12/01/23

Dragões Diário 12-01-2023

Inigualável por natureza, Sérgio Conceição tornou-se ontem o treinador mais vitorioso da história do FC Porto ao mesmo tempo que os detentores dos três principais troféus nacionais asseguraram a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal ao bater o Arouca por 4-0 com um golo de Galeno e um hat-trick de Toni Martínez. O Académico de Viseu é o adversário na próxima fase da competição.

Foi ao 300º jogo de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto que o antigo extremo atingiu a 216ª vitória e ultrapassou o registo do mítico José Maria Pedroto. Feliz com os números e agradecido a Jorge Nuno Pinto da Costa por um trajeto que nem sempre foi fácil mas que corresponde a uma caminhada de sucesso, abordou uma vitória justa, cujo verdadeiro significado só será possível avaliar no futuro: Vai ser importante se chegarmos à final.

Na noite em que entrou ao intervalo para completar o primeiro hat-trick da carreira, Toni Martínez garantiu que nunca vai esquecer um jogo muito importante depois de dias que não foram fáceis, sobretudo pelo empate no encontro com o Casa Pia. Ontem era preciso entrar com a faca nos dentes e dar tudo para continuar em condições para atingir os objetivos que ninguém esconde: Queremos todos os troféus no nosso museu.

Para que na disputa desses troféus impere a verdade desportiva, é essencial que todas as equipas que entram em cada um dos campos atuem em conformidade. Infelizmente, isso não tem acontecido. Na terça-feira, na Póvoa de Varzim, o Benfica qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal depois de vencer por 2-0 um jogo em que, segundo os especialistas, ficaram por assinalar dois penáltis a favor do Varzim. Tendo em conta que o videoárbitro era Bruno Esteves, não foi surpreendente.

E o que se passou nesta ronda da Taça é ainda mais relevante se tivermos em consideração que surge na sequência de um jogo do campeonato marcado por um erro grave. O penálti que ficou por assinalar sobre Galeno no duelo com o Casa Pia – reconhecido, até, por um painel da CMTV composto por antigos jogadores que são adeptos de outros clubes e por representantes da imprensa de Lisboa – fica para a história como mais um erro com impacto num resultado do campeonato, na distribuição de pontos e na classificação da liga.

E também não foi surpreendente, na verdade, tendo em conta que o videoárbitro era Hugo Miguel. Basta recordar dados avançados pela imprensa no final de 2020/21 e baseados nas análises de especialistas em arbitragem: na altura, Hugo Miguel tinha um histórico de oito erros em prejuízo do FC Porto e um a favor; 19 erros a favor do Benfica e apenas quatro contra; e oito a favor do Sporting e 12 contra. Desde então, protagonizou a proeza de provocar, em Braga, a primeira derrota do FC Porto no campeonato em 58 jogos.

Como é evidente, pode ser uma enorme coincidência que, de acordo com as opiniões dos especialistas, determinados árbitros cometam erros graves quase sempre a favor dos mesmos e quase sempre contra o FC Porto. Mas essa sucessão de erros é, no mínimo, um sintoma de incompetência que não pode ser tolerada. Os adeptos merecem respeito e exigem que seja o mérito desportivo a decidir o vencedor de cada prova.

A tarde não correu bem às equipas mais jovens azuis e brancas. Em Londres, o FC Porto B foi derrotado por 3-0 pelo Fulham em jogo da fase de grupos da Premier League International Cup. Os Dragões somam cinco pontos e estão dependentes de outros resultados para saber se avançam para a próxima fase. Em Famalicão, a formação de sub-19 empatou a duas bolas e manteve o terceiro lugar no campeonato.

Em Paço de Arcos, a equipa de hóquei em patins venceu por 8-3, descolou-se do Sporting no segundo posto da liga e mantém a perseguição ao líder Benfica. Os campeões nacionais e mundiais de hóquei regressam à ação já esta noite, em Sesimbra, onde enfrentam a equipa local em jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal.
 
A campanha europeia da AJM/FC Porto prossegue hoje com a receção ao Rapid Bucareste a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Taça Challenge. Klára Vyklicka espera uma eliminatória mais difícil do que a anterior e diz que as atletas azuis e brancas têm de ser fortes no ataque e estar concentradas na defesa. Ainda assim, conta com um bom resultado, até porque as bicampeãs nacionais estão numa boa onda.

No primeiro clássico da história das competições portuguesas de eSports, o FC Porto derrotou o Benfica por 4-3 e qualificou-se para os quartos de final da Taça da Liga. Na próxima ronda vai realizar-se um dérbi com o Boavista.

Sem comentários: