10/08/07

Antevisão de Jesualdo Ferreira à Supertaça

Há hábitos que se criam desde pequeno. Escovar os dentes é um deles. Ganhar com regularidade pode demorar mais algum tempo, como foi no caso de Jesualdo Ferreira, que conquistou o primeiro título aos 60 anos. Desde então, já juntou ao campeonato dois torneios na pré-temporada e quer continuar a alimentar o vício já com a Supertaça Cândido de Oliveira. O professor antevê um jogo equilibrado e resolvido a favor da equipa que cometer menos erros e melhor souber gerir o cansaço. O primeiro FC Porto 2007/08 assentará na estrutura da época passada, embora tenha garantido que os reforços estão prontos e motivados para a luta.

P Já tem definida a estratégia e a equipa?
R Já. A Supertaça é a primeira competição que temos no calendário e a estratégia para o jogo assenta no nosso modelo de sucesso. É um jogo diferente dos outros, mas o trabalho desta semana não se alterou muito.

P Que leitura faz deste Sporting? É muito diferente do que foi ganhar ao Dragão há alguns meses?
R Tenho as imagens do Sporting trabalhadas, mas não tive a oportunidade de ver qualquer jogo completo. A recolha dos elementos que temos são suficientes para perceber que não perdeu o método, que os processos são os mesmos e que a variação de jogadores é pequena. Portanto, temos um Sporting à imagem da época passada. As duas equipas estão nos mesmos patamares. O Sporting tem uma equipa feita, as alterações foram pequenas e no FC Porto também. O Sporting tem, em relação a este Porto, mais um ano de trabalho, no entanto, temos trabalhado muito atrás daquilo que queremos. Vai ser um jogo muito equilibrado entre duas equipas experientes em que aquele que cometer menos erros e reagir melhor à fadiga vencerá.

P Encontra fragilidades no adversário? Sofreu vários golos de bola parada...
R Não. É normal que essas situações aconteçam na pré-temporada. Há adaptações, menor concentração por causa da fadiga e um recomeçar de processo. Repito, é normal e não é significativo.

P Está a habituar-se a ganhar muito. Isso cria viciação?
R Não salto quando ganho nem baixo a cabeça quando perco. É verdade que andei aos saltos no fim do campeonato, mas andava toda a gente e podia parecer mal... Ganhar é como escovar os dentes, é um hábito. Dá-me um gozo muito grande porque normalmente escovo os dentes três vezes por dia. Imaginem a pasta que gasto.

"Quem desiste não joga no FC Porto"

P Os reforços estão aptos a jogar de início?
R Estão. E com muita vontade.

P Mas estão nos níveis de exigência para a competição?
R Estão nos níveis que eu pensava para esta altura. Estamos distantes do que vamos produzir no futuro e nem fazia sentido de outra forma. Mas acho que estamos bem.

P Dito de outra forma, vai usar reforços na equipa?
R Os lugares numa equipa ganham-se e perdem-se a treinar e a jogar. A estratégia que traçámos passava por manter o maior número de jogadores que tinham sido campeões. Não fazia sentido que, tendo os mesmos métodos de jogo, não fosse a partir dessa base que trabalhassemos. Chegamos ao momento das decisões, que passam pela capacidade de responder às exigências do FC Porto. A equipa que jogar será aquela que entendo ser a melhor para ganhar a Supertaça.

P Algum dos reforços superou ou ficou aquém das suas expectativas?
R Um mês de trabalho é pouco, mas nenhum me defraudou. Tiveram todos uma integração excelente, facilitada pelo quadro de estabilidade e regras do clube. Sob o ponto de vista táctico há questões que são mais difíceis. Todos sabem que perder no FC Porto é diferente do que noutro clube. Essa integração faz com que os jogadores que compõem a estrutura base não adormeçam só por serem bicampeões e estarem a jogar. Isso não vai acontecer porque os que estão de fora não vão deixar. O que mais detesto num jogador é que desista. Desistir é um sinal de fraqueza e isso não cabe nas minhas equipas. Quem desiste não pode jogar no FC Porto.

"É um esqueleto no qual encaixarão outras peças"

P Na pré-temporada, o FC Porto venceu nove dos dez jogos, pode dizer-se que está a cem por cento para a Supertaça?
R É evidente que fizemos bons jogos e bons resultados, por vezes melhores resultados do que exibições, mas foram dez treinos. Aquilo que conquistámos, jogando contra equipas europeias de diferentes estilos, foi bom, mas não acrescenta muito mais do que um treino de boa intensidade.

P A equipa que vai apresentar é um esboço do que será durante a época?
R É um esqueleto no qual encaixarão outras pedras. O FC Porto mantém a sua estrutura e não seira sensato se fosse de outra forma.

P Considera o FC Porto favorito para a Supertaça?
R O Sporting e o FC Porto na época passada fizeram campeonatos distintos. Terminámos à frente, mas uma Supertaça é definitiva e estar a referir favoritos parece-me uma perca de tempo. O Sporting terá as suas ambições, mas o FC Porto quer ganhar a prova.

P O facto do Sporting ter perdido contra um dos rivais terá algum efeito neste jogo?
R Pode estimular ainda mais ou provocar alguma apreensão, mas isso é um problema do Sporting. Tenho mais coisas em que pensar.
Fonte: O Jogo

Sem comentários: