01/11/22

Dragões Diário 01-11-2022

Porque o futebol muda rápido, como disse Sérgio Conceição, o FC Porto já virou o chip para a receção ao Atlético de Madrid (17h45, Eleven Sports), um oponente agressivo, muito capaz no processo defensivo e com muita qualidade individual contra quem os Dragões querem ganhar os três pontos para poderem ficar em primeiro lugar do grupo B da Liga dos Campeões.
 
Apesar de a preparação ter sido difícil, mais teórica, de quadro e de vídeo do que de campo devido à densidade competitiva muito grande, o treinador garantiu que o cansaço não é desculpa para tudo e que quer a postura, determinação e forma de encarar os jogos a que habituou os adeptos. Tudo isto com a máxima de que cada momento pode ser decisivo para o desenrolar da época e para os objetivos serem cumpridos ou não.
 
Com David Carmo e Matheus Uribe de fora por castigo, Pepe e possivelmente Gabriel Veron por lesão – ambos continuaram no boletim clínico no último treino prévio ao duelo europeu –, o técnico portista explicou que vão existir as mudanças que serão necessárias para ganhar o jogo, não em função dos jogadores, mas do adversário: [Pode] haver uma ou outra nuance diferente em termos estratégicos. Juntos e fortes, os jogadores do FC Porto que pisarem o relvado do Estádio do Dragão terão de ter o estado de espírito habitual.
 
Otávio reforçou a ambição de Sérgio Conceição em conquistar os três pontos e o primeiro lugar do grupo num jogo bastante importante. O médio luso-brasileiro afirmou que os Dragões sabem como terão de entrar em campo e que ele, tal como os colegas, vai dar o máximo para ajudar a equipa. Se as alternâncias entre provas nacionais e internacionais são muitas, há algo que não muda para o camisola 25: A motivação é a mesma sempre que vestimos esta camisola.
 
Entre os postes da baliza portista, deverá estar o quinto melhor jogador da Liga dos Campeões, que é simultaneamente o representante máximo de Portugal, da Liga Portuguesa e dos guarda-redes no ranking de performance da competição. Com três penáltis defendidos, três folhas limpas, 14 defesas e três vitórias nos últimos três jogos, o guardião é apenas superado por Robert Lewandowski (Barcelona), Mohamed Salah (Liverpool), Lionel Messi e Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain).
 
Também na Youth League há muito em jogo na tarde desta terça-feira no Estádio de Pedroso (13h, Porto Canal/FC Porto TV). Os Sub-19, tal como a equipa principal, recebem o Atlético de Madrid e precisam de vencer para garantirem o acesso direto aos oitavos de final da competição. Tudo o que não sejam os três pontos vai encaminhar o plantel liderado por Capucho para o play-off que opõe os segundos classificados de cada grupo aos vencedores das eliminatórias do caminho dos Campeões Nacionais. A entrada é gratuita e aconselhada.

O treinador dos jovens Dragões definiu o adversário como uma equipa competente, que joga bem em transição ofensiva, no contra-ataque, mas o objetivo é ganhar para ficar em primeiro lugar. Para isso é preciso continuar a gostar de ter bola, de criar oportunidades e de pressionar o adversário. António Ribeiro, um dos capitães de equipa, vincou a importância de passar mais uma etapa e definiu como chave do sucesso o grupo forte e unido que compõe. Para o central, o futebol é para os adeptos e, por isso, finalizou: Claro que uma casa cheira nos daria mais motivação.

Sem comentários: