31/12/17

Dragões Diário 31-12-2017

Foi com golos de Reyes, Brahimi e Aboubakar que o FC Porto venceu ontem em Paços de Ferreira, por 3-2, qualificando-se para as meias-finais da Taça da Liga, em que o adversário será o Sporting (a 23 de janeiro, uma terça-feira, no Estádio Municipal de Braga, palco da fase final da competição). Na capital do móvel, os Dragões cedo ganharam uma vantagem de 2-0, mas o intervalo chegou com 2-2 no marcador, graças a duas desconcentrações que o adversário aproveitou. Após o 3-2 de Aboubakar, aos 49 minutos, o FC Porto atou o jogo: afinal de contas, o mais importante era garantir os três pontos e o primeiro lugar do grupo D.

O dedo de Sérgio Conceição foi especialmente visível no resultado: foram precisamente os dois jogadores que entraram ao intervalo – Corona e Aboubakar – a construir o 3-2 final. O treinador destacou a justiça do resultado e as muitas oportunidades construídas. Chegámos com facilidade ao último terço, mas temos de ser mais eficazes. Hoje não estivemos tão bem defensivamente, mas fico sempre satisfeito por criarmos tantas oportunidades de golo. O difícil é chegar lá como nós o fazemos, apontou.

Tal como o treinador, também André André salientou a importância da vitória, reconhecendo porém que houve aspectos menos positivos na exibição. Entrámos muito bem no jogo, fizemos o primeiro e o segundo golos, podíamos ter feito o terceiro. Depois relaxámos um bocado, faltou-nos um bocado de agressividade, declarou o médio, que falou depois de uma segunda parte controlada pelos Dragões. A conquista da Taça da Liga é um objetivo assumido, porque todas as provas são essenciais.

Entretanto, o plantel regressa aos treinos já esta manhã, às 11h00, no Olival, à porta fechada. Janeiro promete ser tão ou mais alucinante do que Dezembro no que toca ao calendário: esta quarta-feira (20h15) há jogo para a Liga, no terreno do Feirense, a contar para a 16.ª jornada, a penúltima da primeira volta.

O Moreirense até ofereceu uma forte oposição, mas os Sub-19 seguraram ontem uma vitória por 3-2, em encontro da 17.ª jornada da primeira fase do Nacional de juniores A. Pode ver aqui os golos de Romário Baró, Fábio Vieira e Vasco Paciência, que permitiram manter a vantagem de 12 pontos para o Leixões, segundo classificado da zona Norte.

Fábio Silva foi autor de um ‘hat-trick’ na goleada (7-0) dos Sub-17 na receção ao Rio Ave, a contar para a quinta jornada da segunda fase do Campeonato Nacional da categoria. Gonçalo Borges, que ‘bisou’, Rafa e Tiago Matos apontaram os restantes golos dos juniores B, que estão dois pontos atrás do Sporting de Braga, líder da série Norte.

Os Sub-15 tiveram o mesmo adversário e também venceram: Martim Tavares entrou ao intervalo para marcar os dois golos do jogo. Decorridas cinco jornadas na segunda fase do Nacional de juniores C, os Dragões são líderes, com um pleno de vitórias (16-0 em golos) e mais dois pontos do que o Sporting de Braga, segundo classificado e adversário na próxima ronda, no Olival. Veja aqui o resumo da partida.

No hóquei em patins, o FC Porto saiu da Luz com uma derrota frente ao Benfica (6-2), que deixa os campeões nacionais no terceiro lugar do Campeonato Nacional, a seis pontos do invicto líder Sporting. O resultado não espelha o que se passou no clássico, em que os Dragões até chegaram ao intervalo na frente (2-1), após uma exibição dominadora, e em que estavam a perder por 3-2 a cinco minutos do fim. A eficácia nas bolas paradas foi decisiva para se encontrar o vencedor, mas o treinador Guillem Cabestany não escondeu o desagrado perante outros fatores: É difícil que os jogadores não percam a cabeça perante tantas situações anormais.

Sem comentários: