02/09/09

Nem Jardel arrancou assim

O Jornal O Jogo divulgou hoje uma análise interessante sobre Falcão e os anteriores avançados do Porto em épocas anteriores. Dragão Madeirense apresenta-a com a devida referência.
Falcao é o reforço com o arranque mais eficaz no FC Porto das últimas décadas. Nem mesmo Jardel - o maior goleador dos últimos tempos que o futebol português conheceu - conseguiu marcar três golos nas três primeiras jornadas do campeonato. Os últimos portistas a consegui-lo foram McCarthy (2003/04) e Domingos (1995/96), mas nenhum estava em ano de estreia no clube. O feito de Falcao assume assim outra dimensão.
O avançado contratado ao River Plate, a quem o FC Porto pagou 3,9 milhões de euros por 60 por cento do passe, chegou para substituir Lisandro e tem revelado uma produtividade bem superior à do argentino. Licha marcou o primeiro golo apenas na sexta jornada da época de estreia. A adaptação do colombiano, que actua pela primeira vez na Europa, foi meteórica, assim como a sua afirmação na equipa. Contudo, a comparação entre os dois avançados foi rejeitada por Jesualdo Ferreira, que fez questão de lembrar que, quando chegou ao FC Porto, Lisandro "ainda procurava um rumo", enquanto Falcao é "claramente um ponta-de-lança específico", que não mostra cerimónia na hora de finalizar: marcou ao Paços de cabeça, ao Nacional de grande penalidade, e à Naval com o pé direito.
McCarthy fez o mesmo no ano do título europeu, facturando diante do Braga, do Estrela da Amadora e do Sporting nas primeiras rondas da temporada, mas só voltaria a festejar na 11ª jornada. Mesmo assim, seria o artilheiro da prova, com 20 golos. Domingos bisou na abertura do campeonato de 1995/96, ficou em branco no jogo seguinte e voltou a marcar na terceira jornada. Tal como o sul-africano, o actual técnico do Braga também foi o rei dos marcadores, com 25 golos. Sem dúvida um excelente prenúncio para o colombiano do FC Porto.

Sem comentários: