17/11/18

Dragões Diário 17-11-2018

O golo de Kelvin, naquela noite de maio de 2013, perdura como o melhor de todos os que Jorge Nuno Pinto da Costa viu nos primeiros 15 anos de Estádio do Dragão. A selecção foi confirmada ontem, em entrevista ao Porto Canal, ao longo da qual o presidente recuperou os números que fazem do FC Porto o campeão da democracia.

Quarenta e quatro anos depois da Revolução de Abril, ainda num país centralista, Pinto da Costa já não se surpreende ao ver o ministro das Finanças acelerar a discussão do Orçamento de Estado para poder ver o seu querido Benfica, mas não perde a oportunidade para espetar mais umas farpas. Meramente políticas, porque das outras, das autênticas, não quer ouvir falar.

O Estádio do Dragão fez anos ontem, mas fomos nós que lhe fizemos as contas à vida. Sabe quem mais jogou, quem mais marcou ou quem mais assistiu no palco do jogo de estreia do Euro 2004? Em www.fcporto.pt contamos-lhe também que treinador ganhou mais vezes no Dragão, em que baliza marcou mais o FC Porto e ainda recuperamos sete golos de calcanhar, a começar em Falcao e a terminar em Brahimi.

O regresso ao Dragão, para receber o Belenenses em jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal, ainda vem longe, mas Sérgio Conceição voltou a preparar o encontro durante a manhã de ontem, mesmo privado de sete internacionais. Chamou Mbaye, Meixedo e Fábio Silva e marcou novo treino para as 10h de hoje.

Ton Baliu viveu no FC Porto a experiência mais incrível. Hoje, outra vez jogador do Igualada, faz o favor de avisar sobre os problemas de adaptação ao piso de mosaico onde os azuis e brancos disputam a segunda jornada da Liga Europeia e o início de jogo muito intenso que o Reus normalmente impõe. Por quem vai torcer Baliu é pergunta que nem se coloca. Quero que o FC Porto ganhe sempre, esclarece, embora com uma ressalva bem justificada: Sempre, excepto se algum dia jogar contra mim. Hoje é contra o Reus e o Porto Canal transmite o encontro em directo a partir das 20h.

A missão europeia da equipa de andebol também não é propriamente fácil. Se dúvidas havia sobre a dificuldade para ultrapassar o Magdeburgo na terceira ronda de qualificação para a Taça EHF, Djibril M’Bengue dissipa-as e fala de um adversário de alto nível, de pontas muito bons e de Matthias Musche, o melhor marcador da Bundesliga. Para o lateral direito, a solução passa por chegar lá e mostrar uma equipa forte, fazendo um jogo perfeito. Só assim, insiste Djibril, o FC Porto poderá trazer a decisão para o Dragão Caixa. Amanhã, às 14h, o Porto Canal vai lá estar.

César Morais, o jogador da secção de desporto adaptado do FC Porto que se notabilizou como o melhor marcador do Campeonato da Europa de futsal para atletas com Síndrome de Down, também foi distinguido por Marcelo Rebelo de Sousa na página da Presidência da República. Além de saudar todos os jogadores, técnicos e dirigentes pelo título conquistado, o Presidente dirigiu uma palavra de felicitação ao atleta portista.

Sem comentários: