93 metros traz experiência, empenho na defesa e capacidade de marcar pontos.

Sem comentários: