09/08/07

Jesualdo Ferreira: "Vamos tramar os verdes"

Não era necessário identificar o inimigo, mas Jesualdo Ferreira não quis correr riscos e ontem, em plenos pulmões, lembrou-o aos seus pupilos. Depois de amanhã, em Leiria, há um troféu para conquistar e como os jogos psicológicos por vezes são tão importantes como os ensaios tácticos - e esses foram adiados para a sessão desta manhã, longe dos olhares dos jornalistas - o professor "picou" os jogadores logo no início do treino. Na hora de decidir qual seria o primeiro grupo e ir para ao centro nos meiinhos Jesualdo sentiu alguma hesitação (natural) e tomou a incitativa de decidir, com ironia. "Começam os verdes, que são o nosso adversário no sábado. Vamos tramar os verdes", atirou bem alto para que a mensagem passasse. A fava saiu a Lucho, Lisandro López e Pedro Emanuel, a quem foi entregue os coletes verdes do grupo de doze elementos que estavam sob a sua supervisão. Contudo, apenas metade esta metade plantel ouviu a provocação do técnico, já que os outros doze estavam noutra zona do campo, com Carlos Azenha a orientar.

Jesualdo Ferreira esteve particularmente activo no treino, fartando-se de dar explicações aos atletas sob a forma como queria os exercícios cumpridos. "As recuperações é que vão ser contabilizadas e é obrigatório dar dois toques antes de passar. A bola não pára", pediu enquanto seguia as movimentações. Num segundo momento, complicou mais o exercício alterando as suas regras. "Agora só vale um toque e não podem devolver ao mesmo". Os jogadores entenderam e cumpriram com o pedido, difícil foi contabilizar as recuperações de bola, isto porque quem estava no meio tinha a tendência de multiplicá-las... Enquanto isto, os três guarda-redes trabalharam à parte num das balizas.

Neste momento, a grande dúvida prende-se com a disponibilidade de Lucho. O argentino, segundo jogador mais utilizado na época passada, só está a trabalhar há uma semana - cumpriu ontem o segundo e terceiro treinos com o grupo - e a sua condição física é uma incógnita. Até porque os treinos só abrem nos primeiros quinze minutos, o que dificulta uma análise mais precisa. A dúvida, ou pelo menos parte dela, será desfeita com a divulgação da lista de convocados.
Fonte: O Jogo

Sem comentários: