10/08/07

Entrevista de Pinto da Costa à SIC Notícias

"Não disse em tribunal que ganho dois mil euros/mês"

O Apito Dourado marcou os primeiros momentos da entrevista de Pinto da Costa à SIC Notícias. Ocupou mesmo a maior parte do tempo. Por entre sublinhar de posições e garantia de que está de consciência tranquila, Pinto da Costa disse confiar na justiça "apesar da intoxicação levada a cabo por pessoas responsáveis", algo que o preocupa mais do que o envolvimento do seu nome. Foi neste ponto que o presidente portista atacou o que considerou "afirmações fantásticas" de Saldanha Sanches – marido da magistrada que neste momento coordena toda a investigação do Caso Apito Dourado, Maria José Morgado –, que também em declarações à SIC Notícias disse que "era preciso acabar com a corrupção no futebol porque o presidente do FC Porto declarara no tribunal que ganha dois mil euros por mês". Uma afirmação que o presidente portista disse nunca ter proferido, afinal, um episódio que não inclui na teoria da conspiração, mas naquilo que chama de "teoria da falta de rigor".
Aproveitando todos os momentos possíveis para questionar a idoneidade da Carolina Salgado, cujo livro "Eu, Carolina" conduziu à reabertura dos processos que o envolviam, Pinto da Costa aproveitou para recordar que "os processos estavam arquivados, arquivados por magistrados que por não serem tão mediáticos como a actual, não serão menos competentes do que os actuais". Mostrando-se tranquilo, o presidente portista afirmou que "colocaria as maõs no fogo por Pinto de Sousa" e que não as queimaria, confessando também que depois de tanta vigilância – em que apenas não "terão posto chips nos cães" –, resultaram apenas três jogos que, no seu entender, nada revelam de anormal. Aliás, anunciou mesmo que o FC Porto exibirá, no anfiteatro do Estádio do Dragão, os jogos FC Porto–Estrela da Amadora e Beira-Mar–FC Porto, desafiando "quem quiser" a descobrir factos ilícitos nos jogos. E fez um segundo desafio: a comparação com dois encontros do Benfica na época passada, os realizados em casa do Marítimo e do Beira-Mar, que no seu entender encerram casos que poderão conduzir "a que mudem o nome do processo de dourado para vermelho". Foi também nesta fase da entrevista, que durou perto de uma hora, que Pinto da Costa respondeu de forma clara à pergunta de quem lucrava, afinal, com o seu envolvimento no processo Apito Dourado: "Quem sempre falou no Apito Dourado: Luís Filipe Vieira". Uma certeza que foi ganhando desde cedo, desde que Luís Filipe Vieira foi eleito presidente do Benfica carregando uma marca. "É amigo do Pinto da Costa". Uma marca que "o obrigou a demarcar-se para ganhar simpatias", explicando os "insucessos e as carradas de jogadores" com a ideia de que "o FC Porto controla e compra. É mais fácil". Mas, há dirigentes que escolhem árbitros? Pinto da Costa aproveitou a pergunta para desmentir mais uma passagem do livro de Carolina Salgado. "Tenho lido que combinava resultados com Pinto de Sousa. Ora, não era sequer ele que nomeava árbitros na Liga".

"Não vamos vender Quaresma"

Pinto da Costa revelou que o FC Porto já contratou dois jogadores para a próxima temporada. Não revelou nomes, mas quis provar que no Dragão pensa-se em larga escala, explicando que muito antes de alcançado o acordo com o Manchester United, já os portistas sabiam que os campeões ingleses iam querer Anderson. "Por isso veio o Leandro Lima", revelou, da mesma forma que acrescentou a história, revelada em Junho por O JOGO, segundo a qual o passe do brasileiro já valia mais do dobro do que o pago pelos portistas poucos dias depois de assinado o acordo com o jogador.

Se Anderson foi embora, já Quaresma será protagonista de uma história diferente: "Se quisesse ter vendido o Quaresma teria-o vendido mais caro do que foi o Simão". Não foi para o Atlético, nem irá: "Não vamos vender o Quaresma. É uma garantia que deixo". Aliás, disse, o FC Porto está mais comprador do que vendedor, apontado como exemplo a compra dos restantes 50 por cento do passe de Lucho González, que assim se tornou no jogador mais caro da história do clube. "Não comprámos Manducas. Comprámos jogadores que daqui a dois anos vão perguntar como é possível estar a vender por aqueles valores", acrescentando a história que impossibilitou a passagem de Pepe para o Corunha, porque não queria ver um campeão do Mundo a sair do FC Porto para um clube da dimensão do galego. O mesmo se passou com Lucho, para quem Pinto da Costa acha que o Valência é pouco e por quem o Real Madrid perguntou e ouviu a seguinte resposta do presidente portista: "Troco pela Van Nistelrooy".
Para alcançar os objectivos de sempre – "tentar ser campeões, porque neste clube nunca somos campeões no início, e chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões – o presidente está disposto a prescindir de Hélder Postiga, "até porque nunca se tornou num jogador indiscutível", revelando mesmo que o avançado não está na lista dos inegociáveis como "Quaresma, Helton, Bruno Alves...".

"Vamos apresentar um saldo positivo"

De árbitros para contas-paralelas e dinheiro colocado em "off-shores". Pinto da Costa a tudo isto respondeu não e revelou mesmo que a existirem fugas ao fisco, isso seria acusar de incompetência as Finanças. E explicou com um caso recente: "Vendemos o Pepe ao Real Madrid e ainda antes de termos assinado o acordo já nos estavam a pedir a factura do empresário", disse, acrescentando que têm abundado as investigações às contas do clube ao ponto de existir uma sala no Dragão a que, humoristicamente, chamam "gabinete das Finanças". A verdade é que desde 2004 que Pinto da Costa tem sido constantemente envolvido no Apito Dourado, algo que "amigos" adivinharam que sucederia "desde o momento em que o seu nome não foi envolvido na primeira fase do processo". Apesar de tudo, não se sente sozinho. Pelo contrário. "Recebo demonstrações de solidariedade todos os dias, da mesma forma que todos os dias me enviam documentos que se tivesse trazido aqui seriam como uma bomba". Ainda assim, mais importante que a solidariedade e os documentos, Pinto da Costa salienta a sã convivência que mantém com a sua "consciência". Mantendo o tom, o presidente disse também não se sentir fragilizado, abrindo aqui um novo momento da entrevista. "O FC Porto vai apresentar saldo positivo e mais uma vez temos um plantel fantástico"
O facto do valor das transferências de Pepe, Anderson, Hugo Almeida e Ricardo Costa servir para abater o passivo acumulado, não visto por Pinto da Costa como uma censura ao que se passou depois da vitória na Liga dos Campeões. "O FC Porto desbaratou? O Pepe, o Lucho e o Quaresma, por exemplo, não caíram de pára-quedas no FC Porto. Nem o Helton.

"Para ser treinador do FC Porto não basta ser inteligente"

Pinto da Costa ainda não compreendeu a ausência de Vítor Baía do EURO'2004. Mas, não nega qualidades a Luiz Felipe Scolari: "É uma pessoa inteligente, que sabe motivar um grupo". Apesar disso, não lhe prognostica a entrada no Dragão, até porque "pode não chegar ser inteligente" para se ser treinador do FC Porto. Sobre o actual técnico, Jesualdo Ferreira, dobram os elogios e até a esperança de que "não seja preciso contratar outro" no actual mandato, que termina em 2011. Sobre Vítor Baía, não acredita que venha a ser treinador e engloba o ex-guarda-redes na sua lista de presidenciáveis, ainda que, faça questão de referir, "o FC Porto não é uma monarquia", cabendo aos sócios decidir. Aliás, manter-se-á presidente enquanto sentir o apoio dos sócios e for capaz de "adormecer e acordar" a pensar no FC Porto. Na entrevista à SIC disse ainda sentir-se desgostoso com o facto de Rui Rio ter acabado com as celebrações dos títulos na varanda do Câmara, até porque, recordou "vi na Baixa mais de 100 mil pessoas, ricas, pobres e remediadas, felizes" com os triunfos do clube. Uma opção que Pinto da Costa acaba por não dar excessivo valor, como não dá à sua imagem que possa ficar depois da morte: "Acho que tenho uma imagem óptima. No dia em que falecer vou partir de consciência tranquila".

Sem comentários: